quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CARMA - LIVRE ARBÍTRIO OU EXPIAÇÃO?



"O que chamamos de carma é construído por nós mesmos, no exercício do nosso livre arbítrio, na escolha de nossas opções. 
Nós somos os únicos responsáveis pela escolha do nosso caminho. O problema é que, após a escolha, temos que trilhar pelo caminho escolhido.
Útil, não é necessariamente aquele que, quando está na erraticidade, solicita reencarnar como um deficiente, para purgar atitudes equivocadas. Muito mais importante é aquele que procura, quando está encarnado, adquirir condições para, na próxima vez, reencarnar perfeito para auxiliar, construtivamente, os seus irmãos.

A expiação, muitas vezes, por conta de uma visão distorcida, soa como castigo divino. Mas sabemos e devemos demonstrar, por exemplo, que as deformidades físicas não estão punindo, mas eliminando as deformidades perispirituais, que causamos anteriormente.
Podemos atenuar, ou mesmo eliminar, as situações cármicas? Sim, por atos de amor. 
As pessoas quando enfrentam uma situação difícil, seja ela física, financeira ou psicológica e que não sabem, não conseguem, nem desejam modificá-la, enfrentando-a, costumam dizer: - não posso mudar. É meu carma. Eu sou assim. É a anestesia da consciência. 

Dentro desta verdade divina, não existe o perdão de Deus, pois recebemos segundo o   que fizermos. Deus não nos criou para nos punir. Deus é amor. E o carma não é punição divina: é conseqüência retificadora. 
A falsa noção de carma inflexível, nos conduz a dois grandes erros: um é que o espiritismo prega ou endossa a necessidade da dor; isto não é verdade.
A dor só seria uma necessidade, se o espiritismo pregasse que todos deveríamos ser um grupo de masoquistas. O que a Doutrina dos Espíritos demonstra com clareza, é a utilidade da dor, quando persistimos no egoísmo, no orgulho, na vaidade e demais defeitos lesivos à comunhão de solidariedade com os semelhantes. A dor não é uma criação divina. A dor é criação de quem sofre. 
O outro erro é a crença de que a Doutrina Espírita aconselha o conformismo diante da “má sorte”; isto também não é correto. O que ela ensina é a resignação, atitude bastante diferente, adequada para nos fazer aceitar sem desespero aquilo que não podemos mudar.

O carma, portanto, é como uma espécie de conta corrente das ações que praticamos no Banco deste mundo, onde há séculos caminhamos endividados, cadastrados no SPC da vida, pela constante emissão de cheques sem os necessários fundos de bondade, caridade, amor, etc... Resgatemos nosso débito, limpemos o nosso nome no SPC, emitindo cheques com a devida provisão de fundos, sendo isso possível, através da prestação de serviços de caridade ao próximo, e estejamos convencidos de que este é o melhor caminho para evoluirmos.

Transformar ações amando, é alterar nosso carma para melhor, atraindo pessoas e situações harmoniosas para junto de nós. É, em última instância, a nossa indispensável e indelegável reforma íntima! Nossa vida é a simples consequência de nós mesmos."

                                                         
                                                            André Luiz


O amor é o princípio fundamental de tudo o que existe. Deus usou este princípio para criar todas as coisas visíveis e invisíveis que compõem o Universo. Ao homem, ser majestoso de Sua obra, Deus facultou o raciocínio que lhe permite optar por caminhos que surgem à sua frente, a fim de conduzir sua existência até o momento de sua volta à casa paterna.

Estas escolhas, conhecidas como livre arbítrio, refletem a decisão de poder mudar uma vida para melhor ou fazer-nos dependentes de situações, por vezes calamitosas. O sofrimento, por parte do ser humano, por maior que seja, sempre é visto como uma forma de compensar ou resgatar o bem que deixamos de fazer ou o mal que praticamos.

O padecimento físico ou moral faz com que o ser humano desça do pedestal da vaidade, do orgulho, da soberba e reflita sobre seu comportamento e sua história de vida até então. Mais do que isso, a criatura sente que a humildade, a afabilidade e a doçura também podem curar um coração empedernido e indiferente ao mundo ao seu redor.

Ao sentir-se parte do todo, que são seus parceiros no percurso da trajetória terrestre, este mesmo homem reintegra-se na comunidade, antes relegada a segundo plano, e conscientiza-se de sua missão: evoluir espiritualmente. Põe de lado toda aquela empáfia e assume a postura de uma pessoa melhor e mais centrada, focada no bem, principalmente do seu semelhante, no cultivo das boas ações, do amor e da caridade.

O carma, portanto, não é a doença em si, as dores físicas, as dores morais, e outras tantas dores que abatem o homem, mas sim, a consequência de seus atos. Até hoje ainda estamos a resgatar débitos do passado,  haja vista o número desconcertante de tragédias que ocorrem pelo mundo como as guerras, terremotos, tsunamis, etc.

Nosso planeta está sendo maltratado pelos seus próprios habitantes. O ser humano ainda não acordou para o sofrimento global do planeta, devido à falta de observação e cuidados com a ecologia, a fauna, a flora, e com o todo o sistema vital que a natureza em sua totalidade reclama.

Estamos em pleno século XXI. Até quando ficaremos na inércia, enquanto irmãos morrem de fome, de frio ou sede, de doenças que ainda não têm cura (porque os governantes têm capital para tudo, menos para pesquisas científicas que levem à cura de doenças fatais), morrem pela violência espalhada pelas cidades e pelo mundo afora.

É urgente que acordemos. Que tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir os gemidos e o choro incontido de povos que sofrem pela discriminação de todo o tipo, que não conseguem ver seus filhos crescerem sadios e fortes, estudarem e alcançarem a Universidade que, em muitos lugares é imprópria para aqueles sem poder aquisitivo e adequada aos que mais possuem.

Finalmente, precisamos orar. Pedir a Deus pelo mundo que Ele criou. Pedir por todos aqueles que sofrem e que choram. Pedir por nós. Para que, entendendo a dinâmica da vida, sejamos mais tolerantes e menos agressivos uns com os outros; mais amorosos e menos egoístas; mais caridosos e menos preocupados com nosso bem estar.

Tudo aquilo que damos aos outros com o coração, será nos devolvido em dobro. Jesus nos mostrou, com seus ensinamentos, que podemos transformar o mundo ao nosso redor e fazer com que da tristeza, brote a alegria; do choro, brote um sorriso e do aperto de mão, brote um pouco, pelo menos, de felicidade.

Que assim seja!   


35 comentários:

  1. Bloguinho da Zizi disse:

    O que nos falta ainda é a fé naquilo que Jesus ensinou. Todos temos o poder de amenizar o sofrimento. Imagine se todos, por um dia, silenciassem suas mentes e simplesmente orassem pelo bem de toda a humanidade...Quantas bençãos se manifestariam?
    às 06:44

    ResponderExcluir
  2. Maria querida,

    Obrigada pelos momentos de ensinamento e paz. Digo também, "assim seja ao seu post"! Continuemos trabalhando pelo amor para modificarmos o mal que tenhamos feito, nosso orgulho, vaidade...
    Dia com muitos girassóis!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um post pra gente ler e procurar entender as coisas da vida...beijos de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!! passando para agradecer e retribuir a visita, gostei dos textos muito reflexivos, esse por exemplo é um "tapa na cara" de quem fica responsabilizando Deus por tudo de ruim que acontece é que por acaso elas esquecem do livre arbítrio que interfere diretamente na sua vida e na dos outros e Deus não pode ficar interferindo em tudo pq daí ele vai ta nos tirando esse direito então por isso devemos calcular bem nossas escolhas e arcar com as consequências porque Deus não pune, nós mesmos é que traçamos nosso destino. Ótimo dia, seguindo. Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Minha querida!
    Amo ler suas postagens cheias de ensinamentos e reflexões... Como dissestes: O amor é o princípio fundamental de tudo. Porquê não exercitarmos esse amor que o próprio Jesus nos ensinou? Aí é que precisamos de orar e refletir, mas as vezes não é facil.
    Visitar-te me faz muito bem!
    Abraços! Lindo dia pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Paraguassu, dificilmente leio os comentários nos blogs que visito, pois não ten ho muito tempo disponível, mas hoje acabei lendo o primeiro daqui, o comentário do Anônimo e o subscrevo na íntegra.
    Um grande abraço. Tenhas uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  7. Paraguassu,quando olhamos REALMENTE para o mundo na verdade estamos olhando para nós mesmos, pois somos parte de tudo e tudo é formado por todos juntos.
    Quando faço minhas orações e peço ao Criador, piedade e misericordia a todo aquele que sofre e age de forma errada, estou orando para mim mesma também e assim por diante,toda vez que faço um trabalho voluntário, dou um sorriso, estendo a mão,olho com os olhos do coração, sinto minha energia redobrada e revigorada.
    Feliz daquele que sabe amar e reconhecer o seu amor. Feliz aquele que já aprendeu que esse é o caminho da luz.
    Obrigada pela ajuda, pois eu sabia que aqui encontraria a resposta . Sonhei com seu blog essa noite .

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por este texto lindo e com muitos ensinamentos,li tudo com muita atenção e me fez refletir a respeito,realmente gostei demais.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  9. _______________________________________

    São ensinamentos maravilhosos! Concordo inteiramente... Somos responsáveis por todos os acontecimentos da nossa vida.

    Obrigada, pela excelente leitura!

    Beijos de luz e carinho...

    __________________________________

    ResponderExcluir
  10. Querida Maria Paraguassu, agradecida pela sua visita e pelas palavras carinhosas.
    Seja muito bem vinda em meu espaço, fique a vontade sempre, fico muito feliz que tenha se tornado minha amiga. Já estou te seguindo para sempre poder "beber" dessas palavras que aquecem nossa alma. Lindo a sua casa.

    Sobre a postagem:
    O Ser humano tem muito que aprender com suas "expiações", infelizmente nos tempos atuais não estamos vendo essa evolução e sim uma regressão de valores. Mais acredito sempre nas boas almas e nos bons espíritos para nos auxiliar e, nunca deixarmos desanimar.
    Um final de semana mágico.
    Beijos de flores.
    Lua

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, querida amiga Paraguassu.

    Adorei essa matéria.
    Uma coisa que acho intrigante no "Carma" causado por nós mesmos, é que:

    Mesmo não fazendo nada para prejudicar qualquer pessoa, quando tomamos a decisão errada ou a menos certa em determinados interesses pessoais, como trabalho, amor, etc... Depois, quando padecemos por isso, dá a impressão de que somos obrigados a saber qual o melhor caminho.

    Aí sempre me vem um pensamento de que temos a obrigação de lutarmos contra a nossa própria ignorância, evoluindo sempre, para que saibamos acertar cada vez mais.

    Já lhe sigo.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora de Oliveira (Amapola)

    ResponderExcluir
  12. Mensagem muito esclarecedora. Ser espírita é entender o amor q Deus tem por nós, a nossa responsabilidade em relação ao livre arbítrio, é acreditar q fomos criados para sermos felizes e q sempre temos q trabalhar, seja para sobrevivermos, seja para nos melhorarmos. Muita paz!

    ResponderExcluir
  13. mensagem de paz e serenidade..
    beijos sempre perfumados..

    ResponderExcluir
  14. Hello my friend!

    Me encantei com esse texto e ele me levou a uma reflexão que gostaria de compartilhar contigo:

    Todos os nossos atos, desde os mais simples até os de grande magnitude, terão um resultado futuro. Porém muitas vezes não percebemos isso. Daí vem explicações para coisas que acontecem em nossas vidas sem nem mesmo reconhecer o verdadeiro motivo.

    E uma triste e infeliz característica da maioria dos seres humanos é a insatisfação. Porém, de alguma maneira, existe algo que nos leva a superar essa insatisfação e assim continuar seguindo em frente. Mesmo sem o poder dos membros, ou da visão. Porque o grande poder que nos sustenta e devemos confiar até o fim de nossas vidas é o da fé. A força contida em nossos espíritos, que nos foi cedida pelo Senhor Deus.

    E essa mesma força, se torna ainda maior com os bons atos que fazemos não apenas para si própria, mas também para o nosso próximo.

    Para que reclamar da mesma comida todo dia quando tem gente que nem tem o que comer? Dizer que a vida é injusta só porque está sem dinheiro para comprar uma roupa nova? Muitos dos nossos irmãos mundo afora nem sabem o que é uma calça...

    Então viva as boas ações, aos puros sentimentos de fraternidade e a força da fé que guia nossos espíritos ao melhor de todos os caminhos!

    Abraços pra ti e muita paz!

    ResponderExcluir
  15. Maria, que nome lindo. Sou Maria, minha filha e minha neta também. Vim para ficar. Sua postagem é maravilhosa. Fique bem e que Deus te abençoe. Bj

    ResponderExcluir
  16. Minha linda!
    Vim aqui nos engrandece sempre,pois a palavra reflexiva nos levita e nos dar vida feliz...passar por aqui e beber das tuas escritas é sair saciado...
    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. O desenvolvimento do ser humano, corpo e espírito, encontra sentido na fé, um texto para refletir. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  18. A vida é feita de escolhas. Se boas ou más, dependem intimamente da sabedoria, da consciência e do coração de quem as toma. O karma é uma lei, onde uma causa gera um efeito. Nada que se cria com atos ou pensamentos se dispersa no Nada. Existe sempre uma retribuição universal. Não existe mais pesada palmatória ou mais dourado louro do que as leis universais que nos regem. Eu gosto de pensar assim...

    grande abraço e me visite sempre que sentir vontade.

    -aurelio

    ResponderExcluir
  19. Oi querida...
    Adorei sua visita lá no blog e tb já estou te seguindo..sou católica mas respeito muito e sigo os princípios da doutrina espírita, sei que na vida nada é por acaso! Beijos e voltarei sempre para ler suas mensagens!

