sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ENCONTROS E DESENCONTROS





"Os anos passam velozes... e o trem da vida continua sua viagem ritmada, quase rotineira; há os que sobem para mais uma etapa de aprendizado e há os que dele desembarcam, sempre no lugar correto e na hora certa. Há infinitos encontros. Muitos passageiros se cruzam como que por encanto a bordo do trem da vida, seja para continuar harmoniosamente algo começado em outra época, em outra composição, seja para resgatar algo que era preciso, que estava combinado em outra dimensão e que precisava ser trabalhado, resolvido, compensado.



Existem viagens longas, cheias de experiências de todos os tipos e matizes e outras bem curtas, realizadas por almas nobres que se doam, que vêm para trazer a paz e a luz a famílias em conflito. Outras, somente distraídas, distantes da graça e da essência da vida, talvez incapazes de se desvencilhar com suas próprias forças, de hábitos e valores obsoletos e limitadores, ou somente distantes da Unidade, da Divindade que todos carregamos em nosso peito.  


Ao afastar-se abruptamente de nosso convívio, esses espíritos de Luz deixam, inicialmente uma tristeza enorme, uma dor que parece não ter fim. No entanto, sua presença e exemplo serão a semente da transformação, da vida nova para muitas e muitas pessoas." 




                       Publicado em artigo no STUM - Somos Todos Um





Muitas vezes, ao procurar um material para postar aqui, em meu blog, fico me perguntando: por que estou necessitando escrever sobre tal coisa?  Quando, após publicar recebo os comentários de meus amigos queridos e, de alguns de vocês vem a resposta. E dizem: era exatamente isso que eu precisava ler neste momento ou neste dia. Ou, eu estava precisando de algum esclarecimento , ou então, eu tinha uma dúvida tal e consegui, com a leitura de sua postagem, esclarecer. Enfatizo sempre: nada nunca será por acaso.


Os encontros da vida... Este é, na verdade um tema fascinante. Há dias venho pensando na forma como isso acontece conosco e como reagimos, diante de tais fatos.
Como sabemos que nada acontece por acaso, como citei acima, podemos passar anos de nossa existência vivendo pacatamente, trabalhando, estudando, fazendo lazer, criando nossos filhos (para aqueles que os tem), enfim, seguindo uma rotina diária e constante, sem grandes alterações. Às vezes até comentamos ou pensamos conosco mesmo: que raio de vida que não muda nunca. É sempre a mesma coisa. Nada acontece de diferente.


Nós, pobres mortais, assim enxergamos. Mas Deus, em seu divino e misericordioso plano destinado a cada um de nós, sabe que, dia a mais ou dia a menos, poderemos ter uma mudança completa e irrestrita em nossas vidas. E, o pior disto tudo, é que nem sempre estamos preparados para receber estas mudanças.


O homem, por natureza, é destituído de um amor incondicional pelos demais. Mesmo tendo sido criado pela Divindade e receber de seu Pai todos os dotes através da herança 
hereditária, digamos assim, pois fomos feitos à Sua imagem e semelhança, nem sempre conservamos essa herança divina. Aí é que surgem os problemas.


Poucos são aqueles que usam da razão para construir sua forma de vida. O que vemos por aí são pessoas dotadas de orgulho, vaidade, ódio, inveja, e várias maneiras de agir com relação aos semelhantes. Muitos, até, pensam em ser o centro do universo e só conseguem enxergar seu umbigo. Uma das piores dores de nossa sociedade é a discriminação de forma geral, como se não tivéssemos todos nascidos da mesma maneira e, quando fizermos o retorno à pátria espiritual, todos teremos que partir, seja de que forma for. Ninguém nasceu para semente.


Já falei, numa postagem anterior, sobre como conseguimos mudar nosso pensamento e tornarmo-nos compassíveis e melhores do que somos. Ou mudamos pelo amor ou pela dor. Pelo amor, muda-se quando somos abordados pelo lado espiritual de nossa alma. Nesta fase, ficamos alegres, otimistas, companheiros, confidentes, carinhosos e tantas outras maneiras de demonstrar nosso lado humano e divino - o que deveria ser o normal para todos nós. Quantas pessoas nos procuram apenas para receber um bom-dia ou um sorriso? Por que recusar? 


