sábado, 11 de setembro de 2010

O VALOR DO TEMPO

Posted by Picasa

"Nem com milhões de moedas de ouro se pode recuperar um só instante da vida. Que maior perda, então, que a do tempo desperdiçado?"

                                  Chanakya Pandita (275 a.c. Índia)




Sem dúvida alguma, nossa vida é plena de momentos importantes, os quais não podemos deixar de lado, pois estaremos adiando soluções que se fazem necessárias para que o desenrolar dos fatos de nossa existência possam fluir.


O tempo sempre será o Senhor da Razão. Dele, não podemos fugir, por mais que queiramos. É ele que conta nossa vida nos pormenores acontecimentos. Nada volta atrás. O tempo é algo que obstaculiza a fuga, por menor que esta se apresente. E fugir não é solução, nem resolve os problemas.


Às vezes, deixar de fazer determinada coisa, parece resolver uma questão. Pode até resolver agora ou logo mais. Mas surgirá um momento em que seremos cobrados pelo não feito e aí? Podemos voltar atrás? Nem sempre há tempo para isso. Tomar certas atitudes, como por exemplo, salvar uma vida, fazendo o bem, requer que tenhamos coragem, determinação, conhecimento, etc. e também tempo.  
     
É hora de pensarmos e pesarmos o valor que tem aquele instante que dispendemos num "muito obrigado", "bom-dia", "como está passando", "precisas de alguma coisa", "estou à disposição para o que precisares", etc.


Na verdade, gostamos quando somos tratados assim. Ficamos felizes quando nos dão atenção e preocupam-se conosco. Então por que não fazermos o mesmo? Abraçar, beijar, acarinhar, sentar para conversar e tentar ajudar alguém com problemas deve ser rotina em nossas vidas. E, além de tudo, estamos exercendo a caridade. A caridade que Jesus tanto pregou quando aqui esteve para nos trazer exemplos de fé, esperança e amor.


Há pessoas que vivem sem amigos, sozinhas, sem preocupar-se com os demais, num total descaso com seus companheiros nesta jornada terrena. O ser humano é social por natureza e necessita viver em grupos. Sabe-se que a família é o menor grupo social que existe. 


É na família que aprendemos a amar os demais membros desse grupo social. A escola vem a seguir. E continua o aprendizado, agora já mais expansivo aos demais seres da natureza: animais, plantas, etc. Mas sempre guiados pelo amor e pela caridade com todos. 


Não devemos usar o tempo que nos é dado na passagem por este mundo, sem termos traçado objetivos de vida. Caso contrário, estaríamos desperdiçando algo que é muito importante para nosso crescimento moral e espiritual. Estejamos conscientes de que aqui estamos, neste momento, para cumprir o que  estabelecemos antes de nossa encarnação.


A família, o lar, os amigos, o país, a cidade, tudo foi escolhido por nós para que pudéssemos, neste retorno, cumprir com determinação nosso resgate espiritual. Então, não desperdicemos o tempo que nos foi dado para isto.


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário