sábado, 22 de janeiro de 2011

RECOMEÇAR - UM EXEMPLO DE VIDA



"Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar."




Carlos Drumond de Andrade




Levanta, sacode a poeira, dá volta por cima. A letra da música diz tudo. Na vida, ora estamos em baixa, ora estamos em cima. É natural que isso ocorra, haja vista ter a criatura humana, momentos bons e outros em que, por força das próprias vivências, são maus.


Porém, não podemos nos deixar abalar pelos maus bocados que temos de enfrentar. Se olharmos para o lado, veremos que nosso irmão pode estar em situação muito pior que a nossa.


Há a história daquele homem que desejava muito ter um par de calçados, cujo preço ele não podia pagar. Eram belos sapatos, de couro legítimo e que dariam ao homem, uma grande satisfação e alegria em ter nos pés, aquele jóia de calçado. Todos os dias, pela manhã bem cedo, lá estava o homem em frente à vitrine da loja, admirando o tal par de sapatos. Mas, penalizado por não poder comprá-lo, não aceitava a condição de ser pobre e não dispor do valor necessário para tal aquisição.


Um dia, estando a olhar a vitrine da loja, sentiu que algo lhe tocava a roupa, na tentativa de chamar sua atenção. Ao virar-se para ver quem ali estava, surpreendido, viu que se tratava de uma menino de uns quinze anos, que rastejava pelo chão imundo da rua, a pedir-lhe uns trocados.


 O mais importante, porém, era o fato dessa criança não possuir pés. Estava a rastejar com os tocos das pernas. O homem, entre horrorizado e pesarozo, examinou as condições daquele ser, que trazia consigo a miséria estampada em seu rosto. Era apenas um, entre tantos que mendigam pela cidade à busca da sobrevivência.


O homem, repentinamente, esqueceu seu grande problema: comprar os sapatos mais caros da loja. Atordoado pela visão que tinha diante de seus olhos, tirou alguns trocados do bolso e deu-os ao menino que, sorrindo e satisfeito, agradeceu e saiu a arrastar-se, seguindo a rotina que, com certeza, resumia-se naquilo que fazia todos os dias.


Aí, então, fica-nos o exemplo de quem queria comprar algo que apenas lhe daria uma felicidade efêmera, não se constituindo na coisa mais importante  para sua vida.


E o menino, que nem os pés tinha para poder calçar sapatos?


Pensemos muito nisto.


Inúmeras vezes em nossa vida, desgastamo-nos achando que não teremos condições de vencer as dificuldades do dia-a-dia, que somos pobres demais e não podemos ter tudo o que gostaríamos de ter. Estes, eu diria, são aquelas criaturas pobres de espírito, porque desconhecem as leis divinas, onde cada um tem o que merece ter, vive como e onde merece viver.


 Então, me perguntariam: por que isso acontece? E a resposta está dentro de cada um de nós, na medida em que nos esforçamos para crescer e evoluir e sermos pessoas que não cultivam o egoísmo, exercitando a caridade que Jesus nos ensinou a ter para com os menos desvalidos da sorte. 


O crescimento e a evolução dão a nossa alma uma tranquilidade ímpar, fazendo-nos sentir vencedores de toda e qualquer batalha.


Precisamos investir em nosso crescimento espiritual, pois só assim seremos capazes de amar incondicionalmente.


E, a cada tropeço ou queda que porventura ocorra, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, pois não há nada errado em recomeçar tudo outra vez.


Que possamos ser receptivos a todo e qualquer problema, cuja solução possa depender de nossa vontade e ação e que saibamos doar-nos mais e mais, sentindo, assim, o verdadeiro amor fluir em nosso coração.


Muita paz e luz a todos!



















2 comentários:

  1. Olá, querida
    Recomeçar é sempre um ato de coragem.
    Bjs de fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Realmente devemos sempre estar preparados para recomeçar quando for necessário e não se prender ao que não temos e sim, agradecer e desfrutar do que possuímos.

    Uma super beijoca em seu coração Maria!

    ResponderExcluir