quinta-feira, 22 de março de 2012

O CONSTANTE MAU HUMOR



  "Certa feita, uma revista nacional divulgou que estudos revelaram que, ao contrário da crença geral a respeito da esfuziante alegria dos brasileiros, 3,5% da população do país sofre com mau humor constante.


A cifra pode até parecer pequena, mas certamente é significativa. Tanto, que levou os médicos da Universidade do Estado de São Paulo a iniciar um trabalho sobre o assunto, vinculado à Organização Mundial de Saúde.

Por que tanto mau humor é de nos perguntarmos, se vivemos em um país tropical, de belezas naturais extraordinárias, sem guerras ou calamidades sísmicas.

Constatamos que há os que entram nesse clima de tensão, quando contrariados em suas vontades, ignorantes de que não temos tudo o que desejamos, mas recebemos exatamente o de que carece nosso espírito para o processo evolutivo incessante.

Outros, empregados em lojas comerciais, se tornam mal-humorados ante as solicitações de eventuais compradores que desejam tocar o produto, experimentar vários, além de indagar de todas as suas qualidades... e depois vão embora sem comprar nada.

Esquecem-se tais funcionários que é regra do comércio mostrar, demonstrar, tanto quanto perquirir, provar, testar... 
Sempre tendo o direito, o possível comprador de, em não sendo convenientes as qualidades ou o preço da mercadoria, se permitir não adquiri-la.

Mas existem os que assumem mau humor, logo pela manhã, por terem sido despertados uns minutos antes do programado, pelo som de buzinas na rua, pelo ladrar de cães da vizinhança ou a algazarra da criançada.

Mau humor pelo aumento de salário pretendido que não veio no mês em curso, pelo atraso do seu pagamento, pela fila demorada em supermercados, em caixas eletrônicos e instituições públicas lotadas.

Mau humor por não encontrar a roupa passada e disposta, da forma exigida; por não ter à mesa o prato desejado; por não dispor de recursos para aquisição da roupa da moda, da grife do momento.

Mau humor porque o trânsito está lento, quase caótico; ou porque descobre falhas nos outros motoristas, adjetivados logo de tolos ou ignorantes.

Mau humor porque o pedestre faz sua travessia com o sinal vermelho para si e prejudica a aceleração de quem está motorizado e tem pressa.

Tantos motivos para mau humor encharcam os dias e se refletem nos relacionamentos interpessoais.

Atitude que isola as criaturas e as enferma, produzindo disfunções hepáticas, gastro-intestinais, nervosismos, cefaléias.

E, no entanto, existem tantos motivos para se ter bom humor, se alegrar e tantos motivos para 
agradecer, sorrir, louvar.

Mau humor é tônica de quem não conhece o Cristo, nem os altos objetivos da vida que, em verdade, não são o gozo e o prazer mas o aprendizado, o crescimento.
  
Ante os que destilam mau humor, disponhamo-nos a conquistá-los para as fileiras da alegria e do equilíbrio que promovem serenidade e harmonia.

Se somos do número dos que semeamos e alentamos o mau humor, iniciemos a observar o quanto podemos ser úteis, sendo pessoas tranquilas, propiciadoras de paz, onde estamos e com as condições que tenhamos.
  
A felicidade não depende do que acontece ao nosso redor e, sim, do que acontece dentro de nós. A felicidade se mede pelo espírito com o qual nós enfrentamos os problemas da vida."

Redação do Momento Espírita


Se fizermos uma reflexão sobre o assunto do texto, verificaremos que, na realidade, este fato do mau humor não acontece somente conosco, brasileiros, posto que é próprio do ser humano viver sempre queixando-se de tudo
aquilo que faz parte de seu cotidiano.

Não podemos nos esquecer que o homem ainda engatinha em sua caminhada evolutiva e, por assim ser, ainda não possui a compreensão de quão imensa é a sua responsabilidade enquanto cidadão do mundo em que habita.

Somos dependentes uns dos outros para nossa sobrevivência. Mesmo que não queiramos, estaremos sempre condicionados a vivermos em grupos e, assim, torna-se impossível haver sempre o mesmo nível de entendimento entre as criaturas, pelo fato de que cada um de nós tem seu modo exclusivo de pensar e agir.

A jornada na escola da vida impõe-nos condições para que, como irmãos que somos, impere sempre o amor, a benevolência, a caridade, o respeito mútuo e outros tantos valores morais que regem a convivência entre os seres.

