domingo, 9 de outubro de 2011

DESFORÇO


Fere, profundamente, o sentimento e a razão, a injustiça.
Magoa, sem dúvida, a agressão injustificável.
A rede das maldades, quando envolve alguém, asfixia-o e aflige-o.
São muitos os fatores e acontecimentos que surgem à frente, obstaculizando a tua marcha.
Não o deplores, nem revides deixando-te empolgar pelo anseio do desforço.



Os outros, os infelicitadores, já são infelizes sem que lhes aumentes a carga de desar com os revides e a vingança, tão covardes e insensatos quanto as más ações danosas.
Certamente, não mereces muitas dessas dores, pelo menos na atual conjuntura e na forma como te alcançam...
Sem embargo, não és viajor de primeira experiência, incurso num passado que te serve de base para o presente.
Como deves lutar para modificar, nas causas, os efeitos perniciosos que afetam a muitas outras criaturas, não te é lícita a ação ignóbil de vingança.
Só os homens de pequeno porte moral se desforçam, tombando em fosso mais profundo do que aquele em que se encontra o seu perseguidor.



Se desculpas o acusador, és melhor do que ele.
Se perdoas o inimigo, te encontras em mais feliz situação do que a dele.
Se ajudas a quem te fere, seja por qual motivo for, lograste ser um homem de bem, um verdadeiro cristão.
Desforço, jamais!



Divaldo P. Franco.
 Episódios Diários, ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.



Quando nos encontramos na condição de acusado, seja por meio de palavras, atos ou por qualquer tipo de discriminação, não devemos nos quedar diante dessas ofensas. Tendo como guia nossa consciência, é necessário que compreendamos nosso acusador como alguém, cujo espírito encontra-se em processo doentio, guiado pela insensatez e pelo desvario de quem é assediado por almas sem amor e sem luz.

Muito mais forte ficamos, ao acercarmo-nos da justiça divina, crendo que nela encontraremos abrigo para suportar determinados comportamentos de nossos desafetos. Muitas vezes, as dores morais advindas desse tipo de problemas têm, nas criaturas atingidas por tais fatos, uma receptividade causando-lhes males, inclusive, físicos. 

Tal receptividade redunda da falta de conhecimento de como se processam estes assédios por parte de obsessores que, por motivos diversos, tentam levar avante seu ódio, sua inveja e sua maldade. Não é de hoje que isso acontece. Se estudarmos a história dos povos, desde a antiguidade, veremos que estes acontecimentos sempre foram corriqueiros. Podemos, inclusive, ter como exemplo, Jesus. 

Naquela época, o Cristo, com suas idéias de liberdade e justiça para com os mais fracos e sofridos, era tido como um usurpador dos poderes daqueles que os detinham. Nunca antes, alguém se atrevera a sair em praça pública a pregar o bem, a caridade, a paz e o amor. E mais, aquele que foi o Mestre dos Mestres, usava sua bondade infinita e seu amor pelos homens, saindo a curar os doentes e dar-lhes guarida em seu coração.

Diante disto, muito foi acusado pelos poderosos da época. Foi chamado de louco, insultado, obrigado a carregar uma cruz sob martírios e dores e, por último, pregado na mesma, entre dois ladrões. Sofrendo e chorando, viu Sua mãe a Seus pés, sentindo as mesmas dores que seu filho sentia.

Porém, Jesus os perdoou, dizendo: "- Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem." E foi assim que recebemos o maior exemplo de humildade e amor ao próximo. Dessa forma, Jesus mostrou-nos a importância do perdão. Aquele perdão que é dado do fundo do coração, aquele do qual não resta mágoa nem dor. Aquele que se transforma em puro amor, doce e sincero.

Na caminhada de cada dia, nos defrontamos com toda a sorte de problemas que nos afetam das mais diversas maneiras. Se formos levar em consideração tudo o que de mal recebemos, seríamos um poço de sofrimentos, recalques e frustrações. Porém, sabemos que, se assim agirmos, estaremos nos aliando aos nossos desafetos e fazendo parte   da
negatividade própria daquelas mentes doentias.

A prece, a fé, a fortaleza de espírito, nos leva a enriquecer nossas almas, tornando-as fortes e bloqueadas a qualquer tipo de assédio de nossos irmãos que vagam na erraticidade espiritual. Assim, nada nos poderá atingir. Abastecidos pelo amor, pelo ato de perdoar, pela prática da caridade, pela benevolência e fraternidade, estaremos erguendo a mesma bandeira de Jesus - paz e amor aos homens de boa vontade.

Que sejamos humildes, que amemo-nos uns aos outros e que façamos a lição de casa, tão necessária ao nosso crescimento moral e espiritual, lembrando sempre o exemplo de Jesus.

Que assim seja! 

25 comentários:

  1. Maria,
    Obrigada por mais um momento de aprendizado! Amemos, espalhemos o amor. É tão mais confortante para nós e para os outros!
    Girassóis nos seus dias. beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom domingo com a paz dos dias felizes!
    Divaldo Franco sempre traz nas suas mensagens uma grande sabedoria,por falar de amor,que nos cobre de desejos e confortantes palavras para nosso dia ficar ameno dos grandes problemas...
    bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Querida, fazia um tempo que não vinha te visitar...e voce sabe que voce escolheu este tema hoje porque eu iria precisar da sua ajuda e acolhida...

    Estava eu agora visitando alguns blogs e estava muito triste, por ontem ter ouvido palavras extremamente duras e que me feriram a alma, reprovando a minha maneira de ser. Dizendo que por eu ter compaixão para com as pessoas necessitadas eu precisava de tratamento psicológico, pois eu não era normal...

