domingo, 21 de agosto de 2011

PRECONCEITOS


"Ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou, ainda, por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

   Nelson Mandella



Uma das maiores  chagas da  humanidade  diz  respeito ao  preconceito
em suas variadas formas, e que existe entre  os homens desde sempre.
Num mundo como o de hoje, é inadmissível a permanente existência desta mazela entre as pessoas.

Preconceituar é discriminar alguém, cujo modo de ser ou viver não se coaduna com a ótica de outro alguém, que se julga superior àquele. Como podemos conviver numa sociedade baseada em princípios de diferenciação quanto à cor da pele, à religião ou a origem de seres considerados nossos companheiros nesta caminhada terrena.

Todos somos iguais perante Deus. Em nada somos diferentes, posto que fomos criados à Sua imagem e semelhança. Porém, como ainda engatinhamos rumo à espiritualidade, somos rudes e insipientes. Nossa
alma, ainda na busca da evolução e progresso, desnorteia-se no caminho a ser percorrido e, assim, sem vislumbrar a oportunidade de resgate a que somos submetidos ao aportar neste planeta, deixa-se levar pelas aparências, seguindo uma rota distante da verdade.

As mensagens deixadas por Jesus, quando aqui esteve entre nós, mostram o quanto é louvável a não discriminação de nossos irmãos, em todos os sentidos. Nosso Mestre esteve entre os leprosos, curando-os; não agia com superioridade quando discursava entre os letrados da época; nasceu e viveu como um homem comum, mesmo sabendo ser filho de Deus.

O preconceito atualmente é tido como crime, seja de que origem for. A partir do instante em que se discrimina alguém ou algo, estamos deixando transparecer o desamor, o desrespeito, o orgulho, a incompreensão, o ódio.

O preconceito atinge pessoas de todos os níveis sociais. Hoje, há muita discriminação com relação às opções sexuais das pessoas, embora existam leis que vetem este tipo de discriminação, dando aos envolvidos plenos poderes de viverem seus direitos, pois  a sexualidade
em nada desabona alguém, uma vez que, também a Doutrina Espírita, respeita e explica esta matéria, como sendo uma questão de resgate espiritual, como também uma forma de experiência para o ser: ora nascemos mulher, ora nascemos homem.

Não podemos de forma alguma discriminar nossos irmãos. Não temos lembranças do passado nem formas de prever o futuro. Assim, aquele que proceder de maneira preconceituosa em relação aos demais, pode ter sido como um deles numa de suas reencarnações pretéritas, como poderá também, sê-lo no futuro.

O crescimento e a evolução espiritual dão à criatura uma ampla visão de como agir para que o mundo se torne um lugar habitável e aprazível.
Não podemos abdicar da maior conquista de um ser espiritualizado: o amor incondicional. A partir daí, o ser torna-se um aprendiz do universo cósmico, onde tudo acontece sincronizadamente, inclusive a vida e seus
acontecimentos.

O homem, inserido neste contexto, é completo e feliz. Aceita seus irmãos como são, sem contestar o que o Divino Mestre legou para cada um. Somos o que somos. A forma de expressão de nossa individualidade se ajusta perfeitamente à compreensão de todos. Portanto, não há porque haver o desequilíbrio chamado de preconceito. Se aprendemos a odiar, podemos perfeitamente aprender a amar. Esta é a premissa verdadeira da questão.

Que em cada coração cresça o amor, o altruísmo, a fé e a conscientização de que somos todos iguais. Que Deus nos abençoe e ajude-nos a estender o amor àqueles que buscam, em nós, o auxílio para seus infortúnios.

Que assim seja! 


21 comentários:

  1. Você sabia que a imagem que você escolheu para este post, foi totalmente recrinado pela sociedade brasileira? A imagem apareceu em milhares de outdoor no Brasil. Acontece que a sociedade entendeu que a menina branca era o anjinho e a menina negra, por ter duas tranças pra cima (dando entender dois chifrinhos)o diabinho. Foi um tumulto só. Fiquei, na época, na dúvida se a empresa fez de proposito ou não, uma vez que ela sempre foi polêmica.

    Mas o seu post está muito bom. Como sempre, né?

    Um beijo grande, minha querida.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Que reflexão linda voce nos trouxe! A mais pura realidade.

