sexta-feira, 13 de maio de 2011

CHANCES PARA MUDAR




"Nascer, morrer e renascer é um processo bastante complexo, que envolve emoções muitas vezes conflituosas - medos, culpas, ressentimentos e mágoas diluídos a cada nova vida.
Por trás de todos os relacionamentos existem padrões de comportamento, criados por nós mesmos, que nos aproximam ou nos afastam dos outros seres. A partir do momento em que este padrão começa a incomodar, produzindo sempre o mesmo resultado - sofrimento - está na hora de mudar.
Todos somos capazes de transformar nossas vidas. Não importa de onde viemos, nem as dificuldades que trouxemos, mas sim as infinitas chances de recuperação que nos são oferecidas a cada passagem pela Terra."

                                                           Célia Resende



Passamos a vida inteira pensando que tudo está acontecendo como deveria acontecer. Que nada muda, porque é assim mesmo que tudo deve ser. Que se mudar para melhor, que beleza. Se ficar como está, que bom. E se mudar para pior, o que fazer? E passam-se os dias, os meses, os anos e tudo sempre fica na mesma. Somos, na verdade, acomodados em face de acontecimentos que mexem conosco apenas aparentemente. 

Falta, aos homens do século XXl, uma grande reflexão que aponte medidas a serem tomadas, com a finalidade de examinarmos as mudanças que no mundo, ao nosso redor, se processam. As inovações da tecnologia  surgem a cada instante, nos conectando cada vez mais rapidamente com nossos irmãos, como por exemplo a internet, nos proporcionando comunicações com qualquer parte do mundo instantaneamente.

Dessa forma, compartilhamos nossos interesses, novas amizades e, muitas vezes também, nossa vida privada. Embora facilitando o dia-a-dia e vindo ao encontro de interesses, inclusive com relação ao nosso trabalho, na medida em que nos auxilia a carrear mais informações que nos ajudem no crescimento profissional, há também o outro lado da moeda.

É importante pensarmos no quanto é válida a comunicação pessoal, o afeto, o ombro amigo, a conversa sincera, os sentimentos compartilhados olho no olho. Assim, verificamos o quanto estamos carente de afetos, embora conectados com centenas de amigos virtuais. A presença física de quem amamos, de quem gostamos ou de quem admiramos, é de suma importância para vivenciarmos o cotidiano uns dos outros.

É sabido que só renascemos para evoluir espiritualmente. As dificuldades a serem superadas, os reajustes dos erros do passado e a aprendizagem ainda não explorada, exigem a presença do outro para a sua consecução. É no palco das relações humanas e pessoais que tudo isso se processa.

Amar, servir, cuidar, amparar, consolar, renunciar, são algumas das atitudes que nos elevam aos olhos de Deus. Sabemos que em alguns casos torna-se até possível fazermos isso tudo com as mídias modernas, mas também sabemos que nada substitui a presença física do amigo ao nosso lado.

A compreensão de que não estamos aqui por acaso e que precisamos uns dos outros para exercitar nossa caminhada rumo ao progresso da alma, leva-nos a crer que, por mais que caiamos em nossas tentativas de crescer e evoluir, sempre teremos uma nova chance para recomeçar. Carregamos problemas e aflições, dores e sofrimentos, mas sabemos que nada é em vão. A todos é dado conforme o merecimento. Apoiados uns nos outros, pensamentos unidos em Deus, certamente chegaremos ao final de nossa trajetória terrena, certos de que tudo o que realizamos aqui foi com a finalidade de fazer juz à oportunidade da vida.

Que possamos amar incondicionalmente, levando sempre uma palavra de fé, esperança e paz. Estaremos assim, cultivando o bem e a felicidade para nós e para todos.

Que assim seja! 






27 comentários:

  1. Amar uns aos outros, além de preceito religioso, é uma opção de vida que só traz bem estar. Com respeito pelo ser humano, pelas diferenças, podemos nos doar com mais facilidade e, com isso, também estaremos dando e recebendo mais luz em nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    É certo que estamos aqui para um crescimento interno, individual e.ao mesmo tempo, um crescimento como um todo, numa evolução crescente homem-natureza.
    Adorei ler este texto.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Linda e tão necessária mensagem! um lindo dia,beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Amiga Paraguassu, muito bom o texto. Realmente a sociedade atual está acomodada, mas ao mesmo tempo, preocupada como a obtenção do prazer imediato. Os meios de comunicação e a propaganda, diariamente, empurram as mentes mais ansiosas em direção ao consumo de coisas que não trazem a felicidade e que não ajudarão em nada no crescimento espiritual.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, amiga Maria!!E uma excelente reflexão pra todos nós, que estamos dispostos a ela!!! Beijos!!!!Valéria

    ResponderExcluir
  6. Fantástico texto Maria!.. Com certeza uma belíssima reflexão para todos nós!.. Que possamos sempre semear o bem!

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amiga Paraguassu. Acho que poucas vezes na caminhada da humanidade houve tantas chances de crescimento e de esclarecimento como agora. Os meios de comunicação, em sua diversidade, estão ao alcance da maioria da população; são possibilidades de nos irmanarmos com os nossos semelhantes, a questão é aproveitarmos a oportunidade deixando de laldo o esgoismo, esse obstáculo tão forte que tem travado nosso progresso espiritual.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria,
    Que blog lindo você aqui tem.
    A paz que sentimos depois de ler as suas postagens é indescritível.Obrigada!
    Vou voltar muitas vezes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Verdade! E é uma felicidade sabermos que podemos mudar. Só precisamos não tentar empurrar o tempo, porque ele não é nosso, está apenas emprestado.

    Está aberta a votação para o BLOG DA SEMANA e sou uma das indicadas, com o blog umcanto-recantodaalma.blogspot.com (MOMENTOS FRAGMENTADOS)
    Não gosto de pedir, prefiro dar,
    mas se quiser votar em mim, vou ficar feliz. É lá no
    http://wwwwillblog.blogspot.com
    de 14 a 21/05/2011.
    Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que bom ter recebido sua visita em meu blog, fiquei muito feliz por ter gostado, também gostei muito do seu espaço poético e já te sigo, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que assim seja Maria!.. Que possamos sempre semear bons sentimentos e ações nesta nossa jornada.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  12. Olá Amiga!
    Obrigada pelo carinho! Foi um prazer encontra-la.
    Amei seu cantinho...Sua postagem levou-me a refletir sobre mudanças importantes que só eu posso fazer em minha vida. Foi muito lindo!
    Grande Abraço e uma semana abençoada para ti.

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Paraguassu! Fiquei muito feliz com a tua visita, o teu comentário e, principalmente, por teres te tornado seguidora do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Eu, particularmente, aqui voltarei, pois além de teres um espaço interessante e bastante aconchegante, tomei a liberdade de me fazer teu seguidor, isso até quando permitires, é claro.

    Quanto ao post, belo texto. Bastante profundo e verdadeiro. Tenho muita fé em DEUS que chegará o dia em que o homem se conscientizará de que todos somos irmãos, e tratará o seu semelhante com mais atenção, amor e solidariedade.

    Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  14. Amei muito esse espaço Parabéns.
    espero que goste de meu, se tiver um tempinho da uma passadinha lá? desde já agradeço!

    PS: Estou lhe seguindo *-*, Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  15. LIndo texto, minha amiga.Palavras bem empregadas e de uma consciência rica.Parabéns!


    Obrigado, minha amiga, pelas palavras de incentivo. Estou muito feliz que a Blogosfera esteja sofrendo este ''leve balançar de águas''. Como é bom ver blogueiros entrando em contatos com outros blogueiros e espalhando seus links, seus comentários, uns seguindo os outros, correndo atrás de parcerias e antigos amigos, pessoas se conhecendo, pessoas conhecendo novos blogs e filosofias de trabalhos. Sinceramente eu não esperava um ambiente tão agradável e agradeço a Deus e a todos vocês pelo envolvimento, bondade e mansidão pelo sucesso que se transformou essa brincadeira que, diga-se de passagem, surgiu já algum tempo embora fosse numa escala menor que agora, entretanto não menos importante.


