quinta-feira, 26 de maio de 2011

A PRECE NOSSA DE CADA DIA


"Será inútil dizer
"Pai Nosso"
se em minha vida não ajo  como filho de Deus,
fechando meu coração ao amor.

Será inútil dizer
"que estais nos céus"
se os meus valores são representados pelos bens da Terra.

Será inútil dizer
"santificado seja o vosso nome"
se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.

Será inútil dizer
"venha a nós o vosso reino"
se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.

Será inútil dizer
"seja feita a vossa vontade aqui na Terra como no céu"
se no fundo desejo mesmo é que todas as minhas vontades se realizem.

Será inútil dizer
"o pão nosso de cada dia nos dai hoje"
se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome.

Será inútil dizer
"perdoai as nossas dívidas,
assim como nós perdoamos aos nossos devedores"
se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar
aos que atravessam o meu caminho.

Será inútil dizer
"e não nos deixais cair em tentação"
se escolho sempre o caminho mais fácil,
que nem sempre é o caminho de Deus.

Será inútil dizer
"livrai-nos do mal"
se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais,
e se tudo o que é proibido me seduz.

Será inútil dizer
"Amém"
porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo
e nada faço para me modificar."

Edmilson Duarte Rocha



Deus sempre recebe nossas orações. Por mais auto-suficiente que pense ser a criatura humana a prece, quando feita com fé, amor, fervor e sinceridade, é acolhida por nosso Pai com carinho. É a comunicação que dispomos para "falar com Deus". Assim, por intermédio da oração, louvamos, pedimos e agradecemos Àquele que nos criou.

Nos momentos de aflições pelos quais passamos, recorremos à conversa íntima e sincera com Deus. Por quantas e tantas vezes em minha vida, necessitei da prece para sentir-me mais segura e junto de Deus. Por outras tantas vezes, me vi pedindo perdão a Êle, pois não havia agido como deveria, embora se saiba que, somente se é perdoado quando há mudanças em nosso modo de agir e, quando conscientemente, chegamos à esta conclusão  começando a proceder diferentemente de até então.

O mundo material em que fazemos nossa trajetória é cheio de percalços, de lutas inglórias, de dificuldades, de perigos e tentações. Por ser ainda um planeta de provas e expiações, é natural que isso ocorra para que sejamos levados a lutar para alcançarmos graus mais elevados em nossa evolução espiritual.

Dessa forma, não devemos lastimarmo-nos pelas dificuldades que encontramos para vencer as barreiras de nossas próprias imperfeições. Devemos lembrar-nos que somos espíritos que vêm de longas jornadas, trazendo na bagagem erros milenares que precisam ser corrigidos. Devido a essas faltas, carreamos muitos inimigos que hoje podem estar nos cobrando estas dívidas contraídas no passado.

Na verdade, devemos lembrar-nos também, que nossos piores inimigos são aqueles que carregamos dentro de nós mesmos. Estes, embora não os vendo e não os percebendo de imediato, acarretam muitos desequilíbrios em nossa alma. São estas, na realidade, nossas imperfeições.  Por isso, disse Jesus: "Orai e vigiai para não cairdes em tentação".

Precisamos vigiar nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Libertarmo-nos do orgulho e do egoísmo, verdadeiros monstros que nos impedem o avanço na escala evolutiva de nosso espírito. Nas tentações, devemos orar com fervor, analisando os sentimentos e auscultando o mais íntimo de nosso ser, a fim de observar a forma como estamos agindo.

Nesses momentos, quando as duras provações nos testam o crescimento interior, busquemos na oração a sustentação e a fonte abençoada para o alívio de nossos males. Assim, recolhidos e humildes, peçamos a Deus a superação de nossas fraquezas, o crescimento de nossas forças e coragem para tudo suportar, sem esmorecer. Que abramos nosso coração e oremos com nossas próprias palavras com o mais profundo dos sentimentos, externando o que se passa em nossa alma.

Façamos, além da prece, a transformação de nosssas orações em atos de caridade para com nossos irmãos, amparando, socorrendo, aliviando também as cruzes que tantos carregam, lembrando-nos sempre de que Deus não coloca em nossos ombros um peso tão grande que não possamos suportar.

Que assim seja! 





24 comentários:

  1. Oi querida....comecei meu dia lendo seu blog...claro que não por acaso...Obrigada pelos ensinamentos...é uma benção seu post....

    bjo e meu carinho...


    Zil

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Maria!!! Que linda mensagem!!! Eu oro sempre, diariamente procuro manter esta conexão com a Luz, com o Mais Alto.
    Com certeza devemos ter atenção em como estamos orando. Se a prece é de coração ou de lábios, se estamos + pedindo do que agradecendo...e o que estamos pedindo né?
    Já que temos este recurso da Prece pra nos sintonizamos com a Espiritualidade, que possamos bem aproveitá-lo!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Maria!!!Fiz um comentário enooooorme e desapareceu...Agora só vou lhe dizer duas coisas:amei o seu blog e vou segui-lo.Venha também me visitar,me fará muito feliz.sua mensagem sobre o Pai Nosso é muito linda e verdadeira.Bjssssss,Leninha.

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa a sua trilha sonora é muito linda e o caleidoscópio também...sempre foi meu sonho de criança,mas na época não pude ter...hoje é tão fácil...Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda Maria!.. e nos retrata uma grande verdade!

    Beijocas super em seu coração...
    Verinha

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria,obrigada pela visita.Também fiquei muito feliz de ter vc entre meus amigos.Parece-me que somos almas afins...
    Bjssssssss,Leninha.

    ResponderExcluir
  7. A oração é perfeita, mas há que ser vivida.
    Lindo! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Que Assim Seja!Uma oração perfeita.Há que se ter mais carinho, generosidade e sobretudo amor pelo próximo e assim se permitir a compartilhar nossas orações.Obrigada por este texto refletivo.Um forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  9. Olá minha amiga! É exatamente isso que acabaste de escrever, DEUS dá o frio conforme o cobertor, assim como, ELE só ouve as nossas orações, quando sucedidas de boas ações para com o nosso próximo. Lindo texto.

    Beijos e muita paz pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  10. Maria

    Obrigada por visitar e seguir meu Blog Jardim dos Girassóis. Ele foi feito com muito carinho há mais de um ano, e até hoje tenho me esmerado, eu e meus companheiros a expressar tudo o que existe de melhor em Poesia e Prosa. Agradeço a sua presença e carinho. Passo também a seguir seu Blog Iluminado.

    Bjusss
    Sil Villas-Boas

    ResponderExcluir
  11. Oi, minha flor
    Lindo e abençoado texto. Parabéns! Depois dê um pulinho lá no Amadeirado para pegar o selo "500 corações em 1 ano". Você faz parte da minha felicidade. Obrigada por me seguir e contribuir com seus comentários!
    Bjkas com muito carinho.

    ResponderExcluir
  12. OI Maria, vim logo cedinho agradecer sua visita, muito legal seu cantinho, linda e verdadeira mensagem, acredito que temos que lutar para ser a cada dia uma pessoa melhor, mais humana, com sentimentos bons e verdadeiros.
    Bjs querida e otimo dia.
    **Volte sempre que puder.
    Alice.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seguir seu blog,nos conforta de alguma forma,sentimos nos amparada pela lei divina...
    Prá ti desejo a paz sempre...
    Bjs para aquecer teu dia!

    ResponderExcluir
  14. A prece é o lenitivo da alma...Lindo post querida. Vim agradecer sua presença no Solidão de Alma e conhecer seu espaço, que achei maravilhoso. Um grande beijo querida.

    ResponderExcluir
  15. Paraguassu,
    obrigada por me acolher como amiga, pela visita ao meu Blog. Sou-lhe grata por tal.
    Belíssima postagem, sábias ponderações. Somos seres aqui sempre buscando ir à frente, já sabedores que as vitórias maiores são aquelas em que vencemos a nós mesmos, nossas imperfeições. É difícilima esta tarefa.
    Mas essa Fé em Deus e nos seus mensageiros nos alimenta a alma! A prece nos religa a eles, a conduta reta nos aproxima deles, pois Eles já estão em nós desde os Inícios dos Tempos! Só precisamos ouvi-los.
    Vou linkar teu Blog para sempre te ver.
    beijos no teu coração!!!

    * Desculpa a remoção do comentário anterior... é que "comi palavras" ;))))))
    Esta história de nova ortografia, com erros , está contagiante, ups!

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria...
    Temos que ser sinceros ao fala com Deus... pois Ele tudo sabe...e não adianta seguir uma oração feita sendo que nada dela faz sentido para nós!!!

    Lindo blog... Me instalarei(mais tarde), pois agora não estou conseguindo acessar o campo de seguidores!!!

    Ahhh!! E obrigada pela visita...Volte sempre!!!

    coisinhasdalayne.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oscar Herlinger disse:

    Querida amiga
    Muito obrigado pelas linhas, espero poder contar sempre com a sua amizade nesta grande e linda familia que é a humanidade!!

    Abraços fraternos com Jesus no coração
    Oscar

    ResponderExcluir
  18. Paraguassu,
    Esta oração toca profundamente a alma.
    Através da oração entramos em sintonia com o ser Supremo e, por isso, não devemos fazê-la maquinalmente, apenas com palavras, mas com o coração,
    Beijo e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  19. Paraguasse, o mais importante é sempre rezar, pedir ou agradecer de todo o coração, pois quando falamos com ele Deus nos ouve melhor :)
    Lindo, lindo post.
    Beijo grande pra vc e um lindo fim de semana com muita luz.

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria!
    Que bom poder recebê-la lá em meu cantinho. Esteja sempre a vontade para chegar por lá.
    Esse seu blog é mais um instrumento de Deus para disseminar o bem na net. Quanta coisa boa pude ler aqui.
    Acho que devemos usar a força das palavras e essa ferramenta que Deus capacitou ao homem de criar, para darmos o melhor de nós.
    Que toda a luz divina esteja sempre por aqui.
    Voltarei, pois já estou seguindo vc, ok?
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Paraguassu
    Lemos na Biblia muitos versículos sobre como o Senhor cuida de nós , como a oração podef azer milares na nossa vida .
    O Senhor separou para si aquele que é temente e piedoso e ouve quando clamamos por ele e suprirá todas as nossas necessidades , basta perseverar e confiar.
    Lindo o poema e o texto completa tudo que precisamos pra que nossa vida tenha sentido.
    deixo abaços

    * as vezes demoro voltar por causa do pouco tempo, mas volto.ok?
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  22. Amada Irmã,

    Simplesmente lindo demais... Como tudo que post por aqui nesse lugar sagrado.

    um abraço de luz

    ResponderExcluir
  23. Antes acreditar para depois orar. Passarei a acompanhar os seus textos e serei seguidora do seu blog. Um abraço , Yayá.

    ResponderExcluir