O teor do texto acima incita-nos a rever continuamente estes valores, uma vez que são de importância para nossa vida em comum.
Muitas pessoas sentem-se infelizes por qualquer motivo, reagindo com mau humor no
trato com seus afetos e demais pessoas com as quais convivem. Devemos, por isso, ter em mente que nossos atos e pensamentos demonstram o que vai em nossa alma. 

A conscientização de que somos nós que fazemos nossa vida ser melhor, o nosso dia ser mais prazeroso, dá-nos a certeza de que tudo o que temos para dar ao próximo, tem sua origem dentro de nós mesmos.

Que procuremos ser mais humanos, mais dóceis, mais humildes e mais perseverantes no amor a se doado àqueles que caminham ao nosso lado rumo ao progresso e evolução espiritual.
Que sejamos nós a dar o bom exemplo, ou seja, agradecer sempre, mesmo que estejamos recebendo pedras, ao invés de abraços.
Que sejamos nós a fazer a grande diferença, assim como Jesus fez quando aqui esteve entre nós.

Que assim seja!








32 comentários:

  1. É tão importante a gente manter-se alerta e nao se deixar influenciar pelo mau humor alheio. Eu aprendi algo que achei lindo, numa aldeia em Portugal, usa-se : bom amor, ao inves de bom humor qdo se levanta feliz....

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margoh,
      Obrigada, querida, por sua visita. E gostei de saber sobre o
      costume dos portugueses de usar as palavras "bom amor" ao acordarem.
      Grande beijo, minha linda.

      Excluir
  2. Olá!Boa noite!
    Bela postagem!
    Nesta complexidade dos ser humano, os problemas do dia-a-dia causam um desconforto em muitas pessoas. E atingir o humor de quem se abala com qualquer coisa. Mas em algumas pessoas, o problema pode ser muito mais do que um simples distúrbio passageiro.A distimia.
    Eu confesso, que ACORDO, de bom humor...mas, durante o decorrer do dia, volto ao normal, rsrs
    Boa sexta!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo,
      Você me deixa feliz com sua visita.
      Obrigada, mesmo.
      Carinhoso beijo e ótimo final de semana.

      Excluir
  3. Saudades.
    Bom humor = amor no coração.
    Tudo de bom.
    Um abraço daqui de Dourados/MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Cantu,
      Que grande prazer em receber sua amável visita.
      Desejo-lhe um ótimo final de semana.
      Um beijo, amigo querido.

      Excluir
  4. Precisamos manter nosso bom humor pra que tudo flua bem e melhor sempre!!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Chica,
      Obrigada por sua visita.
      Desejo a você um fim de semana com muita paz e luz.
      Grande beijo em seu coração.

      Excluir
  5. Olá querida Paraguassu!
    É a pura verdade, sem bom humor nada acontece de bom na vida.
    Com bom humor tudo flui e tudo se resolve.
    Um abraço e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Teresa,
      Agradeço sua amável visita e partilha.
      Que tenhas um final de semana com muita paz e luz, amiga.
      Grande beijo.

      Excluir
  6. Bom dia!
    Bom humor!
    Muito amor no coração!

    Conheço pessoas que não se pode dizer nada disso logo que acordam. Corremos risco de morte, rsrsrs
    E compensação conheço outros que o sorriso vem junto com toda a nhaca matinal e não tem nada que tire esse bom humor durante o dia.

    Ótimo texto!
    Beijinhos bem humorados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Zizi,
      Agradeço sua partilha e sua tão especial visita, amiga.
      Desejo um ótimo final de semana.
      Um carinhoso beijo.

      Excluir
  7. Muito bom dia!
    Aqui só precisamos de bom humor, por agora! Noutro dia pensamos no oposto.

    Eu só tenho mau humor quando estou sozinho #fato
    Sou a pessoa que ri e sorri de manhã à noite, que gosta de desempenhar as funções sempre com a máxima cautela e responsabilidade, de leveza.

    «Tantos motivos para mau humor encharcam os dias e se refletem nos relacionamentos interpessoais.» Essa frase diz tudo. O mau humor não advém do lugar em que vivemos mas da maneira com que vivemos, das pessoas com quem convivemos...

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Paulo,
      Prazer imenso recebê-lo aqui no blog.
      Seja sempre bem-vindo.
      Desejo-lhe um fim de semana abençoado.
      Grande beijo.

