quinta-feira, 26 de julho de 2012

O EGO E EU








“A batalha mais difícil de ser travada ocorre no teu mundo íntimo.
Ninguém a vê, a aplaude ou a censura.
É tua. Vitória, ou derrota, pertencerá a ti em silêncio.
Nenhuma ajuda exterior poderá contribuir para o teu sucesso, ou conjuntura alguma te levará ao fracasso.
Os inimigos e os amigos residem na tua casa interior e tu os conheces.
Acompanham-te e desde há muito estás familiarizado com eles, mesmo quando te obstinas por ignorá-los.
Eles te induzem a glórias e a quedas, aos atos heróicos e às fugas espetaculares, erguendo-te às estrelas ou atrelando-te ao carro das ilusões.

São conduzidos, respectivamente, pelo teu Ego e pelo teu Eu.
O primeiro comanda as paixões dissolventes, gerando o reinado do egoísmo cego e pretensioso que alucina e envilece.
É herança do primarismo animal, a ser direcionado, pois que é o maior adversário do Eu.
Este é a tua individualidade cósmica, legatária do amor de Deus que te impele para as emoções do amor e da libertação.
Sol interno, é chama na fumaça do Ego, aguardando o momento de a dissipar, a fim de brilhar em plenitude.

O Ego combate e tenta asfixiar o Eu.
O Eu é o excelente libertador do Ego.

Sob disfarces, que são as suas estratégias de beligerância criminosa, o Ego mente, calunia, estimula a sensualidade, fomenta a ganância, gera o ódio, a inveja, trabalha pela insensatez.
Desnudado, o Eu ama, desculpa, renuncia, humilha-se e serve sem cessar.
Jamais barganha ou dissimula os seus propósitos superiores.

O Ego ameaça a paz e se atulha com as coisas vãs, na busca instável da dominação injusta.
O Eu fomenta a harmonia e despoja-se dos haveres, por saber que é senhor de si mesmo e não possuidor dos adornos destituídos de valor real.

César cultivava o Ego e marchou para a sepultura sob as honrarias que ficaram à sua borda, prosseguindo a sós conforme vivia.
Jesus desdobrou o Eu divino com que impregnou a Humanidade e, ao ser posto na cruz, despojado de tudo, prosseguiu, de braços abertos, afagando todos que ainda O buscam.
O Ego humano deve ceder o seu lugar ao Eu cósmico, fonte inesgotável de amor e de paz.
Não cesses de lutar, nem temas a refrega.”


                                      Joanna de Ângelis
                    Do Livro: Momentos de Meditação
                       Psicografia de Divaldo P. Franco.



11 comentários:

  1. Bela, a sua mensagem. Mas o mundo precisa de solidariedade, mesmo.
    Felicidades

    ResponderExcluir
  2. Nesse "combate" psicológico,aprendi muito.Nem sempre
    delimitamos o ponto exato, entre o Ego e o Eu...
    o texto esclarece perfeitamente, levando-nos à reflexão.

    Um abraço, Paraguaçu,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Amiga Paraguassu, linda mensagem das esferas espirituais. Um abraço. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Paraguassú,
    Joana de Angelis é perfeita em suas colocações.
    Se você puder veja a minha última mensagem. Tem tudo a ver.
    Os espíritos estão sempre nos alertando com suas maravilhosas informações, não é mesmo?

    Beijos

    Ana

    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. As vezes colocamos alguns artigos sobre reflexão mais não reflete direto com nossos leitores, pois eles não os absorve na integra.
    Gosto de ler seus escritos, principalmente quando tem um belo assunto como este.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Maria,
    Tenha uma linda semana!
    Com carinho, Arione

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Maria... um dos textos mais lindos que já li por aqui...

    Quanto mais eu leio e conheço Joana, mais me encanto com a profundidade de seus ensinamentos... não sei direito que é Joana D'Angelis, mas gostaria muito de saber mais sobre ela, quem é esse espírito, quem é o seu mentor espiritual, esses textos psicografados são textos que a Joana escreve no mundo espiritual? assim, como André Luiz? foi a busca dela que a levou a tal estado de espírito? ou os seus textos são também de alguma forma, inspiração de espíritos e mentores mais elevados ainda? nossa, ela me encanta demais... vários de seus textos já me tocaram profundamente alma, e este é um deles...

    Beijos com muito carinho e bem vinda de volta à blogosfera, estou muito feliz por voce...!

    ps.: Posso postar este texto no meu blog e no Facebook? me responda no email, se puder. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai, Maria! não aguentei esperar a sua resposta e já compartilhei este texto maravilhoso no Face. Espero que não se importe, mas éle é importante demais! Só quero agora a sua autorização para postá-lo no meu blog, também.
    bjs, querida!!!

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo texto. Gosto muito do escritos de Joana de Angelis.
    Continuemos sempre na luta e venceremos.Tenha uma boa semana,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto! Bela reflexão! A escolha cabe a nós, mesmo que a luta seja difícil! Obrigada por proporcionar este momento.
    Seja feliz, sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  11. Querida Paraguassu

    Obrigada sempre por trazer lindas reflexões.
    Outro dia li no livro de OSHO que o que nos distancia de Deus é o ego e você acaba de mostrar neste texto a pura verdade.

    Um lindo dia de luz para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir