domingo, 12 de dezembro de 2010

A VIDA COMO ELA É


"Muitas vezes perder algo de valor em mudanças impostas pelo sofrimento, é o jeito de encontrar bens mais preciosos no caminho."
                                                  
                                              Emmanuel




A vida sempre nos impõe mudanças. Sem ao menos esperar por elas, chegam e repentinamente nos atingem. Nessa caminhada a ser percorrida no plano que vivenciamos nesta encarnação, somos levados, às vezes sem entender o porque, a situações em que é preciso um posicionamento de nossa parte.


São fatos comuns e corriqueiros. Mas nem sempre é assim. São doenças, desacertos, dúvidas, desconfianças, etc. O ser humano, cujo pensamento não é centrado em positivismo e fé, torna-se vítima frequente de acontecimentos que transformam sua vida.


Nossa mente, ou melhor, nossa consciência, é o espelho que reflete nossa alma.E o comportamento e a imagem é o reflexo deste espelho.           Costuma-se dizer que "pode-se enganar a alguém por algum tempo, porém não se pode enganar a todos por todo o tempo".


Assim, aqueles que cedem aos vícios, às más companhias, ao destempero emocional e verbal, enfim, a todas as mazelas que fazem do homem um ser abjeto e inútil para a sociedade, são vítimas de si mesmo. Porque, fracos e sem a consciência por sentinela, tornam-se marginalizados num mundo onde pouco ou nada se faz para a recuperação destas criaturas.


A mídia tem como escopo mostrar-nos  cenas de vidas que parecem ter sido viradas ao avesso, tal é a dimensão de tais problemas. São lares desfeitos, filhos em busca de abrigo e, muitas vezes, praticando furtos, vivenciando o mundo da drogadição, entrando para o crime.


Quando tomamos conhecimento de toda essa problemática, perguntamo-nos: por que? Para nós, espíritas, a resposta  é óbvia. Tudo o que praticamos de mal, seja para nós mesmos ou para nossos irmãos, será tomado contra nós. Esta é a lei da ação e reação.


A todos é dado por merecimento. Se não fizemos nada que nossa consciência possa nos acusar hoje, nesta encarnação, estaremos então, resgatando aquilo que praticamos no pretérito contra nós ou contra  algum irmão. Mesmo assim, cada dia que acaba, recomeça com um amanhecer. E este pode ser muito diferente do que foi ontem. Apenas depende de nós.


Mudanças acontecem. Vamos acompanhar a lei da vida e mudarmos também. Há tantas maneiras de ser e de fazer os outros felizes. Vamos amar mais, reclamar menos, sonhar com nosso dia de amanhã com esperanças de que possamos crescer, evoluir e, o que se faz muito importante neste momento, em que nosso mundo passa por um período de transição energética, é dar-nos as mãos e perdoar a tudo e a todos, pedindo ao Pai que nos abençõe sempre.


Paz e luz a todos!



3 comentários:

  1. Oi Tenho estas vivências de perdas, e a vida me levou a caminhos de reflexão que me trouxeram novos aprendizados. Sou grata à vida pelas oportunidades. Paz e luz para você também.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza nossa vida é composta de mudanças que nos fazem seguir por caminhos que serão sempre direcionados por nossas escolhas.. o importante é termos a sabedoria para seguirmos por aqueles que nos auxiliem ao nosso enriquecimento espiritual.
    Adorei esse texto!
    Grande beijo em seu coração..
    *verinha*

    ResponderExcluir
  3. Sou espiritualista, por isso gostei muito do conteúdo do seu Blog.Parabéns! Que o seu Natal seja pleno de paz e de luz!

    ResponderExcluir