quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A BELEZA ESPIRITUAL




"A beleza exterior é efêmera, perecível e supérflua. A verdadeira beleza está no interior de cada criatura, onde reside a similitude espiritual com Deus."


                                            Maria Paraguassu




No mundo inteiro não existem duas pessoas iguais. Podem existir parecidas, mais iguais, jamais. Nem irmãos gêmeos univitelinos são iguais. Deus deu, à espécie humana, desde os filhos gerados por Êle, Adão e Eva, a virtude de que cada ser  tivesse uma fisionomia  única, própria e diferente.


A cor da pele, os cabelos, a cor dos olhos, o formato do rosto, enfim, nunca serão iguais em mais de um ser. Quando de nosso estágio na casa do Pai, à espera de nova oportunidade para virmos ao mundo, estes detalhes são os de somenor importância. O essencial será a forma em como  agiremos  quando aqui estivermos, a fim de cumprir os desígnios de Deus (e por nós escolhidos) no eterno ciclo de nossas reencarnações.


Vivemos num mundo em que a beleza exterior das pessoas é fundamental. Dá-se um valor imenso em quem é belo, elegante, famoso, etc. É uma pena que o espelho criado pelo homem para mostrar sua beleza ou sua necessidade de "parecer" assim, não seja capaz de mostrar "a outra face", aquela que realmente identifica-lhe a roupagem espiritual ou sua intimidade conscencial.


Não é raro vermos pessoas à busca de recursos em cirurgias plásticas para corrigir detalhes do rosto, corpo, etc. Chega-se ao absurdo da perda total da identidade outrora havida. Esta busca desenfreada pelo "ficar bonito", não condiz com o que verdadeiramente precisaria ser corrigido. Arrumar por fora o que por dentro está vazio, obsoleto e imprestável.


No ponto de vista geral, o que resta para os aleijados, os cegos, aqueles cujas doenças tiraram suas formas e destruíram seus sonhos de conviver em uma sociedade onde todos deveriam partilhar em iguais condições de convivência?


Infelizmente, nossa sociedade baseia-se em princípios em que os melhores são medidos  pelo status que possuem, pelas moradias que ocupam, pelo seu ganho, pelos carros último tipo, onde trabalham, enfim, pelo belo e bom.


Estes, esquecem-se do cuidado com seu interior. Ao menor problema que surge, entram em colapso mental, dando origem aos destemperos comportamentais, às agressões aos demais e por aí vai. Por isso, a grande desigualdade na humanidade: uns com pouco ou nada e outros com muito, sendo que estes não sabem dividir com seus irmãos necessitados o que nem falta lhes faz.


Assim, faz-se mister uma introspecção em nossa vida, com a finalidade de nos situarmos em nossos propósitos ou metas para que não caiamos nas tentações da superficialidade material.


A matéria fica. O que vai ao encontro de Deus é nosso espírito, intangível, sutil e eterno e responsável pelo que aqui plantou. Lá, a colheita nos espera. E belos ou feios, estaremos com o Criador, que nos julgará e nos apontará os erros e acertos havidos em nossa jornada.


Que Deus nos ilumine e nos dê condições de aprendermos com nosso Mestre Jesus, a simplicidade, o amor, a caridade e o perdão.


Que assim seja! 










7 comentários:

  1. Belíssimo como sempre os seus posts!.. Certamente que é a beleza interior que nos acompanhará até o fim de nossa jornada sem que haja transformações devido ao tempo.. e infelizmente as pessoas não dão valor a isso, deixando de ver onde reside a verdadeira essência do ser humano!

    Um grande beijo em seu coração...
    *verinha*

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você tocou em um ponto muito importante. Essa busca incessante pelo corpo perfeito faz com que muitos percam sua essência. Qual a real finalidade aqui na Terra? As pessoas não param para pensar. A missão é muito, muito maior! Deus nos dá o corpo necessário a esta missão. Mas...

    Cada um fará sua própria reflexão.

