segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CONSCIÊNCIA - MORADA DO NOSSO EU IMORTAL



"Fé que pensa, conhecimento que liberta e moral que ilumina, são antídotos contra todo o assédio do mal. Ciência sem fé é cidadela de sombras. Filosofia sem moral é deserto implacável. Crença sem raciocínio é trilho de fanatismo."

                                            
                                         Bezerra de Menezes




A história da humanidade traz à tona variáveis diversas que nos levam a meditar sobre as mesmas. Os homens, apesar de já terem conquistado grandes conhecimentos em muitas áreas, ainda não conseguem, até os dias de hoje respostas para suas dúvidas mais íntimas: quem sou, de onde vim, por que estou aqui e para onde vou.


O dia-a-dia  com sua azáfama corriqueira, o consumismo, o poder exacerbado, o egoísmo desenfreado e uma infinidade de coisas e fatos que nossas atitudes e nossos pensamentos canalizam, impedem-nos de enxergar com olhos de ver e escutar com ouvidos de ouvir.


Assim, saímos na maioria das vezes às escuras, na busca de respostas para  problemas e ansiedades, dando voltas e mais voltas, quando a solução para o que nos atormenta a alma está dentro de nós mesmos, em nosso interior, em nosso espírito imortal e belo.


A consciência, fortaleza absoluta da verdade e do bem, necessita ser ouvida. Não procuremos fora o que está dentro de nós. Precisamos albergar cada vez mais amor, caridade e , principalmente, o perdão. Este é o fator fundamental para que nos sintamos em condições de auxiliar os que procuram em nossas palavras e atos, o apoio, o consolo e a fé.


O eu espiritual ou a consciência é que deve ditar os parâmetros de lucidez e dignidade, através dos quais conseguiremos trilhar um caminho seguro à luz do espiritismo.


Voltar-se para si mesmo é inundar-se de luz e paz, de humildade e sabedoria.É lembrarmo-nos sempre da mensagem de Cristo a nos mostrar que "O reino de Deus está dentro de vós" (Lucas, 17.21).


E, como diz nosso grande e querido médico dos pobres, agora na espiritualidade, Bezerra de Menezes,  "qualquer que seja vossa crença, se for irracional, torna-se um verdadeiro trilho para o fanatismo".


Que saibamos evitar esses caminhos distorcidos e que possamos buscar, em nós mesmos, a fé e o equilíbrio necessário à nossa realidade de seres imortais.


Que assim seja! 



2 comentários:

  1. Cara amiga, cada vez que passo aqui agradeço a Deus, aos amigos espirituais por sua existência. Obrigada por compartilhar tanta lucidez, amor, esclarecimento. Sua presença nesse planeta é poesia. A fé raciocinada equilibra, fortalece, ilumina...
    Bj em se coração

    ResponderExcluir
  2. Olá Paraguassu, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Você tem um belo espaço, com textos equilibrados, e muito conscientes. É como diz no texto, tudo deve ser feito com equilíbrio, pois tudo em excesso somente trás prejuízos. Parabéns por tão belo espaço, e passei por aqui também pra agradecer pelas visitas e por se ter adicionado aos meus seguidores. Obrigado mesmo pelo carinho, desejo pra você e todos ao redor tudo de bom sempre, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir