quinta-feira, 14 de abril de 2011

O CONTEXTO EVOLUTIVO DA VIDA




"A humanidade, ante o estágio evolutivo em que se encontra, ainda se agita entre conflitos, incertezas e dificuldades. Assim, sofre o homem todas as espécies de agruras, gemendo no seio dos problemas que cotidianamente o atormentam, derramando-lhe sobre a existência a taça amarga das insatisfações.
Na realidade, estamos ainda muito distantes da compreensão dos verdadeiros valores e finalidades da vida na Terra, pois que a maioria dos que por aqui mourejam não conta com a convicção da continuidade da vida, em outros quadrantes do Universo. Para muitos, a vida se prende tão somente a esta efêmera e curta passagem pelo planeta, onde logramos viver alguns anos e , depois, na opinião geral, a dúvida, o desconhecido, o medo ..."

                                         Waldenir A. Cuin


A dúvida, o desconhecido, o medo ... Por onde andará nossa fé, quando nosso comportamento assim se expressa? Por onde andarão nossos valores de vida, quando ainda reina em nosso coração o ceticismo com relação à vida eterna? Agora, mais do que nunca é o momento para parar e pensar seriamente sobre isto. Estamos, diariamente, a ver que os tempos são chegados, isto é, estamos entrando num período de transição, onde nosso velho planeta Terra deixará de ser um mundo de expiação para se transformar numa tão prometida Terra de regeneração.

Mas de que forma vamos encarar essa transformação? Simplesmente nos omitindo do verdadeiro sentido das palavras que Cristo nos deixou? Vamos esquecer nosso íntimo  espiritualizado,  deixando de
praticar o que nos eleva e nos faz evoluir ou lutaremos com todas as nossas forças para vencer os reveses que, com certeza, virão?

A fé clara, definida e raciocinada nos dá a oportunidade de mostrarmos que somos verdadeiramente filhos de Deus e, assim sendo, jamais poderemos falhar em nossos compromissos assumidos com o Pai.
Somos também deuses que, dotados de inteligência e poder de escolher nossos caminhos, por várias vezes, nos defrontamos com descaso e fraqueza espiritual, ante as decisões a serem tomadas, com a finalidade de orientar nossa vida perante os obstáculos que surgem. E aí culpamos a tudo e a  todos, mas esquecemos de que cada um de nós tem responsabilidade pelo que pratica e pelos pensamentos que oculta em sua consciência.

Deus, que tudo vê e tudo ouve, sabe o que cada filho faz de sua existência. Quando agimos impensadamente, na prática de toda sorte de atos que denegridem nossa origem espiritual, estamos no mínimo, fugindo à compreensão dos desígnios de nosso Pai Eterno. E estamos, também, sujeitos ao retorno à expiação por não termos cumprido as faltas que já nos acompanhavam de outras vidas pregressas.

Irmãos, quantas ocorrências horríveis estamos vendo acontecer no mundo todo. Nunca houve tanto horror espalhado pelos diversos cantos de nosso planeta. Atrevo-me a dizer, pelos parcos conhecimentos que possuo, que tudo é ocasionado pela pura e grande falta de fé da humanidade que busca, acima de qualquer coisa, alcançar o poder, extravasar o orgulho, a vaidade, a cobiça, tudo sempre em proveito próprio, sem lembrar-se dos que nada têm. 

Hoje, ao assistir o filme "As Mães de Chico Xavier", convenci-me mais ainda que a  fé é a força maior que podemos ter em nossa vida. Quase no início do filme, Chico Xavier chega para psicografar as mensagens do mundo espiritual e juntam-se centenas de pessoas ao redor daquele que foi um dos maiores médiuns que nosso Brasil teve. São pessoas que choram o desencarne de seus pais, mães, filhos, irmãos. E ele, Chico, sorrindo docemente, dirige-se para as pessoas que ali estão, dizendo: "- A fé tudo resolve".

Foi quase impossível conter a emoção ao ouvir estas palavras daquele que nada teve em bens materiais para si, mas que distribuía muito, ao receber em seu coração todos aqueles que iam buscar um lenitivo para suas dores da alma. Chico Xavier foi, é e será sempre um belo exemplo de amor ao próximo. Viveu exclusivamente para os outros. Nada quis para si e, sim, para doar aos desvalidos da sorte.

Como precisamos de muitos, muitos Chicos que possam embelezar nossa alma e nos mostrar o valor que enobrece a toda criatura que se doa aos necessitados. A saber repartir o pão de cada dia. A perdoar àqueles que erram pelo desconhecimento da vida eterna. Ao amor incondicional que nutria por seus semelhantes.

