segunda-feira, 7 de março de 2011

HOMENAGEM A UMA GRANDE MULHER






"Somos produto da mente. Nossos pensamentos são os gestores de nossas ações boas ou más. Corra atrás de seus sonhos, pois neles se alicerçam os anseios mais caros, os projetos de toda uma vida, o respeito por si mesmo, a auto-estima e o dinamismo de viver.

Sorria! O sorriso é o exercício da afetividade: abre caminhos, cria laços, enfeita a alma e o coração. Lembre-se que somos instrumentos a serviço da vida, portanto herdeiros de nossos atos e senhores de nossas colheitas.

É preciso que resgatemos, com urgência, a nossa identidade antes que venham os maus ventos e soprem o resto de verdade que nos resta.

É preciso amar! É preciso armazenar o bem, as boas ações, as transcendências ao infinito, pois ao partimos deste planeta, serão esses mananciais indestrutíveis, os pertences de nossa bagagem eterna."

Genaura Tormin

(autora do Livro: Pássaro Sem Asas)


Esta é uma pequena mas sincera homenagem que faço a uma grande amiga que não conheço pessoalmente, mas que me tocou fundo na alma, por sua história de vida, calcada no sofrimento e na dor. Genaura Tormin tornou-se o exemplo da vitória. Aos 36 anos, mãe de quatro filhos menores, ficou paralítica devido a uma inflamação na medula espinhal, denominada mielite 
transversa virótica.


Da noite para o dia, viu-se impedida de andar. Sua vida, a partir de então, deu uma guinada, levando-a a usar, o que faz até hoje, uma cadeira de rodas.
Porém, sua fé em Deus, cada dia aumentava mais. Sua palavra de comando, a partir de então, passou a ser "luta". Nunca desistiu de seus sonhos e, mesmo
sendo "Refém de mim mesma" (título de uma de suas poesias), Genaura, que é advogada, conseguiu ser aprovada num Concurso para Delegado de Polícia.


A história de Genaura é emocionante! Sofreu preconceito, por ser cadeirante e,
apesar de ter passado por tudo isso, perdoava aqueles que a ofendiam sem saber a causa de sua paraplegia, confundindo-a, por vezes, com pessoas que mendigavam. E Genaura cresceu. Cresceu muito! Na alma e no coração, o amor e gratidão para com sua família (filhos e marido), para com seus amigos
e para com todos os que, de uma maneira ou de outra, auxiliavam-na na estrada que Deus lhe ofertara para percorrer.


Sua tenacidade e coragem em vencer todos os obstáculos que a vida lhe impos, não teve limites e até hoje, não tem. Ela julga-se uma pessoa feliz e
realizada. Por quantas vezes, ela repete que "a mente não está nos pés",
provando a todos o quanto é importante manter-se lúcida e ativa.


Hoje, seus filhos são adultos e já lhe deram netos. Seu livro é uma obra prima 
de literatura onde narra, segundo ela própria, "as dificuldades, batalhas e
aprendizado para sobrepujar a fatalidade e, também, para ser adotada pela vida".


A leitura de "Pássaros Sem Asas" dá-nos a dimensão de quanto um espírito pode ser autêntico e humilde, face às desventuras que a vida apresenta.


"As escarpas do caminho fortaleceram minha couraça rumo aos objetivos.
Dentro de minhas limitações, sou livre: corro em idéias, em versos, em trabalho..." diz a autora, que também é poetisa.


Suas poesias encantam pela singeleza e sensibilidade dos versos. 


Ao final do livro, Genaura acrescenta que "Há tanta beleza na Terra! Há tanta
beleza em você! Aprenda a buscá-la na destreza dos seus passos, na ternura das palavras, na bondade do coração..."


Que Genaura possa ser sempre um exemplo para todos nós, no carinho, no amor a seus irmãos em Deus e na extrema paciência e coragem que delineou
sua vida até hoje e, com certeza, até quando nosso Pai quiser.


Então, quando isso acontecer, será mais uma estrela a brilhar no firmamento de nosso Universo.


Aproveito esta oportunidade para felicitar a todas as minhas seguidoras e amigas, pelo nosso dia que acontece amanhã, 8 de março, pelo Dia Internacional da Mulher!




Que assim seja!






8 comentários:

  1. - Na terra não existe a perfeição, mas tu a criaste. Tu és formosíssima! Teus olhos, tua face, teus cabelos, teu sorriso, tudo é perfeito! Acredito que os escultores ao te ver quebram suas estátuas, pois são figuras disformes comparadas contigo. Os pintores rasgam as suas telas, pois as suas ninfas, suas deusas são figuras vulgares e grosseiras comparadas contigo. Como és formosa, meu Deus! Admiro-te, pois pareces ser a obra mais perfeita do Escultor Universal. Teus olhos demonstram a promessa divina da satisfação de todos os prazeres. Teu corpo reúne todas as perfeições. Deus, ao te modelar, fez a estátua da beleza humana! És uma maravilha da arte divina! És uma obra de Deus, obra única.
    "FELIZ DIA DA MULHER"

    ResponderExcluir
  2. Que exemplo de vida!!! Quantas vezes temos desanimado diante de dificuldades tão pequenas ... e a Genaura aí dando este exemplo de força e superação!!!Um grande abraço pra vcs , pelo dia de amanhã!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem ... sorvi cada palavra :)
    Beijo na sua alma.
    Angel.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga vim fazer-te uma pequena homenagem e recebo uma homenagem tão grande,e especial,
    que livro maravilhoso,que pessoa especial,
    um feliz dia internacional da mulher para voce
    para todas suas amigas e seguidoras de seu blog
    bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir
  5. Paraguassu,

    Parabéns à nós mulheres pelo nosso dia, por tudo que somos, por tudo o que representamos, por tudo o que já conquistamos, por termos recebido o dom de dar a vida.
    Parabéns à você minha querida!

    Um forte abraço,
    da amiga,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida,

    Obrigada por tão linda homenagem postada aqui para mim. Não a mereço, mas agradeço muito. Sinto-me, deveras, cativada e feliz. Obrigada por haver gostado da minha cria: Pássaro Sem Asas. Significa que valeu havê-lo escrito. Obrigada, também, às suas seguidoras que me dedicaram uma palavra de afeto.
    Isso me acrescentam a coragem e fé.
    Fico tão contente que ouso grafar aqui o endereço da casa, onde abrigo os meus versos, os meus escritos, nos quais deixo jorrar o amor e a ternura, marcos que adornam o que sou. www.genaura.blogspot.com
    Visitem-me quando quiser! As portas e os braços estarão sempre abertos. Lá, sinto-me LIVRE, LEVE & SOLTA.
    Obrigada, amiga querida!
    Esse carinho ficará guardado na minha alma.
    Vc tem lugar cativo no meu coração, viu!
    PARABENIZO-A PELO DIA DA MULHER! Vc faz a diferença. Enobrece.

    Beijo grande da
    Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  7. Linda a sua homenagem para alguém tão especial e grande exemplo de vida.
    Vim visitá-la por ter se tornado seguidora do meu blog e agradecer por sua visita.
    Voltarei mais vezes
    Forte e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Linda homenagem.

    Depois de um tempo ausente da net, estou voltando e colocando a casa em ordem, aproveitando tb para conhecer e agradecer meus novos seguidores, meu muito obrigada por ser um deles.
    Espero te ver muitas vezes Pelos Caminhos da Vida.

    beijooo.

    ResponderExcluir