terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ANSIEDADE



"Você se considera uma pessoa tranquila, ou sente-se ansiosa com freqüência?



É digno de observação a maneira como as pessoas, de modo geral, se conduzem nas lidas cotidianas, nos diferentes compromissos e atividades que tenham que atender.

Tudo parece estar assinalado por temível fator de ansiedade, desde que bem poucas, pouquíssimas mesmo, são as almas que não se deixam minar pela ansiedade.


Essa ansiedade imprime em alguns tal destrambelhamento nervoso que o indivíduo se põe estático, tenso e preocupado com o que tem a sua frente para fazer, para esperar, para encarar.
Embora a tensão, não consegue tomar decisões; não consegue fazer nada. Como se se encontrasse em estado de choque.


Outras pessoas, quando visitadas pela ansiedade ficam superexcitadas, disparam numa tormenta mental, numa confusão de pensamentos e sentimentos que surgem na mente quase que a um só tempo.
Essa ansiedade é responsável, na maioria das vezes, pela agitação ou excessiva pressa em que se ajustam.


No dia-a-dia terreno, principalmente nos grandes centros urbanos, as pessoas correm daqui para ali, de um para outro lado, em tal nível de tensão do sistema nervoso que dão a impressão de que vão explodir ou implodir, de conformidade com o nível da ansiedade gerada.


Encontramos a excitação e correria naqueles que dirigem veículos nas ruas; nos que esperam nas filas; nas atividades e tarefas domésticas; nos que caminham pelas vias públicas; nos que têm o dever de administrar ou de controlar em várias situações da vida.


Se você se considera uma pessoa ansiosa e deseja deixar de ser, é preciso fazer pequenos esforços diariamente.
Evite, assim, atropelar-se nas rotas do mundo, habituando-se aos exercícios mentais de harmonização íntima por meio da oração, da meditação séria, da reflexão útil.


É de grande utilidade o esforço para a autodisciplina, a fim de que se alcance o nível desejado de integração com as leis de Deus.
Dessa maneira, aprenda a sair mais cedo para o trabalho, para os deveres sérios, evitando os excessos de adrenalina que impõem correr aqui, ali, em tudo e para tudo.


Busque alimentar-se alimentando-se, estudar estudando com atenção, dirigir veículos automotores ou não, quaisquer que sejam, com a necessária tranqüilidade e calma.
Evite a tortura de querer fazer tudo ao mesmo tempo, aprendendo a fazer cada coisa por sua vez, desenvolvendo-se para melhor contribuir com o progresso geral.
Evite criar o costume de atrasar-se em tudo, porque você aprenderá a justificar todas as vezes, fazendo do seu atraso marca de sua personalidade.


Os atropelos humanos procedem, quase sempre, de mais ou menos grave estado de desorganização interior a refletir-se em tudo quanto o desorganizado faz.
A reorganização íntima, a ser iniciada pelos pensamentos, é algo trabalhoso e demorado, e ninguém precisará criar novos procedimentos ansiosos para ter acesso a tal estado.


As ações atropeladas são características de pessoas imprudentes, agitadas, desastradas, indisciplinadas sempre.
O tempo que você aprende a homenagear, utilizando-o com dignidade, respeitosamente, é o mesmo que deporá a seu favor perante a consciência superior da vida, mostrando o quanto você cresceu, o quanto avançou e amadureceu, sem causar prejuízos a nada e a ninguém.


Exercite-se na paz diariamente.
Quando vir que se desarmoniza, que se excita por nada e que está levando os nervos à flor da pele, não demore em buscar o auxílio da prece; procure um ambiente que lhe inspire suavidade, para que leve adiante o seu feliz exercício da auto-harmonização.


Busque a paz dentro d’alma.
Evite atropelar-se, porque você não resolverá nada assim, pois tudo será solucionado na hora certa, com as providências devidamente tomadas, sem atropelos."


                    
                 Momento de Reflexão
                (www.reflexão.com.br)




A prece tem o poder de auxiliar-nos na harmonização mental e física. Nas diversas situações que enfrentamos em nosso cotidiano, via de regra ocorre o descontrole emocional, onde parece que, por mais que tentemos executar determinada tarefa, nada vai dar certo.


Nestes momentos de angústia e ansiedade, procuremos alicerçar-nos na oração. Nela, encontraremos a fé, que nos leva à tranquilidade e a confiança em nosso potencial de energia e luz.


Nunca desanime diante das pedras em seu caminho. Esforce-se para vê-las como pequenos obstáculos que servem para levá-lo a entender que é necessário haver percalços em nossa jornada, para que assim, possamos aprender a ultrapassar os problemas, subindo com vagar e confiança, os degraus que levam à vitória.


Sabemos de antemão que aqui estamos para buscar o progresso e a evolução espiritual. Sejamos, então, aquele que não mede esforços para atingir suas metas, sempre levando em conta que os companheiros desta caminhada são nossos irmãos e, que a eles também é dada a oportunidade de crescerem e evoluírem. Para tanto, devemos ajudar-nos uns aos outros na escalada da vida. Esta é a vontade de Deus, nosso Pai e Criador.


Que assim seja!


36 comentários:

  1. Uma linda e importante mensagem.Parabéns.Estou sendo entrevistado no blog da Anne Lieri, se puder faça uma visita e conheça um pouco do meu trabalho, desde já lhe agradeço, link abaixo

    http://recantodosautores.blogspot.com/2012/02/recanto-entrevista-arnoldo-pimentel.html

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Excelente reflexão! Serviu- me, muito. Fiz o meu dever de casa aqui. Obrigada!
    Estive no recanto da poesia. O poema está lindo! A cada dia mais encantador, além da casa, que é acolhedora, de muito bom gosto, aos olhos e ao coração. Mas acredita que não consegui postar o comentário? Não sei o que está acontecendo. De aqui ou lá. Uso um iPad. O que será?
    Beijos da Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  3. Minha linda...

    Teu blog nos dá uma pausa gostosa,
    um encontro com nosso eu tendo
    seu carinho como sustentação.

    Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga!
    Amei ler sua postagem!
    Estava precisando de uma leitura assim.
    Quero exercitar esse meu lado ansioso.
    Obrigada por essa partilha.
    Abraços! Um dia abençoado e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maria!

    Um excelente texto, amiga. Apreciei todas as considerações, pois, sou bastante ansiosa, e costumo sofrer por antecipação. Pretendo alcançar serenidade, e pra isso, tenho que me excercitar. Sei que a prece é remédio salutar, e preciso verdadeiramente fazê-la, com entrega absoluta, para que, enfim, a paz interior seja uma constante em mim. Adorei essa reflexão.

    Grande abraço
    Paz e Bem!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. Brilhante esse blog! Muita ternura e sentimento encontrei aqui!
    E essa postagem sobre ansiedade é ótima!
    Muitos de nós, que vivemos em cidades conturbadas e com inúmeros afazeres diários, deparamos-nos com esse problema da ansiedade(e ainda a compulsividade). Os métodos de meditação em orações funcionam com toda certeza, na medida que nos asseguramos nas leis de Deus!

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo Arnoldo,
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Já fui no blog da Anne e vi sua entrevista.
    Achei linda e aproveitei para conhecê-lo melhor e, também a seus trabalhos literários.
    Parabéns, amigo! Gostei muito do que li a seu respeito.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Genaura,
    Agradeço imensamente pela visita e por sua delicadeza em comentar minha postagem.
    Você é um raio de sol a iluminar minha vida.
    Um carinhoso beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  9. Olá Margoh,
    Agradeço sua amável visita e seu lindo comentário.
    Um grande beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  10. Olá Imaculada querida,
    Eu é que agradeço sua atenção e sua grande amizade. Obrigada, mesmo.
    Agradeço, também, seu comentário que me ajuda a melhorar cada vez mais minhas postagens.
    Um afetuoso beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  11. Socorro, minha querida amiga,
    Obrigada pela presença aqui no blog. Fiquei feliz em poder contribuir, com minha postagem, a seu melhor entendimento sobre a necessidade de livrar-nos da ansiedade, que torna-se o mal do século.
    Um enorme beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  12. Olá querido Alysson,
    Sua visita dá-me grande alegria e prazer e seu comentário é muito pertinente e deixa antever suas posições a respeito do assunto.
    Volte sempre, meu amigo.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse texto pra refexão...
    Já fui muito ansiosa na minha vida, nos tempos de juventude...Depois , com a maturidade, e alguns aprendizados necessários, na base da dor e do sofrimento, minha ansiedade deu lugar à serenidade. Obrigada querida, pela postagem tão oportuna!

    Grande abraço, com carinho da Lu...

    ResponderExcluir
  14. A ansiedade acaba comigo, minha amiga!
    Beijão, ótima semana!

    ResponderExcluir
  15. Olá Maria Lúcia,
    Obrigada por vir até o blog e por comentário.
    Um grande beijo para você.

