domingo, 31 de outubro de 2010

NASCER E RENASCER



"Há corpos de agora com almas de outrora. Corpo é vestido. Alma é pessoa.

                                             Eça de Queirós


Pensemos na importância de estarmos aqui neste mundo, vivenciando este exato momento com bilhões e bilhões de seres como nós e que para cá vieram com a prescípua necessidade de evolução a fim de que, quando da volta à espiritualidade, tivessem na bagagem todo os conhecimentos que Deus quer que aprendamos.

O aprendizado nesta escola terrena é contínuo e nos pede muita atenção. Toda e qualquer atitude que tomemos, seja boa ou má, interfere na nossa condição de almas que, ligadas ao corpo físico, muitas vezes sucumbem às tentações que se disseminam ao nosso redor, frustrando uma colheita proveitosa e verdadeira de semeação.

Semear e colher. Na natureza, nem sempre é possível ter-se uma boa colheita. Sabemos que há várias causas para que isso ocorra. É preciso arar a terra, escolher grãos sadios para o plantio, aguardar o tempo necessário à gestação das sementes e, ao final, colher os frutos de todo este processo que a mãe terra nos concede, desde que o mesmo tenha sido bem realizado.

Conosco, ocorrem fatos semelhantes. Somos gerados, escolhemos onde, como e  quando nascer. Somos introduzidos numa família, vamos à escola, aprendemos a ler e a escrever e, assim, passo a passo, crescemos e nos tornamos seres, cuja responsabilidade também cresce junto, no que diz respeito à nós e ao círculo de vida em que estamos inseridos.

É importante sabermos que um dia, já aqui estivemos. Com outra roupagem de carne e, talvez, em um outro lugar do mundo. Quantas vezes? Não nos é dado saber. A história de cada um de nós é vasta e profunda. Nosso passado determinará nosso futuro. O que já fomos e o que fizemos nas encarnações passadas, nos deu o passaporte para esta vida de agora.

Vejam a grandeza desse fato em nossas vidas. Fomos e voltamos. Ontem, éramos. Hoje, somos. E, como disse sabiamente Saint Exupery, "és eternamente responsável por aquilo que cativas". O termo "eternamente", nos conduz à certeza de que, eternos viajantes, somos espíritos que vêm e que vão, buscando sempre viver no aprendizado que nos leva a caminhos nem sempre trilhados no bem.

Hoje, nesta oportunidade, sejamos bons e altruístas e que possamos deixar para nossos irmãos exemplos de fé e amor. Que as sementes do bem sejam  colhidas, servindo de alimento para todos e que nosso jardim seja visto como se fosse o espelho de nossa alma.

Que assim seja!
  


2 comentários:

  1. Ola Maria!!! obrigada pela visita no Adiemus, seu Blog é muito bonito, e esse Texto de Eça de Queiroz é maravilhoso!!! parabéns!!!
    gostei muito de estar aqui, voltarei mais vezes.
    um grande beijo
    Mara Bombo

    ResponderExcluir
  2. Grata pela gentileza! Seu blog é uma inpiração e nele encontrei muitos ensinamentos preciosos.
    Estou adorando e espero que voce continue com suas postagens Inteligentes e que através desta pagina muitos venham refletir sobre as dadivas de viver neste abençoado planeta Terra. Um abraço forte da sua mais nova admiradora. Heudes.

    ResponderExcluir