segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



“Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. Ela era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício, ora arrastando-a, ora a levando sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa. Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.

A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.”
 Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.

Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse a tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia a dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas. Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, até quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada. Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.”

           Ninon Rose Hawryliszyn e Silva





Tal como nós, os animais também são filhos de Deus e precisam evoluir, fazendo, cada espécie, a sua parte. Para a espiritualidade, eles são considerados nossos irmãos menores. Daí a necessidade e a importância de deles cuidarmos, oferecendo-lhes carinho, proteção e amor.


Este texto nos traz um exemplo muito interessante e edificante. Por quantas vezes nos deixamos levar pela falta de perseverança, de inteligência e humildade ao nos depararmos com os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano. Por quantas e quantas vezes, nos abatemos ao menor desafio que aparece no caminho. E em outras tantas
oportunidades abandonamos o barco, deixando como está "para ver como é que fica".


Onde está nossa coragem? E nossa força de vontade? E nossa fé? E nosso pensamento positivo de que tudo irá dar certo?
Logo, na primeira barreira a aparecer, jogamos a toalha. Por que?
Será por medo, por vergonha de errar e ser criticado? Por simples falta de coragem de enfrentar a questão, cara a cara?


Amigos, nós nunca poderemos fugir de nossas responsabilidades, nem tampouco do que nos propomos a realizar enquanto aqui estivermos, presos neste vaso carnal. Enquanto completamos nossa jornada no planeta Terra, podemos ter a certeza de que, se nos desviarmos de nossa responsabilidade, a mesma ficará acumulada para a reencarnação seguinte.


Vamos tomar o exemplo da formiga e encarar o que temos pela frente sem
medo de errar. A vida é uma oportunidade de crescimento e progresso para aqueles que sabem fazer o tema de casa. Vamos exercer nossa condição de filhos de Deus com inteligência e humildade. Vamos crescer junto com os demais e oferecer nosso ombro amigo, sempre que houver necessidade, àqueles que sofrem. Vamos por em prática nossa fé e esperança para que, possamos, à frente de grandes problemas, fazer um pouco de cada vez.


Que tenhamos a certeza de que Jesus nos observa sempre e nos abençoa, nos cobrindo com seu manto de luz.


Que assim seja!




40 comentários:

  1. Minha querida amiga paraguassu
    Que texto incrível esse que vc postou! Um exemplo mesmo de vida, com analogias perfeitas!
    E gostei demais do seu lindo"puxão de orelhas":
    "Onde está nossa coragem? E nossa força de vontade?E nossa fé?E nosso pensamento positivo de que tudo irá dar certo?Logo, na primeira barreira a aparecer, jogamos a toalha. Por que?
    Será por medo, por vergonha de errar e ser criticado? Por simples falta de coragem de enfrentar a questão, cara a cara?"
    É isso aí, minha flor, é um texto excelente para refletirmos a quantas anda a nossa perseverança. Bjkas em seu coração e uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  2. Ôps, Paraguassu é com P bem maiúsculo. É a pressa de digitar. Mil desculpas!Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga, concordo com a Lena e digo pra você que sou muito pessimista, quem me acompanha percebe, esse texto me tocou, e terei que vir aqui ler mais vezes, quero mudar meu modo de levar a vida, quero ser uma "formiga"...Beijo de muito sono, Mery*
    Parabéns e obrigada por essa lição*, ...

    ResponderExcluir
  4. Oi Paraguassu querida,

    Gosto de passar por aqui.
    Sempre saio um pouco melhor!

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Minha linda amiga !
    Aqui é meu refúgio das letras e textos que nos educa espiritualmente...
    Estou com saudades de vc,ok!
    Bjs de saudades!