Pela dor é a forma mais comum das mudanças. Ficamos doentes, caímos de cama, sofremos. Perdemos entes queridos, choramos, lamentamo-nos, não entendemos o porque do acontecido e sofremos. E sofremos muito. 
Vejam como é mais difícil para o ser humano ter que mudar pela dor. Desesperados, buscamos auxílio nos mais variados jeitos. Poucos são os que procuram alívio para suas
dores, dentro de si mesmo. Alguns, dependendo da situação, buscam até o suicídio como forma de amenizar a dor, quando mal sabem que, aí é que vai começar a verdadeira dor. A dor daquele que, covardemente, foge à luta.


A busca do alívio das dores de nosso coração está, como já disse, dentro de nós mesmos. Como isso se opera? Pela fé, que move nosso espírito ao encontro de Deus. É, através dela, que conseguimos sobrepujar todo e qualquer infortúnio que nos venha a acontecer. É pela fé que passamos a nos ver como seres imortais, falíveis e que necessitamos conhecer-nos mais e melhor. 


Pelo melhor e maior conhecimento de nós mesmos, seremos mais sábios, teremos um maior grau de confiança em Deus e, consequentemente, teremos uma maior carga positiva em nosso campo mental, para abraçar nossos problemas e vivê-los. Cada ser humano tem a obrigação de ser justo, bom, benevolente, caridoso e amar incondicionalmente a todos os demais seres do universo, pois dele fazemos parte.


Que nosso campo mental se abra para as coisas boas da vida e nos faça ter forças pela fé inabalável em Deus, para que possamos suportar nosso dia a dia de maneira tranquila e sensata, pensando sempre que hoje pode cair uma tempestade, mas amanhã poderá haver sol.


Que assim seja! 






  


                                                             

29 comentários:

  1. É como dizem o tempo não para e o mundo não para de girar, um beijão Paraguassu :-)

    ResponderExcluir
  2. Paraguassu, um maravilhoso fim de semana para você!
    Muita paz e bençãos do céu!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Acreditar e não perder a esperança ...
    Abracinho meu!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Paraguassu!
    Td acontece, p/ q busquemos as respostas certas a nossas dúvidas.
    Com certeza, quem vem aqui e lê sua postagem, é pq esta precisando de respostas p/ o momento q tá passando ou msm querendo aprender um pouco mais.
    Ah... e gosta de vc tb né!!!
    Ótimo final de semana p/ vc.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Bela reflexão. Acredito muito no fato das coisas em nossas vidas acontecerem com um propósito, mesmo que as vezes aconteçam coisas ruins.

    Mas, são as experiências que tiramos desses acontecimentos ruins que nos ensinam a lhe dar com algo muito pior pela frente.

    Cada vez mais me encanto mais com seus trabalhos, cada postagem sua é uma nova e enriquecedora experiência.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não "devorei" tudo... mas para lá caminho!
    Com mais tempo irei explorar este seu blog que me parece muito interessante.
    Um abraço
    Teresinha

    ResponderExcluir
  8. Oi querida

    Uma reflexão maravilhosa! Nós podemos melhorar, quando nos dispomos a isso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que procuremos manter o bom pensamento em todas as situações. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  10. Maria querida, nada na vida é por acaso e as pessoas que passam por nós tbm não passam por acaso, estão ali pq precisamos delas ou delas de nós. Nossa vida é uma caixinha de surpresa, por isso temos que ter o pensamento sempre carregado de energia boa para que possamos enfrentar tudo o que teremos que passar.

    bjokitas com master carinho querida minha ;)

    ResponderExcluir
  11. Maria,

    Não existem coincidências e nada é por acaso! Precisamos estar sempre atentos, aos sinais que recebemos sempre!
    Obrigada pela reflexão.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou te devendo uma visitinha e li um texto tão lindo, com uma energia boa, que me fez um imenso bem, acredito que tudo tem um propósito, na vida é preciso ficar atento e aproveitar os bons momentos.
    Ótimo fim de semana pra ti.
    bjusss da Mery.

    ResponderExcluir
  13. Um ótimo texto para reflexão...obrigada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. De fato. Não existe acaso nos encontros e desencontros programados segundo as necessidades de nossa jornada evolutiva. Precisamos aprender a ver além de nossas impercepções.

    Obs.: não tenho conseguido comentar algumas vezes, por conta da confirmação de palavras que nem sempre está acessível ao programa leitor de telas. Esses captchas são um transtorno para quem não enxerga.

    Um abração e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Amiga,vc tem o poder de escolher as palavras certas no momento certo.
    bjks

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde minha querida e amada amiga!
    Muito bom quando vc post seus textos que nos convida para uma reflexão e nos ensina sempre para o bom caminho...
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Suas postagens são sempre magníficas. Todas trazem profundos esclarecimentos a propósito da razão de estarmos aqui e da fragilidade de nossas vidas. Realmente, a maioria das pessoas aprende pela dor. É quando ela surge que costumamos voltar nossos olhos para o infinito, para o entendimento de que estamos em uma ponte e que nossa vida é, tão somente, essa travessia.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. O que apavora é ficar somente na estação esperando o trem certo chegar... Se é que existe um... E a vida passar...

    Não importa se seja o trem errado, importa é seguir em frente


    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Paraguassu,
    obrigado por sua visita! Será sempre bem vinda as portas lá de casa são sempre abertas!
    Com certeza me verá mais vezes por aqui, gostei muito de suas reflexões.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  20. Paraguassu,
    as metáforas belíssimas que vc postou me calaram fundo. Ressalto a parte que destaca a vida como exemplo e como boa semente de outras.
    Sou adepta desta filosofia: agir para somar, nunca para subtrair.
    Òtima escolha.
    Muitos Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  21. Oi Paraguassu, tudo bem?
    A cura das dores só está dentro de nós mesmos, mas com toda humildade, devemos deixar que o que está dentro dos outros, interaja conosco numa busca intensa pela recuperação... mesmo difícil.

    Beijos, ótimo domingo e obrigada por estar presente no Hunmoremconto!

    PS.: É um símbolo bonito esse do nosso Grêmio, não? :)

    ResponderExcluir
  22. Amiga Paraguassu, linda tua mensagem que nos dá sempre a esperança, palavras cheias de sabedoria que mostram que no jardim da vida, quanto mais plantamos, mais colhemos....e que tudo tem sua finalidade...Bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  23. Oi minha amiga, grande texto pra reflexão da vida. Plantamos coisas boas nessa vida pra que possamos colher belos frutos.Desejo um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
    Smareis

    ResponderExcluir
  24. Minha querida

    Passei e gostei do texto e da mensagem nele contida, tomei a liberdade de seguir para voltar com mais calma.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  25. Querida que bela escolha.Nada na vida é por acaso.É nas mudanças, encontros e desencontros que reside o amor de Deus, a nossa força e a nossa fé.Parabéns pelo post.Valeu pela reflexão gerada pelo lindo e importante texto.Uma semana iluminada e feliz.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  26. Paraguassu, obrigada por cada palavra. tudo o que tu escreveu serviu como um carinho, um sermão,um conselho, um alerta, enfim, é tudo perfeito o que tu disse; nada aconteceu por acaso, e temos que estar prontos pra "viagem" que Deus preparou cuidadosamente para cada um de Seus filhos .
    amei o teu blog .

    ResponderExcluir
  27. Olá Paraguassu,
    Com relação ao que você declara:
    "Muitas vezes, ao procurar um material para postar aqui, em meu blog, fico me perguntando: por que estou necessitando escrever sobre tal coisa? Quando, após publicar recebo os comentários de meus amigos queridos e, de alguns de vocês vem a resposta."

    Acho que a gente sempre tem "alguém" soprando no nosso ouvido...

    Deixei um selinho pra você lá no "Aroma nosso de cada dia".
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  28. Oscar Herlinger disse:

    Realmente querida amiga Maria,
    Por vezes somos testados ao extremo para provar nossa fibra. Provas e Expiações, este é o cenário onde nos encontramos e, se quisermos encontrar a felicidade que nos falta, então procuremo-la além das estrelas! (Platão)
    Bem aventurada amiga, esteja sempre com o mestre ao seu lado.
    Oscar

    ResponderExcluir
  29. Composições sempre inspiradoras.

    Um beijo da Nita. Hoje de bom dia!

    ResponderExcluir