sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O PONTO NEGRO



“Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria.

O professor entregou então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...

Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha. O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse: 
- Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.  

Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações para sua presença no centro da folha. 

Após ler todas, a sala em silencio, ele disse: - Este teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós. Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. 

Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros.  A vida é um presente de Deus dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente presenciamos. 

No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. 

Tire os olhos dos pontos negros da sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que Deus lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer. 
Seja feliz!”                         

                       Autor desconhecido


Por que nos atermos somente aos problemas que surgem em nossa jornada? Por que estarmos sempre "com um pé atrás" para toda e qualquer situação que nos aparece? Por que não somos capazes de desfrutar bons momentos, sem estarmos com a mente voltada para o dia seguinte, quando ainda nem sabemos o que poderá ocorrer?

Na verdade, somos condicionados a sofrer por antecipação, isto é, a vivenciarmos tudo antes do fato realmente acontecer. Em nossos dias predomina o estresse, conhecido por "mal do século XXI". O estresse nada mais é do que a somatização de sintomas desencadeados pelas preocupações constantes e permanentes que ocorrem entre as pessoas e os acontecimentos a que as mesmas estão sujeitas.

Assim, sentimos desânimo, tristeza, desamparo, desamor, etc. Tudo isto pode, inclusive, levar a sérias doenças físicas e mentais. Podemos ficar depressivos, amargos, mal-humorados, sem nos darmos conta da real causa desses sintomas.

Amigos, que tal pensar sempre no melhor? Que a vida oferece, para cada um de nós, aquilo que realmente merecemos. Que nada neste mundo ocorre por acaso e que se mantivermos, dentro de nosso coração um real sentimento de amor, tanto para nós quanto para nossos irmãos, poderemos mudar o curso das coisas.

Pensemos no fato de não estarmos a sós no mundo. Que estamos rodeados por seres iguais a nós, com os mesmos sentimentos e as
mesmas expectativas de um amanhã melhor que o hoje. Deus nos colocou no mundo para que exercitemos o amor em sua plenitude.
E é isso que Ele espera de nós. Pratiquemos a caridade na medida do possível, com a certeza de que assim agindo, estaremos doando a essencialidade de nossa alma: o amor incondicional.

Vamos procurar esquecer os pontos negros e ver a grandiosidade e a beleza que a vida proporciona a cada instante.

Que assim seja!

  











43 comentários:

  1. Que mensagem linda. Como é gratificante vir aqui e achar texto que nos mostra exemplos de como agir no dia a dia. Bjos e bom finde.

    ResponderExcluir
  2. Querido Éder,
    Obrigada, meu irmão, pela partilha.
    Devemos olhar, em primeiro lugar, as coisas lindas que a vida nos oferece. Nós, como filhos de Deus e criados à Sua imagem e semelhança, merecemos isso.
    Um beijão para você e desejo um findi com muita paz e luz.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. Ah, que texto lindíssimo! eu quero ver só a folha branca (risos). Temos que nos disciplinar mesmo na vida para vermos só a folha branca...um dia chegaremos lá...

    Beijos, querida amiga!
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha querida amiga!
    Estou com saudades,kkkkk,e nem me pergunte pq...tem coisas que não se responde,só basta sentir...
    Te ler é gratificante sempre...textos engrandecedores para o nosso viver
    Deixo bjs de saudades...

    ResponderExcluir
  5. Querida que rico texto! Realmente nosso foco maior é pela dor dos pontos obscuros da nossa vida.Tiramos de foco as coisas boas que vivemos constantemente e isto é o caminho que nos leva a tristeza e a melancolia.Ser feliz é escolha, é olhar.Adorei o texto.Valeu pela reflexão!
    Dias encantados e felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo texto com uma mensagem super verdadeira Maria.. quantas e quantas vezes deixamos de ver a beleza da vida e nos prendemos apenas nos obstáculos.. sem nos darmos conta que diante de toda maravilha desse mundo que o Criador nos presenteou, os obstáculos, que por vezes pensamos ser imensos, não passam apenas de um pontinho escuro!

    Um beijo em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  7. Por vezes nem sempre é fácil agir assim, principalmente quando se é criado em uma família já pessimista, onde sempre apenas se viu os "pontos negros". Creio que para disciplinar-se assim exige-se um grande tempo. Não acontece de repente.

    ResponderExcluir
  8. ________________________________________

    Que grande mensagem nos trazem esses textos!

    Sim, observar apenas os pontos negros, nos impede de olharmos a dádiva suprema que é essa vida!


    Beijos de luz e o meu carinho!!!

