quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A FORÇA DO AMOR

É preciso saber viver. Seja em um corpo perfeito ou com algumas limitações. Nosso mundo está cheio de exemplos de espíritos destemidos, que escolheram ou aceitaram reencarnações difíceis pelo fato de entenderem a necessidade do   autoconhecimento e do burilamento das imperfeições, seja por amor a si mesmo ou por amor para com o próximo.

Assim, eles descobrem que o prazer de viver está nas simples coisas da vida, em gestos e sentimentos carreados de amor, caridade e solidariedade. Como dizia nosso saudoso e querido Chico Xavier: "Os filhos especiais são confiados tão somente a grandes mulheres que têm capacidade de amar até o infinito...".


Folheando um livro de auto-ajuda, encontro o relato de um caso de uma criança excepcional. Visivelmente, ela não se apresenta igual às outras de sua idade. Sua expressão facial, se bem observada, fala de suas dificuldades. Seus olhos não se fixam facilmente nos objetos e seus movimentos, lerdos ou agitados, são descoordenados. Não consegue fazer-se entender  por pronunciar as palavras de forma incompreensível. Júlia é seu nome.


Contudo, Júlia consegue comunicar-se através do amor, pois sensibiliza-se com carinhos e atenções. Sua família a adora e para Júlia, o  convívio e a presença da família e dos amigos dão-lhe a noção do grande amor que sentem por ela. E aí vem o mais importante nessa relação da pequena com seus familiares: é o amor, o respeito e o entendimento de que amor é diferente de piedade.


Júlia, como tantas outras crianças com tal problema, crescerá movida pela consciência de que veio ao mundo porque precisava muito dessa experiência e, por sua vez, seus familiares também foram escolhidos para participar dessa prova que a vida lhes exigiu, como forma de resgate de vidas passadas.


Durante a guerra civil americana um soldado foi ferido, o que causou-lhe uma paralisia irreversível. Depois de muito tempo, encontrou-se com Deus e, conformado com sua situação e sofrimento, escreveu uma oração que tornou-se célebre por encerrar o amor e a fé que  passou a ter pelo Criador . A tradução  do inglês original é de Gustavo Joppert:

"Eu pedi a Deus por força, para tudo conseguir...
Fui feito fraco para aprender a obedecer,
Eu pedi a Deus por saúde, para realizar coisas grandiosas...
Fui feito doente para realizar coisas difíceis.
Eu pedi a Deus por riquezas, para comprar felicidade...
Fui feito pobre, para vender sabedoria.
Eu pedi a Deus por poder, para que os homens necessitassem de mim...
Fui feito insignificante, para sentir a necessidade de Deus.
Eu pedi a Deus por tudo isso, para poder gozar a vida...
Foi-me dada a vida para poder avaliar seu gozo.
Eu não recebi nada do que pedi, mas obtive tudo aquilo que esperava ganhar.
A despeito dos meus erros, as preces que não fiz foram atendidas.
E, dentre os homens, eu me considero o mais ricamente abençoado".



Nenhum comentário:

Postar um comentário