domingo, 23 de janeiro de 2011

"ÉS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS"




"As pessoas são um peso para ti? Não as carregue nos ombros. Leve-as no coração.

D. Helder Câmara




A partir de que momento as pessoas que nos cercam passam a ser um peso em nossa vida? Se assim pensarmos, não seremos nós também um peso para elas? Não devemos pensar dessa maneira apenas no ponto de vista material.  Nos dias de hoje, com a vida conturbada pela azáfama do dia-a-dia, há  ainda quem julgue dessa forma.


No entanto, esta é uma questão de extrema profundidade. Encarnamos no lar que precisávamos, vestimos o corpo físico que merecíamos, moramos onde Deus nos destinou habitar de acordo com nosso merecimento, enfim, somos parte de um todo transcendental e espiritual, antes mesmo de nossa chegada ao mundo.


Existem liames de amor e afinidade entre os membros do núcleo familiar em que nos incluimos. São nossos pais, irmãos, tios, primos, amigos, colegas, todos companheiros da mesma jornada terrena.


Levando-se em conta que aqui estamos com a finalidade de progredir através de nossas vivências, exercitando o amor, a caridade, o perdão, etc., torna-se óbvio que é necessário ver nosso semelhante como vemos a nós mesmos.


Todos os exemplos deixados por Jesus quando aqui esteve, nos mostram a importância de agirmos buscando o bem, de vez que todos os que nos rodeiam foram atraídos por nós, pela própria semelhança espiritual que têm conosco. 


Lembram de Saint Exupery, quando diz que "és eternamente responsável por aquilo que cativas"?


Esta responsabilidade inclui amor, amor e amor. Amor elevado ao grau infinito.
Assim é que Deus quer que sejamos - irmãos.


E esses irmãos que tanto amamos nunca deverão se constituir um peso para nós, isto é, não devemos carregá-los nos ombros, uma vez que cada um deve ter oportunidade de seguir seu rumo na vida que escolheu para si, de acordo com seu livre-arbítrio e com as condições que possui, com o grau de merecimento já citado acima.


Portanto, levemos-os no coração porque ali, habita tudo o que temos de bom e de belo para oferecer.


Que nosso coração esteja sempre aberto à fraternidade e ao amor. Que sejamos como as rosas desabrochando em meio ao desafio dos espinhos sem, no entanto, deixar de extravasar vida e perfume.




Que assim seja! 

Um comentário:

  1. Maria.. passando para me deliciar com seus textos e lhe desejar uma linda semana!!

    Beijocas em seu coração..
    *verinha*

    ResponderExcluir