    E isso me deixou bastante triste, pensando na finalidade do meu blog, que sempre foi levar amor e esperança às pessoas. Mas com tais palavras, eu estava muito triste e a pensar se a pessoa estava mesmo certa...por que eu sinto tanta vontade de ajudar o ser humano e ser solidária com seus sofrimentos? ser´que eu não estava mesmo precisando de ajuda psicológica, como ela disse?

    E de repente, vejo o seu link no meu blog e me deu uma vontade enorme de entrar...e eis que encontro essas palavras tão alentadoras que acalmaram a minha alma e me mostraram que devo sim, continuar a minha marcha e a minha missão...de levar um pouco de amor e esperança as pessoas...que às vezes aparecem em nosso caminho seres para nos tirarem do nosso verdadeiro caminho, mas que não devemos nos deixar levar por eles...

    Paraguaçu, voce não imagina o que voce fez à minha alma hoje, que estava a chorar...

    Obrigada por voce existir e ao seu grandioso amor à humanidade...

    Um beijo com carinho e muita luz em seu caminho...
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Perdoar ao próximo e a si mesmo, o que é mais fácil?

    Conseguimos realmente?

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu póster! Acredito que é importante crermos em nós mesmos!Nunca levar à fundo maus tratos dos outros conosco, ou seja, àquelas pessoas que nos ferem, jamais descer como elas!
    Sermos dignos e autoconfiantes.

    Beijos, minha linda.

    ResponderExcluir
  6. Ler este poste veio ao encontro de algo que ontem aconteceu com uma amiga...às vezes custa muito não "responder" do mesmo modo!
    Abracinho meu!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,saudade! Passei para ver as novidades, andei sumida...curso de gestão acabou sexta e nele fui aprovada, por isso pude fazer a prova hoje de manhã, veremos como me saí...bem tentei!
    Essa semana (terça) teremos a festinha da criança lá na escola...muito trabalho pela frente...Tenha uma semana de muita Paz e luz! beijocas e até breve...

    ResponderExcluir
  8. OI amiga!

    Vim sorver suas palavras! Já faz parte do meu domingo visitá-la... rsrsrs

    Grande abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Parece incrível, mas toda vez que venho aqui tem um texto que estou em parte vivenciando. Mas algo muito importante que eu li e vai me ajudar muito é manter como guia nossa consciência.
    Uma ótima noite e uma semana cheia de paz e alegria.

    ResponderExcluir
  10. Uma linda mensagem amiga,pois o perdão tão dificil de ser praticado por nós pobres seres mortais,é na verdade a faxina de nossa alma e há que ser praticado em nome Dele.
    Um carinhoso abraço amiga.
    Uma bela semana voce.
    Bju.

    ResponderExcluir
  11. Que assim seja mesmo.Linda! uma semana maravilhosa pra ti! beijos,tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  12. Olá e bom dia!
    Gostei muito do seu blog, também sou taurina, baixinha e MUITO TEIMOSA.
    Fiquei feliz com sua visita no meu blog e também estou te seguindo, voltarei sempre ao seu blog.
    bjs
    juliana cruz

    ResponderExcluir
  13. Querida Maria, ler teus posts, cheios de sabedoria é um bálsamo para o espírito, é muito bom te visitar...Bjo

    ResponderExcluir
  14. Amiga! Obrigada pela querida visita. Fiquei muito feliz ao vê-la em meu blog. Você sempre será bem vinda.

    Que post impressionante. Quanta palavra sábia e quanta coisa boa levo daqui. Que consigamos evitar as maldades e que possamos fazer o bem.

    Tenha uma semana iluminada, cheinha de alegrias.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Perdão a melhor lição de Jesus.
    Que assim seja sempre ...
    uma semana linda p vc
    Bjim***

    ResponderExcluir
  16. Oi minha querida!
    Excelente o tema que você nos propôs hoje. Sem dúvida alguma mais vale perdoar do que se vingar.
    É triste quem escolhe por se vingar. Quando somos atingidos seja de que forma for por alguém, temos que saber que se agirmos do mesmo modo como agiram conosco, não estaremos sendo "melhores" do que quem nos atingiu, estaremos nos igualando.
    Portanto, se estamos aqui para nos aperfeiçoar com espíritos eternos que somos, temos que sempre buscar pelo melhor, pelo bem, termos sabedoria, discernimento para agirmos.
    Que seja maravilhosa e cheia de paz a sua semana amiga...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Que assim seja!
    Amém!!

    Lindooo!! Adoreii!!


    Beijocas e uma ótima noite...

    ResponderExcluir
  18. Doe muito mais a mão de quem bate, do que a face do ofendido.
    É uma pena que precisamos sofrer para aprender essas verdades da vida.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amiga e obrigada por mais esta linda postagem que só tem ensinamento.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...


    GIOVANA

    ResponderExcluir
  20. Oi, amiga

    Sua mensagem é linda e maravilhosa.

    Abração pra ti e tenha um ótimo dia.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  21. Olá querida, estou de volta, já estou com internet aqui. Adoro as lições de Joanna. Eu e meu marido temos muitos DVDS do querido Divaldo, aprendemos sempre com ele. Fique bem. Carinhos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Vim agradecer sua visita ao meu blog. Gostei muito do seu e já estou seguindo. Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de passar por aqui...

    Um beijo de Nita.
    De boa tarde.

    ResponderExcluir