    Ainda temos também o preconceito contra nós mulheres. Muito poucos homemns estão preparados para aceitar uma mulher à frente dos negócios!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida que texto maravilhoso.Conscientizar, conscientizar e conscientizar... é o caminho para a reflexão e mudanças de atitudes.Além do preconceito por raça, cor ou preferência sexual um dos mais "velados" e que persiste é contra as mulheres.Vale refletir e apoiar campanhas neste sentido.Bom domingo querida.Muita paz muita luz Eloah

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria!
    Estava aqui me deliciando com seus textos.. como é incrível o dom que possui em nos transmitir de forma tão suave textos que sempre nos levam a refletir... É sempre muito bom vir lhe visitar!

    Um beijão imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  5. Maria,Querida!
    Infelizmente o preconceito só vem a aumentar cada vez mais,preconceito de brancos para negros,negros para brancos,de nós mulheres e assim por diante!
    O bullying também se torna um preconceito,hoje em dia até as crianças já começam desde cedo com estes preconceitos,triste!
    Parabéns pela postagem!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Preconceito é uma grande bobagem, coisa de alguns poucos mal esclarecidos. De qualquer forma, adorei a sua postagem. Parabéns, minha amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria!!! Uma ótima semana pra vc!!!! O texto, dispensa comentários: vc disse tudo!!!Concordo plenamente!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,suas msg são ternas,puras,maravilhosas. Vc presta um bom serviço a seus leitores. bjs

    ResponderExcluir
  9. perfeito querida..
    não é necessário mais nada a dizer.
    beijos perfumados..

    ResponderExcluir
  10. é muito triste que o preconceito ainda exista entre nós.Parabéns pelo texto, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Calma tudo tem geito
    nessa vida.
    Não faz sentido perder o juiso
    se hontem nada deu certo.
    Se você tem fé ..Tem Amor
    mais nada vai bem contigo.
    Alguma coisa ainda te falta
    consulte no fundo do seu coração
    algo que sem perceber você deixou de lado.
    Deus sabe quanto agradeço por ser sua amiga.
    Um abençoado final de Domingo.
    Bjs no coração,Evanir.
    Eu Amo..Amar Você

    ResponderExcluir
  12. Amo ler suas postagens!
    As pessoas precisam ser conscientizadas de que somos iguais e temos a mesma essência divina.
    Abraços! Minha querida e uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Olá Minha Querida...

    Excelente teu post, tuas palavras. Obrigada por compartilhar teus escritos.. Adorei.

    Grande Abraço e uma semana cheinha de amor pra ti!

    ResponderExcluir
  14. Muito pertinente seu tema minha querida...acho lamentável todo e qualquer tipo de preconceito que se tenha. É preciso que isso mude, que todos se conscientizem do quanto é danoso termos tal atitude. Porque somos todos iguais perante os olhos do Pai.
    Boa semana amiga...beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Querida Maria,você,como sempre discorrendo de maneira correta sobre um tema polêmico...é uma matéria que vem sendo debatida à exaustão em todas as camadas da sociedade,as pessoas alegam não ter preconceito,batem no peito,mas,basta surgir algum ser "diferente"em sua família que todo este discurso vai pro espaço.
    Temos que mudar e tentar mudar as outras pessoas,pois o Pai é um só e ele não faz diferença entre seus filhos.
    Bjsssss e uma bela semana prá você,
    Leninha

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oscar Herlinger disse:
    Obrigado amiga querida,

    Que tenhamos sempre força para prosseguir, mesmo sob chuvas de impropérios e assédios mal cabidos... Que Jesus esteja constantemente a nos proteger, dando nosso sagrado livre arbítrio e com sua infindável doçura de bênçãos.

    Que Deus te abençoe
    Oscar Herlinger

    ResponderExcluir
  18. É isso aí Paraguassu,

    preconceito é a arma dos fracos contra a grandeza das diferenças.

    Ótima terça-feira para você!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o seu texto.
    É assustador o que se vê pela mídia violências por causa do preconceito

    Você é muito iluminada

    ResponderExcluir
  20. Lindo blog, linda postagem (adoro Nelson Mandela) ele sim foi exemplo de fé na vida, fé que um dia prevaleceria a justiça, que pelo menos um pouco entenderiam o valor da persistência e se fazer valer em sua pátria a igualdade! Acredito na humanidade! acredito em que um dia ninguém mais vai discriminar, pois as almas evoluirão e se lembrarão de todas as suas vidas passadas, para isso há reencarnação, ah se há!!!
    Abraços!
    Ivone poemas
    henristo.blogspot.com

    Meus blogs: "poemas sem peias" e "levitar em brancas nuvens"

    ResponderExcluir