quinta-feira, 19 de julho de 2012

CASA ESPIRITUAL




Cada homem é uma casa espiritual que deve estar, por deliberação e esforço do morador, em contínua modificação para melhor.

Valendo-nos do símbolo, recordamos que existem casas ao abandono, caminhando para a ruína, e outras que se revelam sufocadas pela hera entrelaçada ou transformadas em redutos de seres traiçoeiros e venenosos da sombra;  aparecem, de quando em quando, edificações relaxadas, cujos inquilinos jamais se animam a remover o lixo desprezível .

Observam-se as moradias fantasiosas, que ostentam fachada soberba com indisfarçável desorganização interior, tanto quanto as que se encontram penhoradas por hipotecas de grande vulto, sendo justo acrescentar que são raras as residências completamente livres, em constante renovação para melhor.

O aprendiz do Evangelho precisa, pois, refletir na lição de Jesus  em que o lar espiritual não deve ser tomado apenas como carícia embaladora e, sim, por material de construção e reconstrução da reforma integral da casa íntima.

Muitas  vezes,  é imprescindível que os alicerces de nosso santuário interior sejam abalados e renovados.

Cristo não é somente uma figuração filosófica ou religiosa nos altiplanos do pensamento universal. É, também,  o restaurador da casa espiritual dos homens.

O cristão sem reforma interna dispõe apenas das plantas do serviço. O discípulo sincero, porém, é o trabalhador devotado que atinge a luz do Senhor, não em benefício de Jesus, mas, sobretudo, em favor de si mesmo.


                                   Emmanuel
             Livro: Vinha de Luz, de Francisco C. Xavier



13 comentários:

  1. Emanuel é o mestre em tocar nosso íntimo através das palavras.
    Beijo, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Hoje estou passando para te avisar que tem um sorteio imperdível lá no meu blog http://cacaujafet.blogspot.com
    Estou sorteando uma tela de 50por70 é uma paisagem mineira.
    Espero você.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Emmanuel sempre me toca profundamente a alma. E num texto formidável. "Olhai e vigiai", sempre. Não é nem preciso uma reforma muito grande em nosso lar, se cuidarmos de sua manutenção, com cuidado, zelo, reflexão e sentimentos de gratidão e perdão.

    Gratidão plena a esses mentores maravilhosos!
    Um beijo e um dia lindo, Maria!

    ResponderExcluir
  4. Adorei refletir um pouco sobre como esta minha casa espiritual
    amo vir aqui
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, se tiver um tempinho visite o blog do grupo de poetas que participo em Belford Roxo RJ, o Gambiarra Profana, e veja um trecho de nossa performance no Teatro Sesc Nova Iguaçu RJ, leia também o texto e se puder dê sua opinião no comentário, sua visita é muito importante pra nós. Desde já agradeço o carinho.
    Link abaixo:

    http://gambiarraprofana.blogspot.com.br/2012/07/malditas-belezas.html

    Arnoldo Pimentel

    ResponderExcluir
  6. Que linda e edificante esta página!! precisamos cuidar do nosso alicerce, contribuindo para a nossa reforma constante!! Adorei!!

    Tenha um feliz dia do amigo, querida Maria!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  7. Meu carinho especial a você,Paraguassu, doce amiga, neste Dia dedicado aos amigos. Com tua presença, teu incentivo e generosidade, vens ocupando um espaço de ternura no meu coração e fazendo da minha caminhada suave passos, doce cadencia e um mundo de esperanças.
    Grandes voos e obrigada pela amizade. Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  8. Que bom! Hoje consegui assinalar a minha presença em seu blog, sempre com bons conselhos de aperfeiçoamento espiritual.Obrigada.Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente maravilhosa essa msg!Eu adoro esse livro e sempre me inspiro nele para algumas poesias!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  10. Paraguassu
    Voce tem o dom de falr a verdade. Realmente a gente tem que estar sempre nos renovando interiormente.
    Gostei muito do texto.
    com carinho e amizade de Monica

    ResponderExcluir
  11. Querida Paraguassu

    Mais uma linda lição espiritual.
    Fico de alma mais leve quando te leio.
    Um lindo início de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Temos q estar muito atentos à nossa casa, não só melhorando a parte interna, mas tb cuidando da externa, pois dependemos do corpo físico para nossa manutenção no planeta. Muita paz!

    ResponderExcluir
  13. É difícil para nós seres humanos alcançar a perfeição espiritual. Por quantas vezes vemos nós e tantos outros cheios de si, achando-nos no caminho certo, quando o passar do tempo, como uma estação de outono, nos mostrar que estávamos errados em quase tudo.

    Que Deus possa sempre nos levar ao verdadeiro caminho até ele.

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir