quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS CAMINHOS DO CORAÇÃO


"Não pode haver nenhuma libertação do pensamento humano, nem expansão  dos descobrimentos científicos, enquanto não for resolvida a questão do espírito."

Helena Blavatsky


O Espiritismo, cuja proposta maior é a transformação do ser humano para melhor, através da ética e da moral baseadas nos ensinos de Jesus, fundamenta-se na continuidade da vida depois da morte, na comunicabilidade dos espíritos e na pluralidade das existências. 

É fator incontestável a contribuição da Espiritualidade no equilíbrio do ser humano. Com certeza, não encontra-se este fator na religião em si, mas na esfera intangível da vida emocional do homem. O sentimento do bem-estar é legitimado pelos caminhos do coração, que faz com que as pessoas absorvam condições extraordinárias que ajudam na superação das próprias limitações, fazendo com que lancemo-nos à conquista dos objetivos superiores da vida.

O nível espiritual de cada um diz respeito à forma como nos sentimos ligados aos outros e a algo além de nossa identidade, seja por fazermos parte do universo, seja por estarmos ligados a algum movimento religioso ou espiritual, ou seja por sentirmo-nos conectados a Deus.

Há milênios, o homem é fascinado em investigar o desconhecido, a fim de desvendar os segredos que o cercam e inquietam. Essa busca, por mais curiosa que seja, dirige-se para as coisas que estão mais distantes de si. Inconscientemente parece fugir de si mesmo, por vezes atormentado por seus medos.

O contínuo progresso desenvolveu na sociedade uma inquietante necessidade de ter. Sem perceber, o ser humano foi dominado pelos objetos que, agora, parecem dominar a todos.

Isto contribui para dificultar a percepção de si próprio. Assim, mergulhado no mundo superficial de suas criações científicas e tecnológicas, nutre a cultura do prazer e do alívio de seus temores, para suportar a si e aos outros.

Daí a grande necessidade de descobrir-se como um ser, cujas carências emocionais devam ser supridas. A espiritualização traz   a compreensão  de que tudo o que temos ao nosso dispor torna-se mera figura decorativa, se levarmos em conta que somos, antes de mais nada, viajores do universo e que, hoje estamos aqui, porém amanhã, quem sabe, estaremos de volta à pátria espiritual.

Portanto, faz-se indispensável solucionar a problemática do espírito. De nada adianta termos a posse de todo e qualquer bem material, como também sucesso profissional, etc., se vivemos mergulhados num mundo onde não conseguimos descobrir e vivenciar nosso interior, nosso coração, nossa alma.

Que nossa mente desperte para a conscientização do que somos, a fim de que possamos abraçar a vida com fé, esperança e amor. E que este abraço se amplie e alcance a todos aqueles que necessitem de nossa caridade, pois é através dela que encontraremos o verdadeiro caminho para a felicidade.

Que assim seja!












26 comentários:

  1. Oi querida amiga Paraguassu. Saudades. Bolinha te envia um au au... kkk. Obrigado pela visita em meu diário. Nunca te falei, mas também sou espírita e espero em breve começar a trabalhar este meu lado, mas para tudo na vida tem um tempo né... Olha, vou pedir para minhas amigas Ma ou Marli te repassar um braço da corrente pois eu já fiz minha pequena parte, ok? aguarde que em breve também vai poder participar dela. Cada um de nós, dando um mínimo de ajuda, teremos um montão de apoiadores. Quem não tem 3 amigos virtuais com quem possa contar? Temos muito mais, mas apenas 3 bastam né... MUITA LUZ MINHA GRANDE AMIGA. Um grande beijo no coraçao. Tenha uma ótima semana. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Maria, fiquei encantada com a foto. Verde me encanta e flores então nem se fala!!!!

    Não saímos daqui e levamos os bens materiais para o outro plano, apenas o que fizemos por cá e quem tocou nosso coração. Por isso temos que tomar muito cuidado para não dar mais valor aos bens materiais do que eles têm.

    bjokitas com master carinho :)

    ResponderExcluir
  3. Querida...

    Te indiquei na corrente do Clemente.
    AS instruções estão no meu blog.
    Vc com sua generozidade, sempre pronta a judar..
    Bj no seu coração..

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Amiga!
    Estou com mta saudades de vc e do seu cantinho!
    Ando meu sumida, pq estou fazendo um curso,no centro onde trabalho.
    Amei o texto!
    Sempre de grande ensinamento!Principalmente p/ aqueles q ainda ignoram essa doutrina maravilhosa!
    Me desculpa pela correria tá!

    Beijos fraternos!!!

    ResponderExcluir
  5. quando seguimos o coração, não erramos,

    ResponderExcluir
  6. ... corremos tanto atrás dos desejos e necessidades do corpo, sem percebermos que somos muito mais alma!

    Quem alimenta a alma, sacia o corpo!

    Bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu espaço.
    As suas palavras são as que sempre precisamos ouvir.
    Boa Semana iluminada
    bjs

    ResponderExcluir
  8. estamos em constante aprendizagem
    kis :=)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maria!

    Uma reflexão profunda e verdadeira. A espiritualização nos proporciona a paz, o conforto, nos torna seres humanos melhores, e nos conecta com a força superior de Deus.

    Um abraço fraterno
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria... Li alguns posts anteriores, brinquei com seu gatinho... Gostei muito do seu blog e já me fiz seguidora! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria,
    Um lindo e significativo texto. Espiritualidade, de fato, nada tem a ver com religiosidade, e, sim, com a nossa conexão com Deus e com sua Lei de caridade e amor.
    É importante que o nosso SER se sobreponha à
    necessidade de TER e acumular, já que somente as riquezas espirituais seguirão conosco na hora derradeira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite querida.Que texto lindo! Ser e não Ter deve ser o nosso caminho da liberdade.E isto só é possível quando nos aperfeiçoamos como seres humanos.Obrigada por esta reflexão sobre um assunto tão importante para todos nós.Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
  13. Minha linda amiga de alma!
    Vc sabe como nos sentimos quando nos encontramos,nossa alma se cruza num abraço...
    Por isso que estou sempre bebendo dessa seiva vitalizante...

    Há!Ia me esquecendo,dá uma passadinha no blog do meu amigo e ver o acróstico que Regininha fez prá ele.Deixa teu comentário lá para ela se sentir feliz.É uma menina que precisa do nosso incentivo para ver se aparece alguém que dê força para ela escrever seu livro.
    http://pedrofransilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga!!!!
    Achei antes de mais nada, muito esclarecedora suas primeiras palavras sobre o espiritismo, pois o povo ainda tem dúvidas (falo por mim mesma, hehe). Embora sem religiao, gosto da ideia da esperanca e da propagacao do amor para um mundo melhor, onde mesmo depois dele, possamos nos reunir com aqueles que amamos!

    Desculpa a "sumida", ando de viagens em viagens, e trabalhando no meu terceiro livro... De vez em quando vou aparecer por aqui, pois nao quero perder o contato, viu, entao, nao some (olha quem fala, haha) e nao esquece de mim, please!!
    Beijo grande e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  15. Oi minha querida...penso que todas as distrações que a vida traz, acaba por distanciar as pessoas do que realmente pode ser benéfico e essencial, que é a espiritualidade...pois quando a vivenciamos, trazemos entendimento, paz, alento, enfim tudo o que seja bom para nossa vida.
    Beijos e paz...
    Valéria

    ResponderExcluir
  16. Amiga, há pouco tempo tomei conhecimento da doutrina espírita, e posso assegurar que está me fazendo um bem enorme, me fez ver o outro com um olhar mais cristão. Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Querida,um texto pra ser refletido.Eu creio que se estarmos sempre em contante vivenças colocando o "bem" sempre em primeiro lugar na nossas vidas, o nosso coração sempre vai nos guiar no caminho certo. Coração, espirito e alma em sintonia não há como errar.Deixo beijos e carinho no teu coração!


    Smareis

    ResponderExcluir
  18. Que coisa mais gostosa passear por estes textos que tantas mensagens salutares nos deixam...
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga, a terra é uma escola aonde o espírito vem a cada reencarnação freqüentar um novo período de aprendizado. É lógico que em todas as escolas existem alunos repetentes por persistirem em velhos hábitos, mas quando se trilha o caminho do amor, o ser apressa seus passos em busca do criador.
    Bom final de semana amiga.
    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  20. obrigadda pela visita lá em casa, só hj tive tempo com calma para passar por aqui.
    gostei muito do que li e se me permite vou ficando.

    não somos nada além de nós mesmos e nunca devemos nos perder disso, pois só o que sentimos e realizamos em relação aos outros e a nós mesmos é que nos pertence realmente, e a única coisa que levaremos conosco.
    bom final de semana de luz , paz e união.

    ResponderExcluir
  21. Quase sempre,quando seguimos o coração, o mais que pode acontecer, é despertar o sentimento do Amar.
    Abrass

    ResponderExcluir
  22. Oi minha querida amiga Paraguassu. Viu, fiquei feliz em saber que nossa amiga Ma te enviou o convite para aderir a campanha da ONG AVV para o dia das crianças. Eu também queria muito um presente pois sou uma criança de 52 anos, kkkk. Espero que nossos irmãozinhos de luz te iluminem na escolha dos teus amigos virtuais que receberão o teu amável convite. Um grande beijo. Tenha um ótimo final de semana. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Paraguassu, é um prazer poder te seguir!
    Gosto muito também de refletir sobre a vida. Passarei sempre por aqui para ler os textos postados.
    Abç!
    Geovani

    ResponderExcluir
  24. Linda postagem querida ameiii! obrigada pela visitinha em meu Blog fika com Deus !! abraços

    ResponderExcluir