      Excluir
  8. Querida amiga, devemos nos manter sempre em alerta aos pequenos aprendizados do dia, pois é através deles, daqueles pequenos detalhes, que iremos nos aprimorar.
    Sorrir, saber elevar nossos pensamentos e consequentemente nossa ações, nos mantém longe das atitudes que fazem os outros sofrer e a gente muito mais.
    Estender a mão, saber agradecer, não nos deixar influenciar pelas energias que não são de
    luz, isso tudo nos aproxima do Criador.
    Realmente, toda vez que nos deixamos levar pelas sensações do mau humor, se prestarmos a atenção, estamos confusos por dentro, com raiva e longe do amor de Deus.
    Portanto, cabe a nós mesmos vigiar...vigiar nossos corações, nossos atos, nossas palavras.
    Encontrar a felicidade e ser feliz só depende de nós.

    Um lindo final de semana de muita luz e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida remall,
      Saudades, minha linda.
      Obrigada por sua gentil visita e partilha.
      Um abençoado fim de semana para você.
      Carinhoso beijo.

      Excluir
  9. u
    Acho que quero um treinamento contra mau humor!
    com amizade e carinhod e MOnica

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde minha querida amiga,realmente o mau humor é um mal de muitos,infelizmente. Temos sempre que nos policiar para que não se torne contante,pois é horrível uma pessoa sempre mau humorada.
    Ótima postagem ,parabéns.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...


    GIOVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Giovana,
      Que prazer sua visita me dá, amiga.
      desejo um final de semana com muita paz e luz para você.
      Carinhoso beijo.

      Excluir
  11. Sua reflexão é perfeita amiga, o ser humano é por si, um eterno insatisfeito e combater o mau humor torna-se primordial nesta vida.Muito bom o texto e otima reflexão.
    Olhando pelo numero da população o perecentual é grande mesmo.
    Bom te ler e sentir esta força da vida,esta sabedoria e experiencia a serviço de todos.
    Grato pela partilha.
    Sempre minha admiração e carinho.
    Abraço.
    Beijo no seu iluminado coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Toninho,
      Grande prazer e alegria em receber sua visita por aqui.
      Obrigada, também, pela partilha.
      Um final de semana com muita paz e luz para você, amigo.
      Beijos em seu coração.

      Excluir
  12. Dizem que o mau humor está no cérebro e não na alma, mas quem pode saber com certeza?!
    Eu nasci de bom humor, vivo sempre bem, dificilmente me estresso, até estranho mesmo que muitas pessoas vivam sempre de mau humor!!!
    Abraços amiga de alma linda!
    Ivone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivone,
      Sua visita enche-me de alegria.
      Obrigada pela partilha, amiga.
      Que tenhas um final de semana com muita paz e luz.
      Beijo em seu coração.

      Excluir
  13. Nós nos preocupamos com o humor dos outros, e esquecemos de cultivar em nós o bom humor , não é mesmo. Mesmo porque, melhorar o mundo sempre se inicia em nós mesmos.
    Um beijo, Anjo!

    ResponderExcluir
  14. Olá querido amigo Jorge,
    Obrigada pela amável visita e pelo especial comentário.
    Um final de semana com muita paz e luz para você.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  15. Amiga, seu texto é uma grande verdade! O nosso país é repleto de belezas naturais, sem guerra! Uma das sábias frases do GRANDE MESTRE CHICO ANISYIO:

    "Nos momentos difíceis, é bom sorrir da própria situação "!

    Ou seja, não entregarmos ao mau humor nunca! Pois ele só complica ainda mais nossos problemas.

    Beijos, querida e apareça no meu blog!

    Fica com a Paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Adeládia querida,
      Obrigada, minha linda, pela visita.
      Um ótimo domingo para você.
      Grande beijo.

      Excluir
  16. Oi querida,
    lindo dia para vc...
    adorei a mensagem...mau humor é igual gripe, contagioso
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Juliana,
      Agradeço sua presença e seu comentário.
      Um lindo domingo para você também, amiga.
      Afetuoso beijo.

      Excluir
  17. Oi Paraguassu, adorei o post!
    Tenha uma excelente semana, bjus...

    ResponderExcluir
  18. Querida Paraguassu

    Numa palestra que fui há muito tempo atrás aprendi que quando enfrentamos uma situação de mau humor devemos não nos deixar contagiar usando só palavras de otimismo e pensando assim.Isso não é meu.É só dele e afugentando em autos brados: Chooo mau humor, vamos sorrir, cara feia não nos leva a lugar nenhum.

    Bjs.

    ResponderExcluir