segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ENCERRANDO CICLOS





“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
As coisas passam, e o melhor que podemos fazer  é deixar que elas realmente possam ir embora.
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que temos.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível e do que está acontecendo em nosso coração.
E o desfazer-se de certas lembranças significa, também, abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas. Portanto, às vezes ganhamos e às vezes, perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada  mais.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo. Diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era e se transforme em quem és.
Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, e lembra-te :  tudo o que chega, chega sempre por alguma razão, pois nada é por acaso.”

                                          Fernando Pessoa


A certeza de que na vida nada acontece por acaso nos leva a pensar na importância de não nos determos no passado, vivendo o que já foi como se ainda tivéssemos a chance de buscá-lo de volta para nós.
Muitas vezes, nos fechamos em copas para o mundo, tornando-nos amargos e de difícil trato. Ou ficamos saudosos, tristonhos, amargurados e com um grande sentimento de culpa por algo que aconteceu, mesmo sem termos tido alguma participação no fato.

Na verdade, estamos promovendo, dentro de nós mesmos, uma desaceleração de forças bioenergéticas que, fatalmente, nos levarão a algum problema de saúde. A saudade, a tristeza, a amargura e muito mais ainda, o sentimento de culpa afetam o equilíbrio emocional e nos deixam vulneráveis, pois quanto mais nos preocupamos com coisas que já não mais existem de fato, estaremos deixando de vivenciar, com certeza , as maravilhas que a vida nos mostra a cada instante.

Precisamos aprender sabiamente a encerrar ciclos. Ninguém vive do passado. Nem do futuro e, sim, para o futuro. Portanto, interessa-nos o presente, ou seja, aquilo que vivemos e convivemos no dia a dia, fortalecendo laços de amizade, companheirismo, cumplicidade e amor com aqueles a quem somos afetos e, também, com nossos desafetos.

Desenvolvendo este pensamento, estaremos abertos para os eventos que esta jornada terrena nos cobra, pois somos nós, eu e vocês que agora estão lendo esta mensagem, os responsáveis pelo comportamento moral e intelectual que haveremos de ter, a fim de nos tornarmos os autores de nossa história.

É muito importante que saibamos perdoar-nos. Costuma-se dizer que, para amar aos outros é preciso, em primeiro lugar, amar-se a si próprio. Com o perdão, ocorre o mesmo. Como podemos perdoar àqueles que nos fazem sofrer, seja porque motivo for, se não somos capazes de perdoar-nos por coisas que cometemos e que ficam martelando em nossa mente, trazendo tanto prejuízo à nossa saúde?

Olhemos a vida e tudo o que ela nos descortina, por outros planos. Há tantas coisas lindas no mundo que, se tivermos olhos de ver e ouvidos de ouvir, saberemos curtir até com devoção, pois Deus criou tudo tão belo e perfeito que é impossível não maravilhar-nos, por exemplo, com uma criança ao nascer, com o desabrochar de uma flor, com a chuva caindo mansa, com o sol a nos receber a cada manhã, com as estrelas a bordar o firmamento à noite, ...

E é assim que Deus nos quer. Que sigamos nossa caminhada com paz, com luz, com força de vontade para vencer os obstáculos e que vejamos nosso irmão como se estivéssemos diante de um espelho, enxergando a nós mesmos. Não nascemos do mesmo Pai? Não voltamos para a mesma morada, no final dos capítulos de nossa história terrena? Pobres ou ricos, feios ou bonitos, baixos ou altos, somos criaturas D'Ele.

Deus nos criou com tal perfeição, que cada órgão de nosso corpo trabalha, ou deveria trabalhar, incessantemente por muito tempo. Cada partezinha de um órgão se encaixa e tem ligação com outro, de igual ou maior importância. É um universo dentro do Universo. E o ser humano ainda busca a desintegração desta maravilha através de drogas lícitas e ilícitas, num repúdio ao próprio corpo, dizendo-se sem coragem de enfrentar a vida.

E vemos, pelas ruas e calçadas das nossas cidades, pessoas com sérios problemas de locomoção, aleijados, crianças pedintes que, se comparados aos problemas daqueles que destroem suas vidas com os vícios, deveriam fazer o que? E aqueles que padecem sobre uma cama de hospital, sem cura para seus males, e outros tantos mais?

Que através de nossa coragem, da fé que nos fortalece, do amor que nos enobrece e nos molda o espírito, saibamos que estamos comprometidos com nosso presente, pois dele dependerá  a tranquilidade no porvir que nos espera.


Que assim seja!






24 comentários:

  1. Oi Maria... eu estava com saudades desse seu cantinho.
    Vim te ler e assim vou dormir com estes belos pensamentos na cabeça.

    Perfeitas colocações. Nada é por acaso. As vezes não entendemos as dificuldades do momento. Mas lá na frente iremos ver o motivo. Nada é por acaso.

    Umbeijo em seu coraçao Maria,

    Ma

    ResponderExcluir
  2. Oi Paraguassu, eu adorei o texto que mensagens bem lindas, amei demais, um grande ensinamento, bjos grandes e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Quanta sabedoria e amor em suas palavras. Fico feliz de estar fazendo parte deste teu novo Universo, do teu AGORA. A vida realmente nada mais é do que isso, o presente e o agora. Talvez porque eu tenha convivido muito com pessoas que não conseguiam se desvencilhar de "coisas" e cada vez iam acumulando mais e mais, e também vi como elas sofriam com isso, eu tenha aprendido bem cedo nesta vida a soltar e me desvencilhar daquilo que não me serve mais. Dou tudo, sempre, nada guardo, a não ser aquilo que AGORA se faz presente e de uso útil na minha vida, em todos os sentidos. Isto também é uma forma de Sabedoria e Amor.E é o que sempre peço em oração ao Universo querido...nada mais do que isso...Amor e Sabedoria para saber compreender os sinais que a vida nos oferece, a todo momento.

    Um dia lindo pra voce, Maria, com muita luz e energias boas...
    Beijos com carinho
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Que assim seja mesmo!!1 Lindo texto e post. Encerrar ciclos é importante sabendo que um novo inicia...beijos,ótimo AGOSTO!chica

    ResponderExcluir
  5. A necessidade dessa conscientização é urgente. Quando o homem sentir que é parte do todo, então haverá uma grande explosão de luz e a Essência se manifestará, e este este planeta será ponto de referência para todo o Universo.
    Gratidão
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Querida Paragassu, para mim não existe o estado físico de passado e futuro, apenas o presente, o agora, por isso eu o vivo com intensidade. Lógico que lembro do passado e se sou o que sou é devido a ele, só não o vivo. Lógico que penso no futuro, só não o vivo, o futuro é o meu hoje, o que faço agora. Para mim, tanto o passado como o futuro faz parte do meu pensat, agora o presente faz parye do meu viver. Bjos e boa semana.Querida Paragassu, para mim não existe o estado físico de passado e futuro, apenas o presente, o agora, por isso eu o vivo com intensidade. Lógico que lembro do passado e se sou o que sou é devido a ele, só não o vivo. Lógico que penso no futuro, só não o vivo, o futuro é o meu hoje, o que faço agora. Para mim, tanto o passado como o futuro faz parte do meu pensat, agora o presente faz parye do meu viver. Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Paraguassu, lindo, sempre o teu post. Colocações perfeitas!
    Um grande abraço. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo minha querida!
    Estava precisando dessa reflexão hoje.
    Preciso realmente desapegar de muitas coisas que continua querendo resistir.
    Abraços e um mês abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de mensagem minha querida...é verdade, sempre que nos prendemos no passado, conseguimos estragar e desperdiçar o momento presente.
    É preciso nos desapegar do que não nos cabe mais e dar oportunidade do novo entrar em nossa vida, de fazer valer a pena o momento PRESENTE...
    Doce semana amiga...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Paraguassu, realmente temos que aceitar que o ciclo encerrou para dar início a outro. A vida é assim, sob pena de não podermos superar o passado e encarar bem o futuro.

    Seus textos são muitos motivadores e alentadores.

    Obrigado por compartilhar conosco essa sabedoria!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo seu texto. Assim seja.
    Muito bom, interessante.

    Mais uma vez, parabens.

    ResponderExcluir
  12. Boaa noitee...Não permita que alguém venha lhe roubar os seus sonhos.Este mundo está repleto de pessoas que terão um imenso prazer de lhe falar que os seus sonhos nunca poderão se concretizar.Elas irão lhe zombar porque você tem demonstrado uma ousadia e determinação de sonhar grandes sonhos. As pessoas poderão questionar a sua insanidade mental simplesmente porque você está determinado a alcançar os seus alvos. Não ignore essas pessoas, mas – decididamente – ignore as convicções delas.Lute pelos seus sonhos!!! e vença … e seja feliz!
    Deus lhe abençoe muito neste dia!Uma semana lindaaa com muita paz bj!

    ResponderExcluir
  13. Drisph adrianavargas

    Olá, querida, vivo e revivo a doutrina Kardecista; passando para sentir o astral daqui, e lhe desejar uma bom inicio de semana, e dia 10 está chegando, e com ele desejo-lhe a sorte de levar para a tua estante um dos nossos livros lá do O diario de uma poetisa, dos novos autores.
    Estou com post no meu blog, esperando por sua espiada, é do livro que acabei de terminar.

    ResponderExcluir
  14. Vim convidar pra pegar meu selinho de 600 seguidores no Blog BORBOLETA AZUL.

    ResponderExcluir
  15. Oiii Maria!
    Olha eu aqui vindo para aquele chazinho gostoso :)
    De fato estive um pouco ausente,não sei se ainda conseguirei estar sempre presente como antes, mas tentarei fazer o possível.
    Estava aqui me deliciando com o seu texto e observação.. realmente temos que ter a sabedora de nos desligarmos do que passou e não ficarmos atrelados a um tempo que não voltará.. só assim conseguiremos desvendar os novos caminhos e saborear as aprendizagens novas que estão por vir.

    Um beijão imenso em seu coração Maria, e muitíssimo obrigada pelo carinho de sua visita!

    Verinha

    ResponderExcluir
  16. ________________________________________

    Que belíssima mensagem!
    Sim, pode ser doído, mas devemos abrir a porta e deixar sair o que já está cansado...A roda da vida está em constante movimento e quando tentamos emperrar esse movimento, acabamos sofrendo mais que o necessário...

    Obrigada pelo momento de reflexão!!!


    Beijos de luz e o meu carinho...

    ______________________________________

    ResponderExcluir
  17. minha querida amiga !
    Gosto de beber suas mensagens,me eleva no mais alto degrau,nesta reflexão podemos sentir como as coisas estão ao nosso redor,que depois desse círculo que se fecha partiremos para outro...
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. viver intensamente e depois deixar ir estando prontos para o novo de novo!
    bj!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Visitei seu blog através de uma amiga e o achei excelente, de conteúdo relevante, parabéns! Gostaria muito que você também visitasse os meus blogs de poesias e se gostar, ficaria grato de vê-la participar dos mesmos. Vou te deixar o link abaixo. Grande abraço pra você e mais uma vez parabéns por suas postagens!

    Links: http://bs-bg.blogspot.com/ e http://bs-bg2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Maria querida, linda reflexão, porque nessa vida tudo o que está no passado é porque não tinha mais que estar no nosso presente então temos que deixar lá. É como diz aquela canção do Belchior "No presente a mente, o corpo é diferente e o passado é uma roupa que não nos serve mais." Por isso temos que deixar a roupa que não nos serve mais lá atrás, nos perdoar pelo o que quer que tenha acontecido e caminharmos de mãos dadas com nosso amor próprio, pois só assim como vc sabiamente colocou podemos amar o outro verdadeiramente :)

    bjokitas com mega carinho pra ti!

    ResponderExcluir
  21. Olá, é um grande prazer tê-la na lista de meus seguidores ,assim como te seguir.Ando com pouco tempo para navegar, mas assim que pude venho com calma para explorar teu cantinho ok?
    Um grande abraço!!
    Rejane

    ResponderExcluir
  22. Oi Maria! Belo e bem coordenado texto com tão linda e profunda mensagem. O pior de tudo, é que com todas estas maravilhas do muno, ainda existem aqueles que não acreditam na existência "DELE".

    Fiquei muito feliz com a tua visita e com o teu comentário deixado no Literatura & Companhia Ilimitada.

    Jamais pensei em te deixar de fora na lista dos convidados, é que os convites estavam sendo feitos por inclusão nos comentários e, com certeza, receberias o teu. Consideres-te duplamente convidada. Rsrs.

    Aproveito a oportunidade para te comunicar a criação do nosso novo espaço: “Literatura & Companhia Ilimitada” http://literaturacompanhiailimitada.blogspot.com/ , (ainda em formação, mas, já com a primeira postagem) criado com o objetivo de ampliar à divulgação da História da Literatura Mundial e de tudo aquilo que venha contribuir para o crescimento cultural daqueles que o desejarem, assim como, acrescentar mais uma fonte de pesquisas.

    Ficaríamos muito felizes e agradecidos de poder contar com a tua visita e, se possível, sermos agraciados com a tua opinião/sugestão, pois, a continuidade ou a solução de continuidade do mesmo dependerá do parecer daqueles que por lá passarem honrando-nos com a visita.

    Beijos e que DEUS nos abençoe.

    Furtado.

    PS: A segunda postagem com a parte 02 que complementa a primeira postagem já está programada pra às 00:01 hs de amanhã. te espero por lá. rsrs.

    ResponderExcluir
  23. Oi Minha queridíssima amiga Paraguaguassu!!

    Lindo texto, profundo e reflexivo!!! Lembrei do livro: "A insustentável leveza do ser", onde o autor nos relembra que a vida nao caminha em circulos, mas sim em linha reta, a estrada por onde passamos vai sendo deixando pra trás a medida em que caminhamos, enquanto vamos descobrindo novos horizontes adiante! É preciso necessariamente reconhecer quando uma etapa chega ao final e seguir em frente, pois a vida continua!!!!

    PS: Desculpa a demora em aparece, mas estava de viagem, de vez em quando eu sumo mesmo, haha

    Beijo enorme e boa metadinha de semana!!!!!

    ResponderExcluir
  24. OLA MINHA LINDA! AMEI SEU BLOG TB? QUERO TE DIZER O QUANTO ME SINTO HONRADA, COM SUA PRESENÇA. JA ESTOU NO SEU CANTINHO
    COM MUITO PRAZER... BJS DESTA QUE SERA SUA AMIGA.AMO O ESPIRITISMO! COMO KARDECISTA
    EM NOSSAS VIDAS NÃO CAI UMA FOLHA NO CHÃO SEM QUE DEUS PERCEBA.

    ResponderExcluir