    ResponderExcluir
  6. O sucesso da formiga veio através da partilha e da cooperação...bonita constatação!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Querida Lena.
    Todo momento é oportuno para refletirmos sobre a vida e aquilo que ela nos oferece. Refletir e analisar os prós e os contra de nossas atitudes e pensamentos. Obrigada pela partilha.
    Um beijo grande em seu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mery,
    Então o "puxão de orelhas" lhe serviu? (risos).
    Ótimo, fico feliz com isso. A mim mesma também acontece muitas vezes, pois não há um ser humano perfeito e, sim, todos nós em busca de equilíbrio e crescimento.
    Beijos, minha querida.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  9. Palavras,
    Agradeço pela vinda ao meu espaço. Faço sempre o possível para que todos entendam, através de meus textos, o quanto ainda precisamos refletir nas coisas da vida e suas consequências em nosso espírito.
    Um grande beijo, minha amiga querida.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  10. Olá Severa amada,
    Vou, logo que puder, lhe visitar para matar as saudades.
    Sempre que puderes, venha a este refúgio de paz e luz. Ele é feito para vocês, meus amigos queridos.
    Um super beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  11. Guaraciaba querida,
    Você definiu bem a moral do texto. É através da partilha e da cooperação que atingimos um estágio mais adiantado em nossas vidas. Na medida em que dividimos e partilhamos com nosso irmão, estaremos evoluindo cada vez mais.
    Um grande beijo e fica com Deus, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto,como já disse várias vezes gosto muito de vir aqui,pois os seus post são sempre com ótimos ensinamentos de vida,parabéns minha querida por nos presentear sempre.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  13. Oi Paraguassu,

    Texto de fé e edificante. Gostei, deveras.

    Ótima 3ª feira para você!

    ResponderExcluir
  14. Oi Paraguassu,
    Mais um momento de paz e alegria! Amém para o seu edificante post! Aprender a ser formiga, cumprindo a responsabilidade individual e coletiva é preciso.
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Esta história também me lembrou a da "Formiguinha e a cigarra". Enquanto no verão a formiguinha labutava sem parar, incansavelmente, se preparando e armazenando alimento para o inverno que castiga, a dona cigarra levava a vida na manha, só cantando e se divertindo. E quando o inverno chegou...pobre da cigarrinha...
    A sua sorte foi que a generosa formiguinha lhe estendeu as mãos e compartilhou com ela o alimento armazenado. E assim, a cigarra aprendeu a lição.

    Devemos sempre nos preparar com fé, esperança e otimismo para os momentos difíceis do inverno frio em nossas vidas.

    Gosto muito de ler o seu resumo do texto no final, com as suas palavras. Possui muita sabedoria e amor...

    Beijos fraternos com muito carinho
    Liz
    Liz

    ResponderExcluir
  16. Maria.. como sempre digo, aqui é entrar e deparar com textos incríveis que nos levam a refletir e por muitas vezes mudar nossa conduta diante do que passamos nesta vida. Realmente é primordial mantermos sempre a fé e a coragem de enfrentar os obstáculos e dificuldades que por vezes temos que passar. Tudo tem mesmo um propósito e um ensinamento a ser adquirido.. nada é em vão.

    Beijão imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  17. Olá Giovana,
    Obrigada pela partilha.
    Obrigada, também, pelo carinho expresso em seu comentário.
    Um super beijo e fica com Deus, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  18. Olá Will,
    Amigo, agradeço muito sua vinda até meu blog. Os comentários de meus amigos são muito importantes para mim.
    Um beijo grande.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  19. Celina querida,
    Este exemplo da formiga serve como alerta para aqueles que não têm fé e nem coragem suficiente para enfrentar os problemas do dia a dia.
    Que busquemos em Deus esta fé tão necessária.
    Um beijão e uma ótima semana para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  20. Querida Liz,
    Gosto muito de receber os seus comentários em minhas postagens. Gosto, também, de levar até vocês aquilo que me vem na alma quando faço o post.
    Fica com Deus e um super beijão para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  21. Verinha querida,
    Sua participação em meu blog é uma satisfação para mim, pois ficaste muito tempo sem aparecer.
    Voltaste e, contigo, aquela alegria que entrevejo
    quando comentas. Volte sempre que puderes.
    Um super beijo em teu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  22. Enfrentemos o dia a dia conforme precisarmos, uma bela e generosa mensagem. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Yayá querida.
    Todo e qualquer enfrentamento do dia a dia, exige reflexão para que se faça o recomeço.
    Um super beijo, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Eu amei, sou capaz de ficar horas observando o vai e vem das formiguinhas. Elas são superpoderosas. Sua mensagem é maravilhosa amiga. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá querida Nuvem Branca,
    Como está você?
    Que bom que você gostou do texto. Este é um grande exemplo para nós, que precisamos estar sempre atentos aos embates que a vida nos oferece.
    Um grande beijo, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  27. Belíssimo texto Paraguassú! Realmente, "a vida é uma oportunidade de crescimento"; será que as pessoas estão se dando conta disso? Tem um grito humano lá no meu blog, com música, apareça. bjs.

