quarta-feira, 3 de agosto de 2011

OS CONSTANTES DESAFIOS DA VIDA



"A provação e/ou a missão vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."


                                              Lattie Cowman




A vida está sempre nos lançando desafios. Muitas vezes, estas situações podem ser até, conflituantes. Recentemente, a Psicologia descobriu que a inexistência de estresse é tão destrutiva quanto a ocorrência do mesmo, em caráter muito elevado. E explicam assim: todos temos uma programação biológica e neurológica que faz com que lutemos e enfrentemos desafios. Estes fazem com que o ser humano progrida, estranhamente, perante um ambiente desafiador, pois quanto mais inteligente, persistente e competitivo  somos, mais gostamos de resolver os problemas ou obstáculos que se nos deparam na  vida. 

Uma sucessão de questões deste tipo visa a colocar nossos limites à prova e, via de regra, leva-nos à autocompreensão e à auto-superação, o que traz uma sensação de euforia interna nos levando a momentos em que nos elevamos acima dos problemas banais do cotidiano e pairamos acima deles.  Nestes momentos harmonizamo-nos conosco e com o ambiente que nos cerca, de maneira que as questões parecem deixar de existir, tornando-se apenas eventos intercalados no fluxo contínuo e infinito de nossos dias.


Se nossos desafios estão de um tamanho correto e conseguimos, passo a passo, resolvê-los, a cada vez que tivermos outros problemas , estes nos darão mais energia para a resolução, dando-nos vontade de tentar novas e variadas soluções.  Da mesma forma, se tivermos muitas questões a serem resolvidas, devemos ter mais determinação, buscar mais conhecimentos e, também, ajuda.


A provação sempre será um desafio a ser resolvido. Todos, sem exceção, passamos pela provação. Quem de nós ainda não teve algum desgosto? Ou sofreu a perda de entes queridos? Ou foi despedido do emprego, o qual julgava certo e para sempre? Ou esteve, ou está padecendo com uma doença ?


Na verdade, cabe a cada um de nós vivenciar a nossa provação. Quanto mais a encararmos de frente, mais estaremos nos dispondo a viver o problema e buscar a solução para o mesmo. 
Isso também vale à missão que cada um de nós tem para cumprir nesta caminhada. Tanto  a provação quanto a missão, nos torna mais humanos e menos frágeis, na medida em que batemos frente a frente com estes desafios. A fuga sempre será inútil,  pois a cada um é dado conforme seu merecimento.


Muitos de nós tentam fugir ao que nos foi imposto pela vida. A um pai, cujo filho nasceu com problemas mentais, por exemplo, há que se ver a verdadeira e inexorável razão de estar existindo essa provação. Pode, inclusive, a mesma, tornar-se uma missão. Como nada acontece por acaso, esse pai reverterá a provação em missão, se o mesmo aceitar seu filho como é e amá-lo como tal. E será uma bela e divina missão.


E assim acontece em inúmeros casos que vemos por este mundo afora. Deus nunca dá a seus filhos um peso maior que aquele que os mesmos possam carregar. E quando bate à nossa porta um desafio, o melhor a ser feito é enfrentá-lo e nunca colocá-lo na porta do vizinho, pois ele é nosso e podemos, com certeza, solucioná-lo, se levarmos sempre com bons pensamentos e com atitudes de acordo com nossos valores morais. 


Lembremo-nos de uma frase da grande escritora e psicógrafa Suely Caldas Shubert que diz: "Cada um escreve sua própria história, pois somos herdeiros de nós mesmos."


Que assim seja e paz e luz a todos!





28 comentários:

  1. Querida Paraguassu, eu lhe tenho muito admiração, pois os seus textos além de nos trazer conhecimento, faz com que nos conhecemos melhor. Nesta semana, eu tive alguns problemas, uma atrás do outro, que me trouxe perdas materiais, porém, me enriqueceu muito, pois provou para mim que nunca estamos sós. Um imenso beijo e bastante Luz.

    ResponderExcluir
  2. Maria..lendo este belo testo..me veio a seguinte reflexão, que acho que vem de encontro..
    Primeiro quero dizer que eu acredito no que leio aqui. Vc conta de um jeito diferente o que eu ouço no Brahma Kumaris, escola de meditação que eu frequento.

    Pq a gente tem febre? é um sinal do nosso organismo para qe anticorpos entrem em ção. Como se fosse uma barreira,
    Da mesma forma os desafios. Eu cusei a acreditar quando ouvi pela primeira vez a frase: Abençoa as dificuldades.Pènsei..Mas como abençoar uma difiuldade?
    Hj mais madura entendo o que isso quer dizer.
    Sem dificuldades a gente não cresce. Ela que nos
    impulsiona ao crescimento. A cada teste que a vida apresnta, mas poderos ficamos. Ficamos com mais experiencia para eceitar outros desafios.

    Um beijo neste seu coraç~]ao!!

    Ma

    ResponderExcluir
  3. Ah! querida de fato a vida as vezes nos dá provações pesadas e que nos testam diante da vida.Se pensarmos sobre o assunto a aceitação nos fortifica e nos leva ao momento de transição que é de aprendizado e de reafirmação.No final do túnel sempre haverá uma luz.Belo momento de reflexão! Obrigada amiga por este Post.Um forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo texto.
    Gosto do que leio por aqui
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. É preciso enfrentar os desafios da vida, só cresceremos com os tombos que levamos, e seguimos em frente com mais força.Um comentário que li aqui "abençoa as dificuldades", é assim no local de trabalho, nas nossas relações com os outros, com os filhos, enfim... a vida é um eterno aprendizado.Um grande abraço da Mery.

    ResponderExcluir
  6. Somos tão comodistas que costumamos desistir ao perceber um novo desafio. Ele vem com a insegurança e costumamos nos afastar para não sentir o peso da derrota. Mas são nossos, inegavelmente. Não adianta postergar porque teremos que passar por aquele caminho. Assim, como seu belíssimo texto evidenciou, temos missões e haveremos que cumprí-las. E sempre sairemos mais forte, qualquer que seja o resultado.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Paraguassu.
    Confesso que seu blog é um achado valioso. Não só pelo layout, sobretudo pelo teor de suas mensagens, tão reflexivas e tão verdadeiras, como se estivéssemos nos lendo nelas, refletindo o caminho que precisamos trilhar.
    Adorei!
    Parabéns! Fico por aqui, seguindo você.
    Abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  8. Teus textos vem de encontro ao que precisamos...Lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Maria, deveras os desafios, os obstáculos, os problemas e etc. são constantes em toda nossas vidas, mas não devemos nos curvar sob eles e sim enfrentarmos, pois cada batalha vencida, ficaremos mais fortalecidos. Afinal, temos que ser o protagonista de nossa própria história.

    Sou admirador de seus textos, pois além de ter um conteúdo extraordinário, possui uma gramática impecável, coisa rara por aqui, na blogosfera.

    Parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar conosco!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nos desafios da vida me encontro com vc para sentir na alma sua força de uma grande amiga...
    Texto reflexivo para meu dia que procuro o que está dentro de mim mesmo...meu eu
    Lendo os comentários dos amigos vejo que todos carregam algum problema dentro de si...então o meu está sendo tão pequeno diante da pesquisa que tenho feito...
    bjs no seu coração adoçicado

    ResponderExcluir
  11. Que assim seja!

    Que as provações nos desafiem a dar o nosso melhor e nos impulsione ao crescimento.

    Beijos, Paraguassu!

    ResponderExcluir
  12. Olá estimada Paraguassu, aqui estou para conhecer seus belo espaço e agradecer sua gentileza da mensagem ao meu cantinho. Fiquei encantada com suas matérias aqui postadas, resta-me lhe desejar , sempre muito SUCESSO, com admiração, Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  13. OH! MINHA LINDA! QUANTA HONRA
    TER VC AQUI NO MEU CANTINHO
    UM GRANDE ABRAÇO...ESTOU AMANDO SEU BLOG BJS

    ResponderExcluir
  14. Querida Maria,ë o ditado popular:Deus dá o frio,conforme o cobertor,de uma sabedoria imensa,e o seu texto,belíssimo vem corroborar com este dito de uma maneira brilhante.
    Bjsssssssss e muito carinho,
    Leninha

    ResponderExcluir
  15. Oi minha amiga, que texto lindo. Isso me faz refletir muito. A vida pra mim é um desafio todos os dias. São os desafios da vida que me faz crescer a cada dia. Um beijo e ótima noite. Smareis

    ResponderExcluir
  16. Buenasss...
    Sou eu!!!!!
    Não acredito que tu dissestes que sou a CristaCristalCristalina,a famosa Olhos Azuis!!!!!
    Devias fazer de conta que não te lembravas de mim...
    Assim eu iria fazer charminho,desfilar minha belezura,piscar para ti,sorrir e até CANTAR com essa maravilhosa voz de MORMAÇO que DEUS me deu!!!!
    Mas tudo bem...o que importa mesmo é que te gosto do jeitinho que tu és!
    Tu não vais acreditar se eu te disser que virei um picolé...de tão frio que está por aqui...mas é a pura verdade!
    Até me derreti ao ler tua postagem...te admiro muito...gostei demais,viu???
    Por isso que estás sentindo esse gostinho de doçura...
    Não te beijo,porque senão te meléco...ééékkkaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  17. Olá Maria,
    Um texto magnífico, repleto de verdades e ensinamentos.
    De fato, Deus não coloca fardo pesado em ombros
    leves, por isso devemos aceitar os desafios de nossa jornada, acreditando sempre que teremos força e sabedoria para superá-los.
    O que temos que passar ninguém passa por nós.
    Obrigada pela oportunidade desta leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. É tarde, mas não me esqueceria de você nem que nevasse. Tem um selo comemorativo dos 300 seguidores do artes e escritas esperando por você : http://selosarteseescritas.blogspot.com/2011/08/300-wwwarteseescritasblogspotcom.html
    Um abraço, Yayá

    ResponderExcluir
  19. Boaa noitee...Mita linda a mensagem vc é iluminada...Não permita que alguém venha lhe roubar os seus sonhos.Este mundo está repleto de pessoas que terão um imenso prazer de lhe falar que os seus sonhos nunca poderão se concretizar.Elas irão lhe zombar porque você tem demonstrado uma ousadia e determinação de sonhar grandes sonhos. As pessoas poderão questionar a sua insanidade mental simplesmente porque você está determinado a alcançar os seus alvos. Não ignore essas pessoas, mas – decididamente – ignore as convicções delas.Lute pelos seus sonhos!!! e vença … e seja feliz!
    Deus lhe abençoe muito neste dia!Uma semana lindaaa com muita paz bj!

    ResponderExcluir
  20. Prezada amiga
    Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  21. Ola querida
    tenha um fds abençoado
    Bjokasssssssss

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!!
    Muito obrigada por tua visita!!!!
    Adorei o blog e as lindas folhas!!!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  23. Tem tanta coisa neste mundo que nos deixa estressadas, por isso mais do que nunca a importancia de se ter uma religião.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  24. Oiê querida!
    Vida já é praticamente um sinônimo de desafio. Quem não os enfrenta, na verdde não vive.
    Quando era menina, existia (nem sei se existe ainda) a Rádio Relógio, onde um locutor repetia diversas vezes " cada minuto é um milagre que não se repete..." eu acrescento a isso "cada minuto é um desafio que vencido se torna um milagre que não se repete"... E sigamos nós a enfrentr esse incrível e maravilhoso desafio que é viver.
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Belo texto, querida! também encaro assim os desafios que a vida me coloca. Acredito que sempre crescemos e evoluímos nas adversidades. A única coisa que eu nunca gostei na minha vida foi de competição. É que a meu ver, os seres humanos não encaram de forma positiva esse tema. Eu sempre achei que nas competições reina mais a arrogância, a prepotência, o desequilíbrio, a falta de caráter, a corrupção. Se realmente usássemos esta para crescer, aí sim, seria positivo.
    Mas também creio que nunca a espiritualidade nos envia problemas maiores do que a capacidade que temos para resolvê-los.
    E sempre, tudo passa...tudo passa...sempre...

    Um beijo com carinho
    Liz

    ResponderExcluir
  26. Realmente somos frequentemente testados nesta vida.. e cabe a nós sempre mantermos a sabedoria e calma.. pois tudo é uma questão de ensinamentos e evolução.. nem sempre é fácil.. mas com fé e certeza de que somos capazes de enfrentar todos os obstáculos.. certamente saíremos vitoriosos!
    Maria, este seu cantinho é onde encontro força e luz para seguir com a jornada. É sempre muito bom vir aqui ler seus textos.

    Um beijo imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  27. Belo ensinamento amiga, para uma vida de lutas.Creio que as cargas não podem pesar ao dono e que assim com sabedoria e perseverança, possa seguir a longa jornada.Um belo texto de muita reflexão e incentivo para não esmorecer nunca.
    Um abração Maria.
    Uma bela semana a voce.
    Bju de luz.

    ResponderExcluir
  28. Sempre um ensinamento. Vir aqui, praticamente significa acrescentar-se. E como estou precisando disso! Os desafios são os instrumentos para a ascensão. A ostra mostra esse exemplo ao produzir a pérola. A dor se faz necessária. Uma ostra que não foi ferida não produz pérola, pois ela e o resultado da dor, uma ferida cicatrizada.
    Beijo grande da
    Genaura Tormin

    ResponderExcluir