O filme é lindo, maravilhoso. Recomendo a todos, que ainda não viram, que vejam. Saimos do cinema sentindo muitas saudades de nosso querido Chico Xavier e de seu amor imenso e desvelado pelos irmãos desta jornada terrena.

Paz e luz a todos!







15 comentários:

  1. Nossa! adorei o seu texto. Vou sim assistir ao filme.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Realmente ele foi um exemplo de vida e quantas coisas lindas ele nos deixou!

    Beijão imenso em seu coração Maria!

    Verinha

    ResponderExcluir
  3. Olá! Passando para agradecer a visita e dizer que gostei muito do seu blog. Infelizmente, penso que ainda presenciaremos muita coisa ruim. O nosso mundo se transformou numa Babilônia e precisa de mudanças profundas. Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei teu blog, lindo mesmo. Parabéns. Fique a vontade para fazer uma visitinha ao nosso “Alto-falante” e seja mais um membro. Você é nosso convidado especial. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/.
    Um grande abraço!

    Renato Douglas!

    ResponderExcluir
  5. Oi minha querida, obrigado pelo recado, já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paraguassu,
    Vi seu comentário no blog da Ingrid e tomei a liberdade de fazer-lhe uma visita.
    Gostei bastante da sua casa virtual e voltarei outras vezes, ok?
    Já me adicionei como seguidor e vi que você é fã do Sinatra. Por isso, convido-a (e também os seus leitores) a conhecer o meu blog, o Jazz + Bossa, dedicado à música, em especial a esses dois estilos maravilhosos. O endereço é:
    http://www.ericocordeiro.blogspot.com/
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu texto. Faz a gente pensar!

    ResponderExcluir
  8. Aceitei o convite,e cá estou eu.
    Teu blog é muito tranquilo,gostei.
    Gostei bastante também da imagem que aparece
    com o texto.
    Um abraço e meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  9. Hoje, início da Semana Santa, o meu desejo de paz e alegria é para vc... bem como uma chuva de:

    Orvalho do Céu (uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou de Palavras de Deus)...

    Estarei oferecendo um Retiro em meu Blog durante toda semana, passo para convidar e aguardar a sua visita...
    Preparei tudo com todo o meu carinho fraternal... Espero que lhe seja útil!!!
    É exatamente isso que lhe digo nesse tempo que estamos entrando:
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados desde já pois estarei também em Retiro Espiritual.


    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou espiritualista e adepta ao Chico! Adorei tudo que li dele e li muita coisa... E a fé, a fé é algo que reabastece a alma né! Obrigada por suas palavras em meu blog e com certeza vou voltar aqui sempre tá!!! A energia é muito boa! bj. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. ___________________________________


    Chico Xavier era um ser iluminado!
    Muito bonito o seu texto...Foi um prazer le-la!


    Beijos de luz e o meu carinho!!!


    Zélia ( Mundo Azul)

    __________________________________

    ResponderExcluir
  12. Deixo aqui um presentinho para ti:

    http://lectandome.blogspot.com/2011/03/saudacoes-atemporais-lectores-chegou-o.html

    Abraço,
    Jasanf.

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria,

    Recebi com muita alegria seu comentário no meu blog e cá vim retribuir a visita e deparo com um texto tão bonito.
    Gostei muito daqui e com certeza vou assistir o filme.
    Grande abraço.

    Rossana

    ResponderExcluir
  14. Paraguaçu,que beleza de texto!Me arrepiou quando falou do Chico,pois precisei de um lençol de tanta emoção!...rss...tb recomendo com louvor!É uma linda lição de fé e amor!Adorei seu blog!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite...Acredite, estava muito triste e deitada em meu quarto, meu marido, filhos e nora, na sala jogando...nao conseguia dormir e prometi que nao ia teclar hoje, mas nao conseguindo dormir, ca estou e quem encontrei...Voce minha cara Paraguassu com mensagens lindas e verdadeiras...As vezes, me sinto assim, perdida, mas os sinais aparecem de uma forma ou de outra, então, tudo fica esclarecido...Conto ate dez, respiro fundo, leio algo e pronto! Estou renovada e firme para enfrentar o que vier...Não tem sido facil, mais sempre aparece um Anjo, no caso voce, para me iluminar os pensamentos...Obrigada e estou te seguindo, vou te-la aqui como Meu Anjo da Guarda, pois veio me visitar em meus sonhos...Bjin....Boa Pascoa!

    ResponderExcluir