    ResponderExcluir
  28. Oi Maria!!! Eu já conheço este texto, muito profundo, por sinal, e seu comentário, muito bom, muito oportuno( como sempre!) Quero te agradecer pelo carinho de sempre, e te contar que estou bem melhor. Vc , com certeza, tem uma grande participação nisto!! Obrigada por ser tão Amiga!!! Beijos e fica com Papai do Céu, viu?

    ResponderExcluir
  29. Oscar Herlinger disse:
    Obrigado querida irmã Maria,

    Nossa participação, enquanto Espíritas adeptos (abnegados) é de grande importância nestes dias difíceis. Por este motivo somos vitrines vivas, e a mensagem última vem trazer mesmo este alerta. è preciso viver em prece e vigilha, caso contrário, acabamos com o pensamento mesclado, assim como acontece com o encontro das águas no Amazonas. Evitemos, portanto, que nosso pensamento perca a sua pureza cristalina.
    Alerta precisamos estar sempre.

    Que Deus te ampare e te envolva assim como os teus.
    Oscar

    ResponderExcluir
  30. Olá Professor Irapuan,
    Agradeço imensamente pela partilha.
    É preciso, cada vez mais, nos darmos conta de que a vida é a grande oportunidade de crescer e evoluir.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  31. Olá Valéria,
    Fico muito feliz com a sua melhora.
    Nossa amizade, embora virtual, é de extrema importância tanto para você quanto para mim.
    Obrigada pela partilha, querida amiga.
    Um beijo em seu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  32. Olá querido amigo Oscar,
    Fico sempre na expectativa da chegada da quinta-feira, quando nosso amigo espiritual se manifesta e, por seu intermédio, nos manda estes belos recados da espiritualidade. Obrigada por partilhar comigo e com nossos amigos, estas riquezas espirituais.
    Um grande e fraternal abraço,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  33. O exemplo a ser seguido, mesmo. A formiga não pensa antes nas dificuldades do trajeto para levar essa folha ao ninho. Ela a carrega e pronto. Parabéns pela postagem. Agradeço a vc pela simpática visita à Tenda das Palavras. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  34. Olá Maria!

    Uma bela e rica reflexão. Pena que muitos ignorem as lições da vida, e bem diverso da determinação da formiga. Entregam-se ao desânimo e às lamurias, apostando na lei do menor esforço, aguardando dos outros ou da espiritualidade o fazer que lhes cabe.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  35. Amiga que texto maravilhoso, analogias perfeitas que terminam por nos ensinar e muito a importância da fé, da confiança, minha querida te agradeço teu carinho e incentivo no Blog de Mensagens, este blog para mim é muito especial,aliás é aquele que realmente me importa, pois,ali tudo começou, eles me incentivaram a escrever meus próprios textos, dizendo que assim eu aumentava a sementeira, sabe amiga continue seu trabalho vale muito a pena, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  36. Olá Maria Alice,
    Com certeza, visitarei o link indicado e mandar-te-ei um e-mail. Obrigada por lembrar-se de mim, pois sei da importância que tem esta ajuda para as crianças.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  37. Olá Adriano,
    Obrigada por compartilhar. Sua visita será sempre muito importante e oportuna, pois tenho em meus amigos um grande apoio. Os comentários serão sempre bem-vindos, inclusive o seu, pleno de lucidez e entendimento.
    Um beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  38. Querido Apon,
    Obrigada pela visita tão sincera e seu comentário de muito significado e relevância.
    Muito verdadeiro o que você escreveu. Gostei muito.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  39. Olá Luconi,
    Amei seu espaço e já se vê que realmente é um blog diferente, com mensagens edificantes e belas.
    Estarei sempre por lá, a sorver os ensinamentos de nossos mestres da espiritualidade.
    Um grande beijo em seu coração,amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  40. A força sempre estará nos pequenos.
    Ao vermos pesos maiores do que aguentamos, logo desistimos. E isso é o início de uma derrota.
    Ao pensar nas formigas, realmente vemos que são os pequenos que movem as rodas da vida (como disse J.R.R. Tolkien. Então, como pequenas formigas, esquecidas, vamos mostrar que somos os mais fortes!!!

    Seu blog é demais!

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir