"O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já, Davi, com ela, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas sim, no homem! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento. Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida, não existirá uma, que você não possa aproveitá-la. Quanto à sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria para, mais tarde, você olhar para ela e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no conhecimento de si e de sua história." Antonio Pereira (Apon) - escritor e poeta (http://www.aponarte.com.br/2007/08/pedra.html) Aparecem-nos todos os dias em nossa vida. Alguém jamais as teve? Difícil crer nisso. Elas estão sob nossos pés, à nossa frente, ao lado e em todos os momentos em que nos sentimos desafiados por elas. São entraves que nós mesmos, muitas vezes buscamos. São as pedras do caminho. Da jornada nossa de cada dia. De nossos pensamentos que, como imãs, as atraem. De nosso comportamento, que buscam-nas para perto de nós. Pedras na caminhada, aqui na Terra, não são somente obstáculos. Servem, também, para que paremos para refletir o que estamos fazendo em nosso dia a dia, o que estamos deixando para trás e omitindo-nos, qual, de fato, é nosso compromisso e estamos fugindo dele. As pedras das quais eu falo são, na verdade, uma metáfora aos nossos problemas que surgem, na maioria, da inabilidade em tratá-los. Ou da fuga? O equilíbrio é necessário para manter qualquer situação sob controle. Há, porém, que ter-se segurança e objetividade quando nos deparamos com estas "pedras". Nesta escola compulsória na qual que estamos matriculados, o aprendizado é constante e permanente. Não existe o "passar de ano", a "colação de grau" ou a "formatura" e, sim, pode haver a "repetência". Esta está incluída no currículo escolar da vida. Se não soubermos conquistar todas as etapas, com certeza voltaremos para, novamente, começar tudo de novo. E nessa "repetência", retornamos com nova vestimenta carnal, em nova ambientação e com mais ou outros temas de casa para fazer. Portanto, cada um faz a sua própria história. Somos os únicos responsáveis por nós mesmos. Deus nos criou, deu-nos a oportunidade da vida, e espera sempre o melhor de nós. Tropeçar numa pedra está no roteiro da história. Dar a volta por cima, sem machucar ninguém, nem a nós mesmos, é o que se espera. Que as pedras em nossa caminhada sejam vistas como oportunidades para a evolução. Que, quando as tivermos, sejam elas que nos façam crescer com o entendimento, com sabedoria e elevação espiritual. Que assim seja! |
Fatos da vida, do cotidiano, coisas da alma, do pensamento que voa e desnuda hipóteses do psiquismo humano, fatos que nos trazem incógnitas à nossa vida e nos dizem da importância de descobri-los.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
PEDRAS DA VIDA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que mensagem linda dos dois textos: o de autoria desconhecida e o seu abaixo, uma forte reflexão para todos. Um abraço, um dia cheio de paz e alegria.
ResponderExcluirIvana - Reserva de Emoções
Olá, uma mensagem pra se refletir, as pedras são os obstáculos que encontramos na nossa caminhada... "Se tropeço numa, é difícil para mim, afastá-la!" Sou fraca,fico deprimida com as minhas pedras...demora pra que eu entenda que é um aprendizado pra todos os seres...como bem disseste
ResponderExcluir"são oportunidades para a evolução", nos fazem crescer*, entendi bem essa mensagem e agradeço por escrever pela postagem tão especial.
Um caminho de muita luz pra você, beijinho da Mery*.
Ah, esqueci de dizer que a imagem é muito linda...
ResponderExcluirbjussssssssssss
Boa tarde querida amiga!
ResponderExcluirMensagem linda para a evoluçao espiritual,com aspirações para o caminho do bem...
Bjsssssssssssssssss
Sim amiga, nossa vida é feita de pedras e flores,há que se saber usa-las e delas fazer nossa Ânima para prosseguir.Lindo incentivo com bela reflexão numa linda e inteligente analogia.
ResponderExcluirMuito bom amiga estar aqui com voce com seus belos e reflexivos textos.
Meu abraço carinhoso.
Belas flores da primavera para voce.
Bju.
Postagem maravilhosa!!!
ResponderExcluirBeijosss...
é sempre um enorme prazer passar por aqui.
ResponderExcluirBeijo.
Lindo, adorei sua composição! Abraço!
ResponderExcluirMaria, querida,
ResponderExcluirÉ sempre um oásis este canto. As pedras? Vamos agradecer quando aparecem. É oportunidade maior de crescimento.
Girassóis nos seus dias.
Beijos
Querida amiga,
ResponderExcluirQuando retornamos para esta vida ninguém nos prometeu que seria fácil nem ao menos nos deixaram o caminho pronto. Porém fomos presenteados e amparados pela sabedoria divina através da Palavra. Os caminhos e a forma como vamos seguir dependerá das nossas escolhas. Pedras e flores sempre existirão mas qual delas nos será de maior é que determinará o valor experiência no caminhar.
Obrigada pelo carinho da sua visita,amiga!
Beijos de luz no seu coração e que seus dias sejam de muita paz
Deus seja contigo
Lindo post
ResponderExcluirÉ sempre bom encontrar pedras nos caminhos
Estes que nos dá forças para levantar e seguir
em frente.
A beleza das flores nas pedras para nos avisar
que já é primavera.
Lindo setembro para você.
Lindo texto... Linda mensagem,para uma boa reflexão,amei seu cantinho e tbm já estou te seguindo,obrigada pelo comentário no meu blog,com certeza virei te visitar sempre!!!
ResponderExcluirABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...
GIOVANA
Minha cara amiga Maria!
ResponderExcluirO Poema A pedra, aqui postado como de “autor desconhecido” é de minha autoria. Ele tem circulado dessa forma ou com o nome de falsos autores. A versão original do poema e maiores esclarecimentos estão em: http://www.aponarte.com.br/2007/08/pedra.html Peço a você e demais amigos que na medida do possível, me ajudem a divulgar para a correção desses equívocos.
Um abração e um bom fim de semana.
Oi Paraguaçu...
ResponderExcluirLindo o poema A Pedra de Antonio pereira( Apon )... e linda reflexão sobre as pedras que encontramos no caminho....Amei...Parabéns pela lindas imagens do blog...
Beijos!
San....
Minha querida
ResponderExcluirUm texto muito belo e uma profunda reflexão...e quem nos dera que no nosso caminho não houvesse pedras, mas a vida seria mais monótona.
Adorei e deixo um beijinho.
Sonhadora
Sim, todos nós temos as nossas pedras pelo meio do caminho. E cabe a nós lidarmos bem com elas, para que outras semelhantes não apareçam.
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Beijocas
Obrigada por tua visita e me deixar palavras e sentimentos tão lindos...fiquei me sentindo o máximo!!!!
ResponderExcluirBeijão...
olá, tudo bem? eu já estou te seguindo! mas prometo ler com mais calma o teu blogue nos próximos dias, vi também que gosta de futebol e que é espírita. Sou doutrinado pela Igreja Católica, e por conta de minha namorada conheci o espiritismo. Muito boas as mensagens que eles passam. É sempre uma injeção de ânimo. Logo, logo passo aqui de novo e comento os outros posts ok?
ResponderExcluirFique com Deus e obrigado pelas palavras lá no Mr. TV.
Beijos,
Mr.
Paraguaçu
ResponderExcluirSe a gente souber sair dos nos nosso tropeços a pedra pode ser transformada.
E este sabado está azul de verdade aqui nas Minas Gerais.
com carinho Monica
Boa tarde, Maria
ResponderExcluirMuito bom este texto, muitas vêzes somos pedra de tropeço na vida das pessoas. Obrigado por seguir o meu blog, gostaria que lesse e comentasse meus textos.
Um abraço, paz e bem
Dentre as pedras, podemos sim, encontrar flores,
ResponderExcluirBasta olhar com sabedoria
Oi, Maria
ResponderExcluirPassei aqui para agradecer seu comentário no meu blog, muito obrigado
Um abraço, paz e bem
que saibamos aproveitar e aprender a lição!
ResponderExcluirbj, obrigada pelo carinho da visita!
OIEEE TUDO BEM
ResponderExcluirESTOU PASSANDO EM SEU CANTINHO PARA MATAR UM POUQUINHO A SAUDADES E QUANTAS SAUDADE E TBEM PARA DEIXAR O MEU MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DE VCS. ESTOU SEM TEMPO ANDO TRABALHANDO MUITO MAS ASSIM QUE POSSO ENTRO PARA DEIXAR UMA REFLEXAO E ME DEPARO COM SEUS RECADINHOS FICO MUITO FELIZ EM LER AMIGA SINTO MUITA SAUDADES DE VISITAR SEU CANTINHO MAS ESPERO EM BREVE TER MAIS UM POUQUINHO DE TEMPO PARA FAZER ISTO BJOS E FIQUE COM DEUS .
Bom dia Maria.
ResponderExcluirQuero agradecer sua vesita ao meu catinho, e agradeço tambem por ser uma seguidora.
Eu já estou seguindo tambem este seu cantinho, vou ler com mais tempo...
Desejo tambem para voce e sua familia um otimo Domingo, e uma semana abençoada...
beijos e abraços fraternos deste portuga.
HENRY
Minha linda senhora e amiga, foi um prazer em recebe-la no meu cantinho, cada amigo(a) que por aqui passa deixa sempre uma atmosfera de bem estar, só fico triste porque vão embora sem que eu saiba porquê?
ResponderExcluirMas o facto de ter vindo e deixado um pouco de si já é uma felicidade.
Pois é, cada pessoa só está na vida da outra o tempo que Deus estipulou para tal, e, assim é a melhor maneira de encarar as ausências com mais resignação, cada estação também só tem o tempo certo para estar, espero que seja qual for o tempo se sinta feliz porque eu também farei o mesmos.
Espero ver com olhos de ver o seu cantinho pois me parece lindo e só o facto de ter mais uma estrelinha no meu céu já é um privilégio, seja sempre bem vinda, deixo para si beijinhos de luz e muita paz na sua vida...
Oláa!
ResponderExcluirVim retribuir a visita e dizer que gostei muito daqui!!!
Obrigada pelo recadinho carinhoso!
Estou seguindo tbm!
Bom domingo...
Enquanto lia essa maravilha em forma de post, viajei, por entre as minhas pedras particulares.
ResponderExcluirNão metaforicamente como o texto, mas lembrei-me de algumas em especial, feitas de pigmentos, corante e sais.
Ingeridos por mim durante alguns anos, e depositados em minha vesícula, causando dores e consequentemente me fazendo mais seleta na escolha do que entrava pela minha boca.
Com a retirada das tais pedrinhas, eu continuo seleta na escolha dos meus alimentos.
Sem dúvida essa experiência me educou.
Assim é feito com todas as pedras, reais e imaginárias que passam por nosso caminho.
Retirá-las, transformá-las, é o nosso dever.
Beijos
Um bom domingo
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com
Querida Amiga..
ResponderExcluirUm texto belissimo uma reflexão extraordinária .
Um feliz Domingo beijos no coração.
Evanir
Querida amiga, saudosa de ti, destes teus textos que sempre nos levam a refletir, excelente mensagem, sempre podemos aproveitar os acidentes do caminho para reflexão e passarmos a agir de maneira diferente em nossa vida, tudo é aprendizado, beijos Luconi
ResponderExcluirQue coisa mais linda este poema e todos os demais do Antonio, Apon, ele é uma pessoa de tanta sensibilidade, de um coração e alma, lindos.
ResponderExcluirQue lição divina nos traz as palavras deste poema.
A diferença em cada situação e momento da vida, quem faz somos nós, em nossa maneira de pensar, sentir e agir. Temos que estar muito conscientes disto, para que cada aparente obstáculo, seja a mais sublime lição a enriquecer nossa jornada.
Minha querida tenha uma semana de alegrias e paz...beijos...
Valéria
Querida amiga, linda mensagem...cheia de vida e esperança...obrigada por compartilhar...Bjos
ResponderExcluirQuerida obrigado pela visita seja bem vinda ! as pedras o que dizer delas não digo a deus que tenho uma grande pedra no meu caminho digo a pedra que tenho um grande deus linda mensagem para refletir e muito beijos Erica
ResponderExcluirBom dia para si amiga.
ResponderExcluirEstas mensagens são muito lindas, cheias de sabedoria, fazem-nos refletir.
Obrigada por as partilhar.
Seja feliz, Hoje e Sempre.
Beijo de Luz
Maysha