segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

UM ANJO CHAMADO ZILDA ARNS

"Como os pássaros que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-las."

Este foi o final da última palestra de Zilda Arns, na terça-feira, dia 12, antes de morrer tragicamente no terremoto que atingiu o Haiti. Estas palavras não foram ditas por coincidência, pois as crianças com as quais convivia em seu apostolado eram a razão de sua existência. Em cada dez palavras ditas por ela, uma referia-se às crianças.

Aos 75 anos, médica pediatra e sanitarista, Zilda morreu cumprindo sua missão. Segundo pesquisas feitas pela Revista Veja,em sua última edição, o índice de mortalidade infantil no Brasil era, em 1982, cerca de 82,8 mortos por 1000 nascidos vivos. Seu irmão, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, na época arcebispo de São Paulo levou-a  por sua experiência no assunto, a trabalho de um programa de combate à mortalidade infantil. Nascia, assim, a Pastoral da Criança.


Hoje, o índice de óbitos em recém-nascidos está em 23,3 para cada 1000 nascimentos. A Pastoral da Criança, obra de Zilda Arns espalha-se por 4000 municípios brasileiros, com cerca de 42000 comunidades pobres, onde o que mais espanta nos projetos da entidade é o contraste entre a eficácia dos resultados e a simplicidade dos métodos.

O soro caseiro constituiu-se na melhor medicação no combate à desidratação infantil no Brasil. Contra a desnutrição Zilda, que era contra a cesta básica por achá-la humilhante para quem a recebia e, por muitas vezes, incerta quanto ao recebimento da mesma, ensinou como proporcionar uma dieta apenas com recursos escassos.

Era a multiplicação da boa vontade. A Pastoral da criança conta, hoje, com mais de 260 mil voluntários que aprenderam a colocar em prática os ensinamentos de Zilda. Religiosa, sem ter feito milagres em suas atuações. O que movia-a era o amor na amplitude do sentido, pelos carentes e menos privilegiados pela sorte.

Zilda Arns viajou para o Haiti no domingo anterior à sua morte,  a fim de participar de conferências pela missão de paz do Exército brasileiro.O tema de suas palestras, com certeza, seriam as crianças, como de fato, aconteceu.

Desde o dia do terremoto no Haiti brilha no céu , mais uma estrela entre tantas outras que para lá foram a partir daqueles momentos fatídicos. Essa estrela, por seu brilho incomum, é uma estrela de amor, paz e esperança chamada Zilda Arns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário