quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A HISTÓRIA DE JACIRA

Estou lendo um livro, ditado pelo espírito Lucius e psicografado por Zíbia Gasparetto, que conta a história de uma moça, Jacira, que não consegue encontrar-se a si mesma, porquanto vive trabalhando arduamente para sustentar seus pais, uma vez que os mesmos contam somente com ela para sua sobrevivência, pois estão velhos e doentes.


Jacira faz o papel da eterna vitima nessa história, pois não vê saída para realizar seus sonhos de estudar, casar-se, ter filhos, enfim, construir um mundo somente seu, sem que seus pais estejam a bloquear-lhe o caminho para crescer e desligar-se daquela vida, que ela considera mísera e humilhante.

Sempre mal humorada, ela reclama de tudo, julgando-se pobre, feia e triste.
Não obstante trabalhar em uma oficina de costura, Jacira não consegue fazer amizades com suas colegas e, sozinha e com pensamentos de menosprezo a si mesma, ela segue sua vida e rotina, sem a certeza de um futuro melhor.


Certa vez, descendo do ônibus depois do trabalho, exausta e faminta, Jacira quase desmaia, sendo amparada por um jovem que a ajuda a refazer-se. A moça, sentindo-se mal, começa a chorar descontroladamente e o rapaz, condoído pelo sofrimento de Jacira, a acompanha até sua casa.


Após seu refazimento e, vendo que se tratava de alguém confiável, Jacira conta-lhe de sua vida e de seu mundo pequeno, estreito e sem saída. Roberto, o jovem, tenta ajudá-la fazendo-a entender que é mister que tenhamos fé e confiança em nós mesmos, acreditando e apostando em nossos valores morais e em nosso poder mental para que possamos vencer os obstáculos que a vida nos coloca à frente.


.....


Bem, ainda não terminei de ler o livro. Posso, no entanto, fazer algumas referências ao que penso a respeito de como age Jacira. A vida, sempre será uma caixinha de surpresas e, não estando aqui por acaso, temos que carregar aquele "pacote" que Deus  coloca em nossas mãos. Seja uma doença, a dor da perda de entes queridos, as atribulações cotidianas, problemas financeiros, enfim, seja o que for, nos toca e nos abate de vez em quando.


A força da fé e do amor remove montanhas como se costuma dizer. Já referi que não estamos aqui por acaso e que tudo acontece em seu momento certo. Nossa caminhada pode ser curta ou longa, não sabemos. O que precisamos saber é que nunca estaremos sós. A sabedoria divina tudo prevê e, se tivermos que padecer por algo, é porque através dessa contingência nosso espírito evoluirá.


A história de Jacira, com certeza, terá um final feliz. Depois de muito sofrer, ela aprenderá a encarar a realidade da vida com esperança e amor por seus irmãos em Deus e por si mesma, elevando sua auto-estima, sendo útil aos outros e tendo sabedoria para conquistar seu espaço no mundo em que vive.


Essa também pode ser a nossa história. Pense nisto!










Um comentário:

  1. Bem interessante.. Tambem me chamo Jacira e tenho alguns pontos em comum com essa personagem....

    ResponderExcluir