    Vim te desejar um FELIZ NATAL e que o próximo ano seja de muita paz no coração.

    Fique com DEUS :)

    Um abraço da Lucinha

    ResponderExcluir
  3. Ao buscar a perfeição física realmente muitas pessoas perdem a própria identidade... Mas perder não sei se é bem a palavra mais adequada, porque em muitos casos as pessoas nem sequer encontraram/descobriram a sua verdadeira identidade.

    Resta esperar que o amor que existe entre nós consiga levar à mais pessoas essa capacidade de fazer o bem, de querer estar e deixar as pessoas próximas bem.

    E como dizem: a beleza está nos olhos de quem vê. Por isso devemos buscar ver as coisas com o coração, que deve estar livre de maus sentimentos para que possa enxergar como realmente as pessoas são. Belas em suas características.

    Muito bons seus textos, e agora espero acompanhar este espaço no ano de 2011 e nos próximos anos!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Agradeço por suas carinhosas palavras e retribuo todo este carinho desejando à você um 2011
    com muitas alegrias, paz e harmonia!

    Beijos,
    Soraia.

    ResponderExcluir
  5. olá, deixei mensagens para os amigos do blog, inclusive vc.
    beijão no coração
    MAGIA DO SOL

    vc já conhece meu outro blog?

    LUZES DE CRISTAL

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga!

    Obrigada pela visita ao meu blog!
    Será sempre muito bem vinda!
    Te sigo com alegria!
    Seu blog é muito bonito, gostei!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  7. Amiga,

    Quando chega a noite, repousamos nossa cabeça e fazemos um balanço do que foi nosso dia. No fim do mês fazemos balanço das nossas contas...e quando o ano se finda, costumamos refletir sobre o que foi nosso ano.

    Fechamos pra balanço.

    Começamos a puxar pela memória para trazer à tona tudo o que nos aconteceu nesse último ano.

    Talvez tenhamos passado por momentos difíceis, dolorosos mesmo onde, muitas vezes chegamos a nos perguntar sobre o sentido de nossa vida. Mas o passar dos dias acabou amenizando esse sentimento. Porque o tempo, se passa rápido ou lentamente, ameniza todas as coisas. E é curioso como, mesmo revivendo na memória, as coisas já não fazem mal como antes... naquele momento de dor, tínhamos a certeza absoluta que isso jamais passaria.

    Sofremos perdas irreparáveis, dessas que não é possivel voltar atrás, por mais que tentemos. Mas ganhamos em experiência.

    E, entrelaçados a esses momentos de tristezas, houveram as alegrias. Desses momentos em que desejamos que o relógio do tempo pare. Uma onda de emoção nos invade ainda, um sorriso aflora e temos a impressão que nosso rosto se ilumina... é importante trazer esses momentos sempre vivos para que nos ajudem quando a maré estiver baixa.

    E nesse mar da vida, onde nadamos e fomos levados, chegamos, finalmente, ao porto do próximo ano. Sobrevivemos e, malas prontas e cheias de experiências, nos preparamos para uma nova embarcação. Talvez nova direção.

    Mas, olhando o que passou, nessa contabilidade de momentos vividos, pesando os prós e os contras, chegamos à conclusão que o saldo final é positivo. Todos os que chegamos até aqui temos saldo final positivo, mesmo se durante o ano as coisas negativas tentaram nos afetar. Se não fosse assim, não teríamos chegado até aqui.

    E vamos começar o novo ano com um grande presente desse Deus Pai que esteve conosco durante todo esse ano: uma nova oportunidade!

    Temos nas mãos a chance de recomeçar, reconstruir. Nem todos tiveram, mas a nós está sendo dada essa ocasião. Somos privilegiados. E nesse novo ano, mesmo se não podemos ser pessoas novas, podemos nos sentir pessoas renovadas, fortes o bastante para sobreviver às provações, fortes o bastante para conquistar novas vitórias.

    Letícia Thompson.


    ...Um lindo 2011 à você!...

    Gislene.

    ResponderExcluir