segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O PERIGOSO PODER DAS PALAVRAS




"Saiu de nossas bocas, não mais nos pertencem. As palavras têm vida própria e são, por enquanto, a única forma de nos traduzir e aos outros também. Somos um emaranhado de pensamentos, sentimentos e desejos.

Desde cedo, formados para agradar a quem nos rodeia, sermos educados, subservientes, e, no fundo, dizer o que achamos que o outro quer ouvir, expressar o que julgamos que o outro desejaria que sentíssemos, e, por fim, fazermos algo que o outro quer que façamos.

Sempre preocupados em agradar aos outros, viver em função de todos, sermos exemplo. Mas como lidar com os impulsos em que explodimos e falamos de uma só vez e de forma agressiva e fulminante, todas as insatisfações?

É aí que constatamos: palavras doem, machucam, criam sentimentos muitas vezes irreversíveis, como ódios, mágoas, raivas que,  por aquele segundo impensado, por duas ou três palavras, detonam toda uma vida. Assim, casamentos são desfeitos, há brigas entre irmãos e inimizades entre amigos fraternos. Como dizem nossos avós: "palavra tem poder"! E como!
 Na boca de um líder como foi Hitler, desencadeou uma guerra terrível, que exterminou seis milhões de judeus e convenceu uma nação, como a Alemanha, de que eles eram superiores e arianos, semideuses.
Na boca de um Gandhi, tornou-se uma arma de paz que derrotou,  sem um tiro sequer,  o maior império colonialista já existente, a Grã-Bretanha. Poder fantástico de construir ou destruir um mundo.

Mas, sejamos mais práticos e pensemos no nosso dia a dia: estamos pronto para entender as palavras que usamos? Será que as compreendemos? E mais, será que temos a noção que, mesmo que elas saiam de nós com a melhor das intenções, com um ótimo significado, quando as pessoas as escutam, elas podem interpreta-lás de forma absolutamente distorcida?
E aí realmente vira conversa de louco. Fala-se "A"o outro entende "X" e, a partir de então, desistam da conversa. Se houver bebida ou droga, pior ainda.

Num tempo de absoluta falta de intimidade, em que redes sociais devastam a vida de todos, principalmente dos famosos, qualquer mortal pode usar da palavra para ofender seu ex-ídolo, seu desafeto. Qualquer ex- namorado pode disseminar fotos íntimas e disparar palavras de "baixo calão", condenando seu ex-amor à execração pública.

E como somos críticos, impiedosos, imaturos!
É só alguém se destacar em qualquer área, que chovem palavras mortíferas. Impressiona-me  o aumento do radicalismo, da intolerância. Sonho com o dia em que não precisemos mais falar, demonstrar sentimentos nem desejos.
Afinal, a mente é o resultante de uma energia eletromagnética, de origem eletroquímica cerebral. Um dia, tal energia será captável, transmissível. Neste dia, fim das mentiras, das traições, do fingimento, se as energias não forem compatíveis cada um para o seu lado." 


                                    Eduardo Aquino
                 Médico, Psiquiatra e Neurocientista.

19 comentários:

  1. Dos melhores e dos mais importantes textos que já li, nos últimos tempos. Obrigada, Maria, pela oportunidade que me concedeu, postando-o aqui.

    Um fraterno abraço, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional esse texto e realmente todo cuidado é pouco com as palavras escritas ou lançadas ao ar...

    Podem, tudo!!!E Tanto!!! beijos,chica e linda semana

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, vir te ler é abraçar coisas tão belas, feito essa bela mensagem.
    É uma sintonia sua casa blog.A paz,a delicadeza, eo carinho nos abraçam aqui.
    Obrigada!

    Bijinho

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso e verdadeiro este texto, acredito e sei que as palavras teem vida!Pena que muitas vezes esquecemos disto e acabamos usando-a de forma errada.É bom ler e reler este texto para criar o hábito de nos policiar sempre que precisar. Bjs e uma linda semana. Ieda.

