terça-feira, 3 de maio de 2011

HOMEM - VIAJOR NO TEMPO





"Se esbravejássemos e chorássemos menos; se nos fizéssemos menos de desentendidos; se nos ofendêssemos menos e se, finalmente, fingíssemos menos que não percebemos os sinais do passado em nós, com certeza não precisaríamos apanhar tanto da vida, ou melhor, das vidas, pois o que temos visto é que carregamos para frente não apenas as marcas do passado mas, também, as marcas de nossa teimosia..."


                                            Dra. Maria Teodora Ribeiro Guimarães




Observa-se que, ao longo da vida, o ser humano tem uma enorme dificuldade em se resignar frente a coisas que não têm solução. Na maioria das vezes, o homem demonstra ser uma criatura prepotente e teimosa, fato que o leva a bater a cabeça na parede repetidas vezes em sua trajetória incessante.


Por mais que doam estas pancadas, nosso temperamento não muda e não há maneira de deixar o poder escapar de nossas mãos com docilidade. É justo e natural que as pessoas tendam a querer usufruir das facilidades materiais da vida presente. Porém, será sensato e inteligente um ávido sofrimento para obter essas posses materiais, muitas vezes supérfluas? Acreditamos que somos sempre os mais injustiçados, pois os demais têm mais dinheiro, mais amor, mais atenção e mais tudo que nós.


Se ligarmos nosso presente a nossas vidas passadas, poderíamos imaginar que há um aprendizado a ser vivido, a cada vez que retornamos à jornada terrena. Por quantas vezes, estaríamos a um passo de sermos mais felizes, descobrindo que a simplicidade e a humildade são fatores indispensáveis para que nossa evolução e progresso espiritual se realize com maior intensidade.


Se nos fosse dado retroceder no tempo, poderíamos nos libertar de determinados problemas em nossa vida, uma vez que pelo entendimento da origem das causas de nossos sofrimentos, teríamos grandes mudanças em nosso presente, tais como o abandono dos medos irracionais, de vícios, conseguindo ser mais seguros e resolvidos, com relação ao alcance de nossos reais objetivos.


Por tudo isso, deduz-se que o homem, dentro do processo de transformação, passa sempre pelas duas faces da moeda. Ostentando um olhar honesto sobre si, verá que não há ninguém inteiramente bom e que nada tenha a aprender, assim como não há ninguém que não possa ser mais feliz.


Em todas as vezes em que nos propomos à mudança de nosso processo de sofrimento, seja ele de qual ordem for, é mister ter-se persistência e vigilância frente à dor, coragem em admitir aspectos do presente e do passado, a auto-determinação de reverter o quadro e acreditar na própria capacidade de mudar. Estaríamos, assim, nos reprogramando, isto é, conscientizando-nos do quão necessário se faz uma reforma íntima para atingir um sol de esperança, depois de tantas noites escuras e tristes.


No fundo, a luta do homem viajor tem por objetivo parar de sofrer. Se soubéssemos que o diamante que temos dentro de nós necessita do trabalho de lapidação e que este é delicado e demorado, demandando muitas vidas, viveríamos com mais cuidado procurando, cada vez mais, um maior preparo espiritual para o enfrentamento dos caminhos espinhosos da vida.


E, quando o diamante tiver brilhado em cada coração, seja pela dor ou pela boa vontade, o homem já não se importará tanto em ser amado e sim, em amar. Não haverá mais medo, culpa, raiva ou tristeza que alimente sua dor, pois sua nova visão do mundo e sua alegria, o farão pensar no todo, antes de pensar em si mesmo.


Paz e luz a todos! 

24 comentários:

  1. Este ultimo parágrafo é muito lindo.
    Chamo isto de transcender...
    Uma semana linda pra você.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Mas minha amiga, o homem veio ao mundo para remir o Passado e progredir no seu aperfeiçoamento futuro.

    Esquece promessas e continua uma vida a pedir o que sempre pediu e estava errado esse pedido, mas ele esqueceu e não deu hipóteses de lembrar.

    Assim comete os mesmos erros!

    E passa uma vida lutando contra moinhos parados,
    esperando que eles voltem a andar...e nada faz no sentido de mudar!

    É esta a culpa e se esquece sempre, de pedir desculpa, de ser mais humilde e de ter paciência para esperar.

    E assim perde, no seu estado de evolução.

    Lindo o seu texto. Real e muito bom. Gostei de a encontrar e há um tempo a esperava, sem saber dessa espera.

    Obrigada,

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  3. O homem tem esse dom,,,o dom de viajar em pensamentos,,,em alma,,,em sonhos que o fazem voltar ou chegar onde deseja,,,,grande beijo de bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Que possamos ter o dom de amar como potes transbordantes!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Por ser criado com inteligência o ser humano tem o dom dessas viagens e sonhos, por isso, tudo que se refere a eles tem o dedo do criador apontado para as suas cabeças. Viveremos todos com as mais invariáveis viagens e sonhos voltadas sempre para o futuro e lembrando do passado.
    O texto é muito bom.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida...

    e que nessas viagens possamos encontrar o tesouro precioso que nem sempre esta longe...mas dentro de nós mesmos...

    um grande beijo querida!

    Zil

    ResponderExcluir
  7. Somos seres nascidos para o aprender, em toda a sua abrangência possível. Entretando, pouco aprendemos de convivência nas plurais diferenças, pouco aprendemos em relação ao que de fato somos, em relação aos propósitos existenciais. Na verdade, falta-nos a consciência, clara e inconteste, do nosso próprio inacabamento. Talvez se essa consciência fosse alcançada, nosso refazimento cotidiano permitiria desobstruir nossos olhos ante o outro, espelho das minhas incompletudes. E talvez um pouco mais de harmonia seria servida.

    Muito bom o seu texto, Maria! E, que feliz coincidência, pois nesta semana estou mesmo em busca de leituras em torno da doutrina espírita. Achei aqui um link (Rede Amigo Espírita) que passo a ler e a conhecer.

    Meu carinho!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! Venho mais uma vez beber dessa fonte de sabedoria e reflexão. Tenha uma boa noite, amiga.
    Zelia

    ResponderExcluir
  9. olá. amiga Paraguassu,obrigada pela visita em meu blog, seje sempre bem-vinda sua visita me traz alegria...
    somos conterrâneas,mas parti em busca de outras terras...
    Seu texto é maravilhoso, mas sabemos que o homem ainda é ser primitivo, aprende com o mundo em transformação, mas mesmo assim ainda é primitivo, pois, seus sonhos são sempre maiores que sua realidade, isso gera descontentamente, lutas e novas buscas sempre insaciáveis, por que sonhos não acabam....só se transformam... bjs de luz

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga, ótimo texto, isso se chama evolução. Porém, pensando honestamente,e trazendo para a prática, a gente quer sempre que o outro modifique suas posturas; que o outro seja menos egoísta; que o outro se doe mais; que o outro perdoe! Não é assim?

    Acho que certas posturas podem melhorar quando a gente der o primeiro passo. Que parta de nós o perdão e todas as virtudes. Mas convenhamos... não é coisa fácil. Nossa espécie só é solidária nas grandes catástrofes.

    Um beijo pra você, amiga.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Paraguassu. Já estou te seguindo. Estou feliz por tu estar me seguindo e feliz também por algumas coincidências: Somos de Porto Alegre; esta cidade que me adotou há quarenta anos (a maioria dos meus seguidores são de outras cidades e de outros estados), sou gremista e também sou espírita. Estou fazendo o curso básico de espiritismo na Escola Círculo da Luz. Sendo espírita, não poderia deixar de gostar da mensagem do teu post.
    Um grande abraço. Fique na Luz e na Paz. Paz, essa palavrinha meio esquecida.
    Ah, prometo: sempre que abrir o blog, visitar-te!

    ResponderExcluir
  12. Que belo texto cheio de verdade!!!

    Lindo seu Blog!!!

    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  13. Não há arma que corte a raíz ao pensamento...pensamentos elevados mesmo,os teus!Gostei,e muito.

    BjS

    ResponderExcluir
  14. Muitos pensamentos que nos faz refletir . Gostei do que fala sobre o diamente que trazemos conosco e precisa ser lapidado a cada dia pra que outras vidas sejam beneficiadas.
    Obrigada pela visita
    deixo abraços Paraguassu

    ResponderExcluir
  15. Esse negocio de tentar entender a comunicação dos golfinhos, os fenômenos do universo e principalmente querer saber o por que das coisas humanas é uma coisa que se deve deixar pra ciência. Nós precisamos de vida, de gente, de calor humano, de amor... e de textos bons. Obrigado pela visita, vou ficar de olho aqui : )

    ResponderExcluir
  16. ♥ Olá Querida!!!

    Voltei...estou seguindo você!!
    Amei seu cantinho e fiquei super feliz em ve-la no Blog Luz!!!

    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Bons Sonhos...

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!

    vim retribuir sua visita ao meu blogue de poesias e conferir seu post, bem interessante,

    abraço carinhoso,

    Véu de Maya

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia..
    Querida fiquei muito feliz em conhecer seu blog
    é um espesso maravilhoso.Estou aqui pela primeira vez são emocionantes suas postagens.
    Um lindo final de semana para você.
    Um dia das mães de paz amor e luz.

    www.aviagem1.blogspot.com

    Os dois blogs abaixo tem presente do dia das mães caso a amiga gostar esta na postagem.
    Seguindo você com muito carinho.
    beijos e beijos,Evanir.

    www.evanir-garcia.zip.net

    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  19. Tudo é para evolucao minha querida, inclusive as "quedas", fazem parte do nosso aprendizado. Um dia entenderemos afinal que o importante é amar mais que ser amado.
    Um beijo´e paz.
    Um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  20. Pois é: conceitos ou conselhos, como se queira, que significam descomplicar. Afinal, a vida é simples, se a soubermos ler assim, só as soluções simples interessam. Devemos banir complicações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Minha linda não podia deixar de vir ... um lindo dia das mamães vc é muito especial ja ti gostooo muitooo que vc seja querida e amada por toda tua vida papai do céu ti ilumine cada dia maisss viu? bjks no teu coração!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito verdadeiro. Somos todos viajantes em uma jornada que nos deveria levar ao aperfeiçoamento. Pena que nem sempre o percebemos e acabamos praticando os mesmos atos dos quais viemos nos redimir.

    Obrigada pela visita. Apareça sempre em meus cantinhos. Fico feliz.
    Bjs.

    ResponderExcluir