    ResponderExcluir
  16. Querida Beatriz,
    Que prazer imenso em recebê-la em meu blog.
    Agradeço sua visita e seu comentário.
    Um carinhoso beijo para você.

    ResponderExcluir
  17. A ansiedade nos atrapalha muito, no s deixa muitas vezes numa confusão de sentimentos, sensações. Que haja mais e mais tranquilidade, paz em nossas vidas e atitudes. Tenha dias abençoados! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Bom-dia, amiga,
    Obrigada por sua participação, visitando-me e comentando minha postagem.
    Um lindo dia para você.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  19. Ai, querida, como sou ansiosa! Sofro por antecipação, mesmo sabendo que tudo tem sua hora e lugar. Fez uma belíssima postagem! Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Olá.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Senti uma paz plena ao estar por aqui.Parabéns pelo excelente conteúdo do blog! Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria!!! Que texto ótimo!!!! Sou um tanto ansiosa, e por isso, há 18 anos atrás estive muito doente, com colite inexpecífica. Fiz terapia, uso de medicamentos, dieta rigorosíssima. Foi um período muito difícil na minha vida, com 26 anos na época. Hoje , procuro me controlar mais, pra que eu mesma não prejudique o meu físico... mas parece que a questão da ansiedade nos dias de hoje, é um caso de saúde pública, né? O mundo exige muito, nós exigimos muito de nós mesmos, e assim nos prejudicamos. Que possamos exercitar mais o auto-amor e nos valorizarmos mais!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  22. Querida Marilene,
    Obrigada por sua visita. E por seu comentário, também.
    Um lindo dia para você, amiga.
    Afetuoso beijo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Zilda Mara,
    Que prazer e honra receber sua visita em meu blog.
    Obrigada por tudo.
    Seu comentário deixou-me muito feliz.
    Um beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  24. Olá Valéria,
    Agradeço sua visita e seu comentário, querida.
    Um grande beijo para você.

    ResponderExcluir
  25. Paraguassú, minha conterrânea querida; depois de um tempo volto para ler teus conselhos, que são, sempre, de grande valia e cheios de sabedoria. Bjo carinhoso em teu coração.

    ResponderExcluir
  26. Olá Prof. Irapuan,
    Fico muito feliz com sua visita.
    Obrigada pela sua presença e por seu gentil comentário.
    Um grande beijo, amigo.

    ResponderExcluir
  27. Adorei sua postagem, uma bela mensagem!
    Eu sou um pouco ansiosa sofro demais, quero tudo pra ontem.
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  28. Olá querida Amara,
    Fico feliz com sua visita. Agradeço seu comentário.
    Volte sempre.
    Um afetuoso beijo.

    ResponderExcluir
  29. Paraguaçu,quantas lições nesse belo texto!Viver o agora plenamente,fazendo uma coisa por vez é mesmo uma excelente dica para vencer a ansiedade!Bjs,

    ResponderExcluir
  30. Olá Anne querida,
    Obrigada pela gentil visita e pelo comentário. Gostei muito de seu ponto de vista.
    Desejo um final de semana pleno de paz e luz para você, amiga.
    Um imenso beijo.

    ResponderExcluir
  31. Que ótima reflexão para esta época de tantas correrias, férias, verão, carnaval, tudo colabora para a agitação e consequêntemente a ansiedade as vezes acompanha nos. O parar, a meditção, a oração é o melhor caminho. Uma grande lição, bjs.

    ResponderExcluir
  32. Olá amiga,
    Agradeço sua amável visita e seu comentário tão pertinente.
    Um beijo e um ótimo final de semana para você.

    ResponderExcluir
  33. Olá Maria!

    Passando para desejar dias de paz nesse carnaval.

    Um abração.

    Antonio (Apon)

    ResponderExcluir
  34. Olá Antonio,
    Obrigada, querido amigo.
    Desejo o mesmo para você. Muita paz e luz!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paraguassu, vom ler o teu blogue. Como sempre, Admiravel. Confesso-te, estou na turma dos anciosos. E tomara que as luzes reluzentes, dos bons fluídos dos céus recaia sobre voce, e que tenhas um período de carnaval, agradavel.
      Felicidades, querida, sempre

      Excluir
  35. Olá José,
    Agradeço sua amável visita e seu comentário.
    Desejo, também, que você tenha um ótimo feriadão.
    Carinhoso beijo, amigo.

    ResponderExcluir