    Obrigado pela presença lá no BSW e pelo comentário....


    Super Abraço..

    ResponderExcluir
  16. Que assim seja!

    E com o seu Final dá o meu Começo, como num círculo do movimento da Terra, numa esperança de ser acolhida e amparada pelo Céu.Belo texto!

    Obrigada por gostar da postura dos blogs onde estou, também, inserida.

    A espero e me responda, ao que acabei de escrever

    Um abraço,

    Mª. luísa

    ResponderExcluir
  17. Maria,

    boa tarde!
    Retribuindo a visita e seguindo-te aonde quer que vá, também achei seu blog lindo, cheio de verdades, de textos lindos e gratificantes de ler.
    Beijinhos,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  18. Olá Maria,

    Vim agradecer a sua visita e o seu comentário tão simpático.
    A Maria gosta de escrever e eu adoro ler :-)
    Bejinhos,
    Olívia

    ResponderExcluir
  19. Ola Maria, Adorei o texto.
    Se quisermos que as coisas e o mundo seja diferente precisamos estar abertos á compreensão e aceitar que precisamos mudar, um pouquinho a cada dia. só assim chegaremos a realização do sonho de ver e sentir o mundo mais justo aonde o Amor terá a força Maior!
    um grande abraço
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela amizade. Precisando conte comigo. Uma semana linda para vc!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Vim retribuir a visita. Gostei muito desse texto, acho até que veio no momento certo se eu o relacionar com clima que vivemos no nosso ambiente de trabalho atualmente.
    Vou te seguir também. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi Maria !
    Obrigada por me visitar !!
    Vim conhecer seu cantinho !
    Li algumas de suas postagens, parecem ser de repente aquilo que precisava ler...
    Muito obrigada !!!
    bejinhs
    Luli

    ResponderExcluir
  23. Querida Maria, muito obrigada por seguir meu blog,estou a segui-la também. Parabéns por fazer com as palavras esse renda de belos pensamentos alinhados. É disso que o mundo precisa. Bjs, com carinho, Acácia.

    ResponderExcluir
  24. Ola minha querida!

    Muito brigada pela visita e meu cantinho e pelas palavras carinhosas!
    Seja bem vinda la e volte sempre que der!

    Como ja esta tarde,voltarei amanha para analisar melhor o texto e comentar!

    O pouco que li, adorei o seu blog.Sinto que virei muitas vezes aqui!Espero que nao se canse de mim!rs

    Beijos,linda!

    Até!

    ResponderExcluir
  25. Olá MAria..Um bom dia a vc!!
    Adorei seu blog.
    E esta postagem esta perfeita. Você escreveu a minha maneira de pensar.
    Eu acredito que nossa missão na terra é evoluir.
    As barreiras que temos que ultrapassar são degraus para o nosso crescimento.
    Acredito no servir. Meu Verbo preferido. Posso servir de várias maneiras, com uma palavra, com um sorriso, com um ombro amigo, como vc ja disse..e podemos servir tb com nosso silencio.
    Temos que oferer ao outro o que nos falta.
    Somos todos um. estamos interligados. O que acontece o meu semelhante, afeta a mim. Hj é assim que eu enxergo e procuro praticar.
    O Brahma Kumaris, me ensinou muitas coisas. Uma delas é o compartilhar.
    Vou ser sua seguidora porque me senti bem aqui, sei que aqui vou ler coisas que me acrescentam.
    E te convido a conhecer meu blog. www.mdfbf.blogspot.com. tem amor por lá.
    Um grande beijo..de coração
    Ma ferreira

    ResponderExcluir
  26. Penso muito nisso, nos prós e contras da tecnologia, na aproximação e ao mesmo tempo afastamento que ela nos proporciona.

    Além disso tens absoluta razão quando disseste que dependemos uns dos outros, claro, ninguém faz nada sozinho. Lembrei de uma história que diz que somos anjos de uma asa só, precisamos estar abraçados uns aos outros pra podermos alçar voo.

    Bjo

    ResponderExcluir
  27. anestesiados

    pelo virtual

    esquecemos

    o essencial



    *abraço*

    ResponderExcluir