segunda-feira, 18 de abril de 2011

SUICÍDIO - A PIOR DOR PARA O ESPÍRITO



"A falta de fé em Deus e da convicção na justiça divina é que têm levado muitas criaturas a desejarem ausentar-se da vida física, acreditando que acabando com o corpo, acabam também com os problemas. Ledo engano.
Antes de pensarmos em morrer, diante de qualquer situação que nos pareça insustentável e irreversível, trabalhemos um pouco mais, confiemos um pouco mais, perseveremos um pouco mais e aguardemos as surpresas do tempo, pois acima de todos nós encontra-se o amor e a sabedoria de Deus, que estarão sempre laborando em nossa direção.
Os Espíritos Benfeitores nos informam e, mesmo aqueles que se suicidaram, que o sofrimento que nasce em consequência desse ato impensado é algo inenarrável e extremamente superior às dores e aflições que sentimos e conhecemos na Terra".

                                          Waldenir A. Cuin 




A vida é e será sempre uma oportunidade mágica e maravilhosa que nosso Pai nos concede para que possamos redimir-nos de erros pretéritos e buscarmos a evolução e o progresso, objetivos principais de nosso espírito aqui neste planeta Terra. Imbuídos de todos os predicados necessários à vivência entre nossos irmãos somos, desde os primórdios do mundo, quando este ainda alvorecia, os únicos seres dotados de inteligência e racionalidade.


O ser humano conseguiu, através dos tempos, sobreviver a inúmeras ameaças à sua existência. Ainda hoje, há milênios da formação do mundo, os homens ainda sofrem com as agruras de sua vida, nem sempre bem aceita pelos que não entendem ou não querem compreender o quanto somos dependentes do modo como encaramos os fatos que englobam nosso dia-a-dia. Questionamo-nos muito, buscamos fontes, às vezes alternativas e suspeitas, para a obtenção das respostas que queremos ouvir. Mas nada disso nos conforta, nos dá a dimensão do que realmente somos e esperamos de nosso futuro.


Vivemos na expectativa de que um dia tudo melhore e o que nos aborrece hoje, amanhã poderá estar bem melhor. Isso chama-se comodismo. É não querer buscar o verdadeiro sentido da vida. É aceitá-la tal como se apresenta, sem parar para pensar: quem sou? o que faço aqui? o que devo fazer? por que estou aqui? o que a vida espera de mim? por que tenho que agir assim?


Outras tantas questões poderiam ser feitas. Afinal, somos humanos e nossa consciência precisa ditar nossos atos. Esses atos, essas ações tomadas pelas criaturas, é que ficam registradas em sua história neste mundo. Lá, em nossa consciência, cujo passado foi esquecido para que pudéssemos construir um novo futuro, um novo mundo, está a chave mestra que, encontrada, pode nos dar as respostas a todos os quesitos sobre nós, sobre nosso íntimo divino, sobre nossa missão aqui neste planeta, sobre o que buscamos e sobre como devemos atuar para que possamos alcançar as metas que nós mesmos, escolhemos para cumprir.


Contudo, há pessoas que não conseguem sequer divisar seus direitos como habitante deste orbe, quanto mais seus deveres para com seus irmãos em Deus e para consigo próprio. Afastam-se de toda e qualquer tentativa que os leve a repensar seus atos, sua vida, seu futuro. E culpam o mundo e suas amarguras. São inseguros, desprovidos de toda sorte de brio, jogando-se covardemente às drogas, aos vícios, para depois sentirem-se vítimas, como se lhes faltasse coragem para fugir desse estágio em uma vida roubada ao discernimento, à paz e à harmonia. Seus familiares, seus amigos, todos sofrem na tentativa, quase sempre sem êxito, de tentar desviar esses seres deste submundo.


Muitos, a grande maioria, quando não vêem mais saída para sua angustiante vida, não param para pensar e optam pelo meio mais fácil de fugir à situação: o suicídio. Para eles, parece ser o melhor caminho, pois não há, em sua mente doentia, volta para resolver o problema. E, assim, são vidas que se esvaem sem sequer um mínimo de esforço para retomar a volta.


E, cada vez que isso acontece, com certeza, Deus derrama uma lágrima. É um filho que volta, com uma carga imensa, para um resgate muito doloroso. Já vimos, inclusive em filmes, cenas de um umbral onde espíritos que voltaram por sua vontade própria (no caso, o suicídio), ou cometeram atos que os afastaram de toda e qualquer possibilidade de um desencarne tranquilo, onde seriam levados às colonias espirituais para, após o refazimento que se faz necessário e sua prestação de contas, retomar o trabalho espiritual estudando, preparando-se para mais um retorno, quem sabe, ao nosso planeta para mais uma bendita reencarnação.


Que peçamos a Deus nos abençoar e nos livrar desses males do corpo e da alma, conquanto para tal teremos que contribuir, mediante nossos atos, cujas diretrizes devam se embasar no bem, na justiça divina, no amor e na caridade.


Que assim seja!






  





26 comentários:

  1. É muito complicado falar de uma situação na qual morrer parece a única saída. Boa semana

    bjos

    ResponderExcluir
  2. É muito dificil manter a firmeza e a serenidade principalmente nos pensamentos né! Mas segurança só em Deus mesmo!!! bj.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Paraguassu.Seu blog é o máximo!Lendo seus textos e seu perfil, percebi que temos muitas coisas em comum: somos gremistas, gosto de ler Zibia... adoro os filmes com Morgan Freeman. Menina, você segue um bocado de blogs! Gostaria que também viesse me visitar!Muita luz e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. oi
    eu sou do sul! adoro essa frase! nasci no sul de sc e moro no norte do estado há muito tempo e gosto muito do povo do RS e sigo alguns blogs daí, então o seu será mais um ok, os assuntos que abordas fazem parte há muito tempo das minhas leituras. seja bem-vinda sempre no meu espaço, bjão e ótimo dia todos os dias!

    ResponderExcluir
  5. Só em Deus conseguimos forças para seguir adiante, mesmo que o mundo se mostre sombrio, medonho e triste demais!!

    Beijos Maria!!

    ResponderExcluir
  6. .

    Li seu comentário no blog de uma
    amiga aonde também escrevo e resolvi
    prestar esta visita.
    Vou seguir você pela delicadeza do
    comentário.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    Muitos acham que o suicídio é uma forma de sumir, fugir dos problemas, da vida...é um grande engano.
    Mas como muitos ainda não acreditam que a vida continua...Se pensassem que o tormento que pensam estar passando na vida pode piorar muito na morte, muitos abandonariam esta idéia.
    Mas cada um esta num estagio de evolução...
    **Obrigada pela visita!
    Seja Muito Bem-Vinda!
    Beijos.
    Uma semana de muita luz pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria já me sinto em casa,
    vejo aqui alguns amigos meus .
    Achei interessante esse texto.
    Gostei da maneira que aborda o tema do texto.
    Gostei do teu cantinho, sou católica, mas acredito sinceramente que Deus não é uma religião ele é todas. Portanto o mesmo Deus que criou os céus e terra é teu e meu.
    Obrigada pela visita.
    Um beijo querida.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maria!!! Como vai? Adorei o seu cantinho também... Você nos traz discernimento sobre as coisas da essência e isso é muito reconfortante... Enorme prazer em conhecê-la, minha amiga do Sul! Beijo grande e estarei te seguindo ... LÜ ...

    ResponderExcluir
  10. amiga MARIA obrigada por sua visita ja estava saudosa de voce,andei tendo um probleminha com a internet,mas ja esta resolvido estou de volta as visitas,venha buscar um lindo selinho que tem para os amigos do mentoresdeluz,la no blos espero que
    goste,esta postado no lugar das mensagens,
    um grande abraço lindissimo seu texto,muito apropriado para estes nossos tempos,tumultuados
    com carinho marlene

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria, como vai? Não foi em vão que nos encontramos nesse mundo virtual, já senti. Você tem o nome da minha querida e saudosa mãe.:)Muito obrigada por sua visita e seu gentil comentário. E obrigada, também, por estar na minha lista de amigos seguidores. Quanto ao tema abordado, trata-se de um assunto extremamente delicado e complexo, não é Maria? O título já nos dá um panorama do que acontece com um suicida. Muito triste chegar a essa decisão.
    Adorei seu blog e quero seguí-la, mas não está disponibilizada a lista de seguidores, só aparece o título: "meus fiéis leitores e amigos". Voltarei para seguí-la, com certeza.Ontem aconteceu o mesmo comigo no blog da Lena, acho que estou com problemas no meu computer ou com o provedor.Um beijo e uma boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, MARIA,
    ACHEI BEM OPORTUNA A SUA POSTAGEM DE HOJE. JÁ LI UM LIVRO SOBRE SUICIDAS E ESTOU COM OUTRO PARA LER(NO VALE DOS SUICIDAS,DE EVARISTO H.ARAÚJO).
    É TERRÍVEL A SITUAÇÃO DOS SUICIDAS NO PLANO ESPIRITUAL. QUE JESUS FORTALEÇA A TODOS EM SEUS MOMENTOS DE DESATINO PARA QUE NÃO COMETAM TAL LOUCURA. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  13. Paraguaçu,que texto especial!Eu tenho abordado esse tema das drogas pela rede,por ter um caso triste próximo a mim!Quanto gostaria de ajudar esse menino e sua familia e,tantas vezes,me sinto impotente!Seu texto trouxe uma chuva de esperança ao meu coração,apesar de falar dos suicidas,mas espero que ele nunca tome essa atitude!Bjs e obrigada pela bela msg!

    ResponderExcluir
  14. Lindo blog. A mensagem é significante! Esclarecedora, eu penso que, antigamente, não tínhamos informações sobre a depressão, ela é na verdade a principal causa dos suicídios. Hoje, Graças á Deus e a informação, existe o tramento para este terrível mal, minha filha aos 32 anos foi acometida por ela, pensamos que a perderíamos, mas a providência de Deus foi rápida, hoje, ela esta curada, ela confessa que, quando sente que ela vai ser acometida por tristezas, toma os remédios, ela luta, e até o momento consegue a vitória, mas eu sei, eu creio na infinita misericórdia de Deus, e creio que nada pode separar do amor dele os seus filhos amados. Eu gostei muito dos conselhos e do seu acolhedor cantinho. Beijos. Feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  15. Olá Querida,

    Passando para agradecer sua carinhosa visita, obrigada!
    O suicídio como está escrito do início do post é simplesmente a falta de fé em Deus!
    Muito triste...

    Beijão para você!!!

    ResponderExcluir
  16. Passando para conhecer e seguir seu lindo blog..amei!

    Shalom no vínculo daquele que nos chama para amar

    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Maria, minha chará! Moro agora aqui em Ilhéus BA, uma cidade litorânea pacata, e linda!Quando puder, venha conhecê-la, assim quem sabe, dixaremos de ser amigas só virtuais!...
    Não sei porque, obra talvez do acaso, apareceu seu convite no meu blog, terei imenso prazer em ler seus artigos tão bem escritos
    com temas espiritualistas. Se todos penssásem na vida espiritual, conhecesse mais, meditasse mais, o mundo não estaria submerso neste"caos!" Obrigada pelo elogio ao meu blog, ainda estou aprendendo, enquanto vivemos precisamos estar abertas "ao novo" se não...
    Desde menina gostava de escrever, agora faço
    para preencher o tempo com coisas proveitosas.
    Achei seu blog um luxo! Parabéns!
    Uma Páscoa cheia de amor e luz para você e sua família
    Mare

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia, Maria! Voltei para acessar sua lista de seguidores, mas,infelizmente, aconteceu o mesmo. Já solicitei ajuda no grupo de discussão do blogger e pude ver que esse fato é comum, pois observei que há várias pessoas com o mesmo problema. Sendo assim, aguardarei a solução, O.K. ?

    Beijosss e um Domingo de Páscoa bem feliz.

    ResponderExcluir
  19. Assunto polêmico, bem discernido, porém a nossa segurança maior está em Cristo Jesus. Muito obrigado pelo seu belo comentário em meu blog. Gostei demais do passeio que fiz pelo seu. Já estou lhe seguindo. Abração.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia querida é muito dificil pr mim falar em morti ,passei por momentos muito doidos em minha vida mas Deus me ensinou que a vida é nosso bem de mais valor ,querida ja ti gosto muito em especial teu sorriso é lindo amo vir aqui vc é muito especial pr mim e Sonhos De DEUS...feliz feriado de pascoa bjks no teu coração!!!

    ResponderExcluir
  21. Situações extremas de desespero que arruínam vida... uma pena!

    ResponderExcluir
  22. Oi, moça!
    Saudade, viu!
    Aqui estou, como se estivesse a conversar com vc. Na verdade, estou. Um monólogo, em que escolo o meu espírito rebelde, mas ansioso pelo aprender.
    Obrigada, querida!
    Oxalá essa aula multiplique-se nos corações.
    Beijo grandão da
    Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  23. O suicídio é uma fuga desastrosa, comprometendo mais ainda a nossa já grande bagagem de erros passados aos quais viemos para resgatá-los ou consertá-los.
    A vida é um convite ao amor, é um presente de Deus para que avancemos mais um/ uns degraus na escala evolutiva. Quantos de nossos irmaos encontram-se na espera de uma oportunidade dessa?
    Minha querida, este espaco está simplesmente lindo e cheio de paz!
    Peco-te desculpas por nao ter vindo antes - falta de tempo, até estive aqui mas nao deu para comentar.
    Um imenso beijo!
    Procuremos enfrentar os nossos problemas com fé, oracao e nao esquecendo que o tempo é o remédio santo que tudo aclara.

    ResponderExcluir
  24. Minha amiga,
    eu sou uma das suas primeiras seguidoras!! A 15a
    logo nos primeiros quadrinhos de seguidores!
    Um Beijo e flores!

    ResponderExcluir
  25. Maria,

    Como já sabes, sou teu seguidor, e já tive a satisfação de tê-la, também, como seguidora de um dos meus blogs.

    Voltarei mais tarde para uma visita mais demorada.

    Uma boa Páscoa para ti e teus familiares,

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Maria,
    seu blog me chamou a atenção, gostei do que vi!

    O Suicídio é quando o indivíduo não suporta o seu meio e nem a ele mesmo, nada em sua volta faz sentido.A vida não é mais prazerosa,o ato de tirar a própria vida é a fase final do sofrimento, pois para quem comete o ato..a vida já não existia.
    A grande pergunta é.. Será o Suicídio um ato de coragem? Ou um ato de loucura?

    Abraço

    ResponderExcluir