segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESCADA PARA O CÉU



"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."
                                           
                                         Martin Luther King Jr.



Cada um de nós tem um caminho a percorrer. Este caminho nem sempre é aquele que gostaríamos que fosse. Porém, Deus destinou-nos o que seria ideal para que pudéssemos percorrê-lo com coragem e energia, mostrando aspectos de nosso caráter e aceitação. Às vezes, torna-se difícil a caminhada, mas a fé nos dá o fortalecimento para que possamos confiar e seguir em frente.

Jesus, quando aqui esteve entre nós, deu-nos exemplos edificantes e maravilhosos de fé e amor. Como um mártir, ele doou-se por nós mostrando-nos que a fonte de todas as virtudes é amar-nos uns aos outros.

Hoje achamos que qualquer pedrinha em nosso caminho é um obstáculo que nos perturba e aborrece. E onde está nossa compreensão e nossa tolerância com tudo o que se nos apresenta?

Nossos irmãos, em grande parte, pensam que tudo nos deve ser dado de mãos beijadas. Temos, isso sim, que trabalhar nosso ego e vivenciar todas as barreiras que a vida nos impõe. O ponto de partida para isso é o primeiro passo a ser dado. Um degrau de cada vez. Acalmar nossa alma, conter nossa impulsividade em querer ultrapassar pontos de conflito, conscientizar-nos da importância da fé inabalável e orar a Deus, pedindo sempre que nos auxilie e nos cubra com sua Divina Providência.

Deus nunca abandona seus filhos e nunca nos dá um fardo, cujo peso não possamos carregar. Êle é Pai, doce e meigo, suave e bondoso e nos ama muito. Se para cada um de nós foi traçado um plano de vida, Êle sabe o porque. Temos apenas que agradecer a oportunidade desta encarnação e fazermos o possível para que sejamos merecedores de Sua compreensão e carinho.

Um dia, estaremos voltando à pátria espiritual. Como estaremos quando isso ocorrer? Será que estaremos prontos para a partida? Ou teremos medo da realidade no momento da transição para o outro plano?

Teremos subido os degraus de nossa existência sem derrubarmos algum irmão  pelo caminho? Tivemos a piedade suficiente para não rir de alguém menos favorecido pela sorte na vida? Dedicamos algum tempo às reais necessidades de irmãos sofredores? Teríamos compreendido que as doenças são uma forma de nos redimirmos de nossos erros pregressos?

Façamos um exame de consciência. A cada noite, antes de dormir, pensemos e oremos pelos desvalidos, pelos que sofrem toda sorte de problemas, pelos que não têm ninguém por si, pelos doentes , enfim, por todos aqueles que dividem conosco a epopéia da vida.

E, antes de tudo isso, o agradecimento sincero e puro de nosso coração a Deus, por mais um dia que vivemos e por tudo que recebemos e que aprendemos.

Que assim seja!


 










2 comentários:

  1. Subi nossos degraus e sempre olhar para traz, que sempre tem alguem com mais dificuldade do que nos. É o que esse texto nos encina. muito lindo. Beijos Amelia

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A cada dia basta o seu mal.
    De degrau em degrau vamos longe...
    Um grande abraço fraterno com votos de paz interior.

    ResponderExcluir