    ResponderExcluir
  5. Um texto repleto de sabedoria, muito bom.Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  6. Palavras têm um poder imenso...
    " *(
    Pense antes de pronunciá-las "Saiu de nossa boca, não mais nos pertence."
    Quando quiser falar mal de alguém, escreva na areia da praia, perto das ondas*...
    Maravilhoso texto!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. E como as palavras tem poder, e, ditas sem uma reflexão óbvia pode causar um tremendo aborrecimento e até terror.
    Texto de grande sabedoria e muito real.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Adorei esta mensagem, muito bom mesmo, obrigada por compartilhar, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga querida! Que postagem linda! Com certeza, as palavras, uma vez proferidas, seguem seu curso, ecoando para o bem ou para o mal....Um abençoado início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  10. Maria,lindo e verdadeiro esse texto, nos faz pensar sim o quanto temos de nos educar, reeducar, estar sempre atentos em nossas palavras ou forma de expressar os sentimentos, pois muitas vezes nem é preciso palavras, basta um olhar, olhar agressivo, transmissão de pensamentos, enfim!!!
    Abraços e uma boa noite amiga!
    Ivone

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela escolha do texto Paraguassu! Parabéns também ao médico Eduardo. Temas assim devem sempre ser publicados. Embora a fantástica contribuição da internet no mundo atual, existe uma montanha de inutilidades postadas; assim, é necessário o contrabalanço, com matérias de importância como esta.

    ResponderExcluir
  12. Paraguassu querida que maravilha de texto, cada um de nos devemos tentar ser uma pessoa melhor a cada dia. Bjks e otima semana

    ResponderExcluir
  13. Ola querida Maria..
    Posso nao estar sempre por aqui... mas saiba que vir aqui e ler
    seus textos são sempre um presente pra mim!!

    Amei este texto.... as palavras tem um poder muito forte.. nunca sabemos
    de que maneira a pessoa recebe o que falamos...
    Palavras podem construir e destruir,,,,
    entãovamos ouvir mais e falar menos....

    um beijo no seu coração...

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto, minha querida.
    É verdade, palavras tem um poder imenso, tanto de destruir, como construir,unir, separar, gerar guerras, estabelecer a paz, enfim, temos que ter consciência disso e buscarmos o equilíbrio, o discernimento antes de proferi-la, pois suas consequências depois de lançadas serão inevitáveis.
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Bah, sem palavras! Afinal, tudo foi dito aqui! Maravilhoso texto! Nunca paramos para pensar no poder das nossas palavras, apenas disparamos para todos os lados. Amei!!

    Tenha uma linda tarde, Maria!!
    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  16. Digo que a arma mais poderosa é a palavra, sem dúvida. Destrói a alma com tanta violência que o estrago feito, feito estará para sempre. Muitas vezes queremos perdoar, fazemos força, mas no fundo fica a mágoa, a revolta pela injustiça.
    O texto falou bem, disse e mostrou as atrocidades que aconteceram, como a paz que partiu apenas através das palavras.
    Belo texto.
    Beijo grande, Maria, meu carinho pra você.
    Tais

    ResponderExcluir
  17. A palavra tem um grande poder por isso é preciso sempre pensar bem antes de falar.
    A palavra pode trazer um bem imenso, mas pode também destruir.
    Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
  18. Paraguassu,que msg perfeita sobre o poder das palavras.Palavras podem ser mal interpretadas tb!Um tom diferente do normal,pode magoar o outro!Já vi pessoas da mesma familia ficarem anos sem se falar por uma palavra mal colocada!E escrever chega a ser um perigo tb!...rss...adorei te visitar!bjs,

    ResponderExcluir
  19. A palavra destrói, assim como constrói...
    Maravilhoso texto!

    Beijos, Maria querida!

    ResponderExcluir