    _____________________________________

    ResponderExcluir
  9. Maria querida,
    Grande mensagem! A vida é muito mais feia quando não observamos os girassóis que a todo instante nos chegam. Agora mesmo, preparei meu primeiro mingauzinho para a Nicole. Com que prazer e felicidade realizei isso. Uma bobagem, mas para a minha alma valeu a alegria (girassol) que senti. Todos sabemos que o universo é influenciado por todos nossos pensamentos, desejos, ações. Quanto mais forem positivos, melhor será o universo.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Liz,
    Querida amiga, veja a importância de nos conscientizarmos de que viver só o lado ruim das coisas traz riscos para a nossa saúde,inclusive.
    Obrigada por compartilhar.
    Desejo para você um final de semana com muita paz e luz.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  11. Olá Severa,
    Obrigada pelo carinhoso comentário. Você sempre está com saudades, não? Irei te visitar logo mais.
    Um grande beijo em teu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  12. Querida Eloah,
    É verdade o que dizes, amiga, pois quanto mais insistimos em ver só os pontos negros de nossa vida, mais estaremos perdendo as oportunidades de
    viver mais e melhor, agradecendo a Deus o lado bom de nossa vida.
    Desejo um fim de semana de muita paz e luz.
    Beijos,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  13. Verinha querida,
    Precisamos pensar que, apesar dos obstáculos, também temos sempre muita coisa boa para aproveitar na vida. A vida é bela e deve ser vivida com amor e encantamento.
    Um ótimo findi para ti.
    Beijos,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  14. Olá Christian,
    Apesar de termos tido exemplos que não nos levam a pensar de forma otimista, precisamos tirar da fé que nos anima a alma, as forças necessárias para lutar contra o fato de ver tudo com olhos voltados para os problemas do dia a dia. Espero que você consiga vencer essas barreiras e ver o mundo de outra forma.
    Um grande beijo, amigo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  15. Olá Mundo Azul,
    Que prazer em tê-la de volta ao blog. Seja sempre bem-vinda, minha amiga.
    De fato, se nos concentrarmos sempre nos pontos obscuros, deixaremos de ver as belezas que a vida nos oferece.
    Um ótimo findi para você.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  16. Olá minha querida Celina,
    A Nicole já comeu o seu mingauzinho? Que bom que sentimos felicidade quando fazemos essas coisas tão agradáveis ao coração. Isso é viver a vida sem
    traumas, não pensando sempre nos problemas que temos, até porque, assim agindo, eles não somem de nossa vida.
    Um ótimo findi para você.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto com uma belissima mensagem.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL E , QUE SEU FINAL DE SEMANA SEJA ABENÇOADO...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  18. Olá minha querida,
    Obrigada por compartilhar.
    É sempre um prazer recebê-la por aqui.
    Você sempre me incentiva a continuar minha tarefa com seus comentários muito carinhosos.
    Um ótimo findi para você também.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  19. Maria
    Que texto incrível, com uma mensagem direta para que tenhamos mais autoconfiança e otimismo. Pereito o post, adorei!Bjkas com super carinho! Um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Querida Leninha,
    Fico feliz que você tenha gostado do texto. Ele reflete bem aquilo que a maioria das pessoas fazem: estar sempre vigiando seus problemas, deixando de ver a vida com esta beleza toda que ela contém.
    Um ótimo findi para você e um super beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  21. Olá querida,
    Amei a mensagem...quantas vezes me pego olhando esse maldito ponto negro! pior que isso é quando me sinto um ponto negro, nem sempre estamos numa boa...estou sempre me policiando para deixar a alegria reinar sempre em meu coração, seja a estação que for.
    super beijo

    ResponderExcluir
  22. Mensagem de esperança e fé.
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga,
    Deixe sempre a alegria tomar conta de seu coração e esqueça os pontos negros.
    Nossa mente constantemente cheia de preocupações traz nos males por muitas vezes sérios e complicados.
    Um grande beijo e um findi com muita paz e luz.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  24. Olá Judite,
    Lindo o que você postou para mim.
    Adorei, amiga.
    Jesus sempre estará nos corações dos homens de boa vontade.
    Um grande beijo e um ótimo final de semana para você, querida.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  25. Querida Soninha,
    Tudo bem com você, amiga?
    Sim, esta é uma mensagem de esperança e fé, pois nos faz pensar que não podemos focar nossa mente apenas em problemas. Devemos ver e viver a vida, olhando para as belezas que ela contém.
    Um ótimo final de semana e um super beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  26. Querida, muito bonito o texto. Uma parada para reflexão, do que temos de melhor, que é a nossa própria existência.
    Um ótimo final de semana!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga,

    Jesus pregava ao povo através das parábolas pois era a forma com que ele conseguia chegar até a mais simples criatura. Hoje os tempos são outros mas os problemas não mudaram. Os jovens andam 'acelerados' e sempre com aquela sensação de urgência e acabam se perdendo no caminho seguindo metas fantasiosas. Aprender a cultivar as virtudes do reconhecimento e da gratidão e a maneira de olhar para o semelhante podem mudar completamente o sentido de viver de uma pessoa.

    Um beijo carinhoso no seu coração
    Tenha uma linda e abençoada noite

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  28. Lindo texto, mensagem linda!! O segredo da felicidade é ter olhos de ver tanta beleza, tantas benção á nossa volta!! Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Maruska,
    Tudo o que temos de melhor é realmente a nossa vida. De maneira alguma podemos deixar de vê-la como a fonte de maravilhosa e bela oportunidade de evolução.
    Obrigada pela partilha, querida.
    Desejo um ótimo fim de semana.
    Beijos em teu coração.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  30. Hello my friend!

    O que você escreveu é algo que deveria ser um fato extremamente óbvio e claro. Mas os seres humanos estão tão cegos se preocupando com problemas, incertezas, medo, sentimentos ruins que acabam não percebendo isso.

    E como pior resultado disso a beleza de se viver a vida fica de lado...

    Muitos passam a vida lutando por milhões que no final não gastarão a metade...

    Ou em casos piores, muitos passam a vida lutando para destruir a vida do outro...

    Será tão difícil assim perceber que a felicidade está diante de si e que para enxergá-la, basta abrir os olhos para o que realmente vale a pena lutar?

    Lutar por quem se ama...

    Lutar pelo seu sorriso e pelo sorriso dos que te cercam e querem sorrir com você...

    Lutar para fazer valer a pena toda a sabedoria que foi herdada dos pais...

    Lutar pelo sentimento da esperança de um dia a paz entre os homens se tornar real...

    Lutar pela vida, e não desperdiçar preciosos momentos ela te proporciona.

    Deus lhe abençoe, um ótimo fim de semana e
    parabéns por mais um excelente trabalho

    ResponderExcluir
  31. Olá querido amigo Wilson,
    Meu caro, hoje temos jovens que criam problemas do nada. São pessoas carentes de humildade e amor próprio. Nada sabem da vida apenas por não querer entendê-la. Adorei seu comentário.
    Um grande beijo e um super findi para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  32. Amada Valéria,
    Nossa felicidade depende exclusivamente de nós mesmos, na medida em que temos, como bem disseste, olhos de ver e ouvidos de ouvir.
    Um super beijo em teu coração e um ótimo findi.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  33. Carlos querido,
    Muito bom o seu comentário. Amei!
    Você está corretíssimo quando afirma que devemos ter sempre uma atitude de admiração e amor ante as belezas que a vida nos proporciona.
    Desejo que tenhas um final de semana com muita paz e luz.
    Um grande beijo para você, amigo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  34. Olá Maria!

    Infelizmente ainda somos assim. Focamos nossa atenção nas negatividades e esquecemos do quanto de bom a vida nos oferta. Miopia da alma.

    Um abração e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  35. Olá querido amigo,
    É realmente uma bela definição esta: miopia da alma. Não conseguimos nem enxergar o quanto somos importantes neste mundo, conquanto somos seres imortais a caminho da evolução.
    Um ótimo findi para você.
    Beijos,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  36. Querida amiga
    Temos a mania de ver só os pontos obscuros na vida e esquecemos de agradecer a tudo de bom que acontece. Quantos pontos brancos vivenciamos e não reparamos.
    Essa reflexão me fez pensar porquê gosto de fazer haicais. Me atenho a vivenciar o aqui agora. Com isso não só vejo o ponto negro , como também a periferia.Esta periferia me acorda para dizer que a vida é bela e devemos enaltecê-la.
    Me fez associar a um haicai que fiz e foi
    publicado no Jornal NippoBrasil:

    "Um ponto preto
    na vermelha flor de sálvia
    estranho inseto"

    Primeiro vi o branco da flor para depois questionar o ponto negro?

    Bom domingo para você e obrigada pela linda reflexão.

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Olá Elisa,
    Muito bom seu comentário, querida. Vivenciando somente os pontos negros, realmente não conseguimos enxergar os pontos brancos, que representam a nossa vida na sua totalidade.
    Um ótimo final de domingo para você e um super beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  38. Que assim seja minha colega.

    O texto do autor desconhecido é impressionante. Realmente é isto o que estamos fazendo. Incrível né? Muitas vezes nem damos conta do que estamos perdendo e do quanto a nossa vida é enorme e possui centenas de veredas que fechamos nós mesmos, por falta de senso e na maior parte do tempo, por falta de fé.

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  39. Amem!
    É exatamente assim que acontece. Você descreveu muito bem o que fazemos quando não temos fé e nem bom-senso. deixamos de ver o lado bom das coisas e
    não conseguimos ser felizes.
    Um fraternal abraço,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  40. lindo texto..!
    é como se diz:
    não ha bem que sempre dure
    e nenhum mal que nunca acabe..
    bjus e otima semana

    ResponderExcluir
  41. Ler seu texto pra mim e fortalece meu interior, Temos que olhar sempre o lado bom da vida e esquecer o resto. Beijos minha amiga, e ótima semana.

    ResponderExcluir
  42. Paraguassu,

    é a lei do merecimento. Nada é injusto.

    Breve teremos outros contos.
    Tentei lhe seguir ontem, mas deu um problema no blog. Agora consegui.
    Abs e até a próxima

    ResponderExcluir