    ResponderExcluir
  20. Olá Paraguassu,

    apesar de ser católica, respeito muito e até me identifico com a tua exposição.
    Obrigada pela visita. Também vim para ficar.

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Paraguassu
    Acho que além de carma e de equilibrio tem muitas outras expressoes que nos mostram como viver bem o dia a dia.
    Com oração e disponibilidade.para trabalhar
    um abraço de sua amiga Monica

    ResponderExcluir
  22. Oi Maria, obrigada por suas palavras lá no VSE.
    Realmente não é fácil semear coisas espirituais, ainda mais quando escrevemos textos que de alguma forma despertam pra algumas realidades que muitos ainda não aceitam.
    Tanto em meus textos como nas canalizações que eu fazia antes, muito se foi falado sobre o Carma, que podemos substituí-lo pela "Lei da Graça", que é viver em unidade e fazendo o bem.
    Como diz no texto aqui, muitos acham que temos que sofrer porque é carma, mas nada disso é verdade.
    Conheço as obras de André Luiz, sempre grandes ensinamentos.
    Beijos á ti!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Cada momento com seu crescimento, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  25. OI amiga,

    vim beber suas palavras.

    A minha frase de hoje:

    Transformar ações amando!


    Levo-a no meu coração!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Menina como amei ler isto, muito bom mesmo, esta mensagem de André Luiz fala tudo, sábio e verdadeiro, somos o que somos porque assim nós mesmos escolhemos ser, podemos diminuir o fardo se soubermos cultivar a semente de amor em nossos corações, espalhando-as vida afora, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Vim te desejar um lindo sábado azul. Beijos e carinhos

    ResponderExcluir
  28. Olá Maria,
    Bom dia,
    Primeiramente venho agradecer sua visita em meu blog e retribuir vindo aqui,já gostei do que li.
    Algum tempo atrás fui em busca de respostas no Alan Kardec depois de uma perda muito triste na minha vida.
    Confesso que lá encontrei algumas respostas e lá abrandei um pouco meu coração.
    As vezes ainda tenho umas perguntas que ficam sem respostas e uma é:POR QUE TEMOS QUE VOLTAR EM OUTRA CAMINHADA COM PESSOAS QUE NOS FIZERAM MAL EM OUTRAS NA MESMA CASA MESMA FAMILIA?NÃO SERIA MELHOR RESGATAR NOSSOS ERROS DE OUTRA FORMA .ESSA FORMA DE APRENDER COM A DOR NÃO ACHO CERTO ..SABE AQUILO DE ENSINAR COMA DOR? ASSIM SE A GENTE VIESSE COM PESSOAS QUE AMAMOS QUE NOS DAMOS BEM E QUE NÃO TEMOS TANTAS DÍVIDAS SERIA MAIS FACIL E O MUNDO MELHOR NÃO É MESMO?
    Mas quem sou eu para questionar as leis de Deus???
    Só sei de uma coisa carma,livre arbitrio ,tudo isso fica mesmo facíl quando se tem amor ..aCREDITO MUITO NA ESPIRITUALIDADE acredito demais que tudo que passamos ja nascemos sabendo e todas as pessoas que temos que encontrar aqui encontramos ..de uma forma ou de outra estamos na mesma viagem as vezes em vagões diferentes mas um dia desembarcamos e não tem jeito todas as pessoas que um um já se encontraram se reecontram ..Olha leio muitos livros adoro saber que meus entes queridos estão todos ali..somente com a véu separando e que ele estão vivos isso me acalma ..
    Querida obrigada por sua visita mais um vez

    e vamos continuar a jornada não é?
    ja sabemos o que viemos fazer por aqui temos que dar conta do que nos comprometemos la.
    beijos MARIA

    bom final de semana para voce e sua família.

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  29. Ola querida!

    Sorte da vida: Todos temos um carma, mas poderemos mudá-lo com livre arbítrio!

    Um beijo a você!
    Participe do nosso sorteio de Outubro, são 4 kit com 3 livro cada kit, basta você comentar.

    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  30. OLA COMO ESTA? VIM RETRIBUIR A VISITA E DIZER QUE JÁ SOU SUA FÁ. BEIJOS E BOM FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir
  31. Um texto muito interessante e de agradável leitura. Obrigado pela partilha.

    Abraço

    Runa

    ResponderExcluir
  32. QUERIDA MARIA!!

    O SEU TEXTO SOBRE CARMA VEM DE ENCONTRO A TUDO QUE ACREDITO.

    ACHO QUE COLHEMOS O QUE PLANTAMOS. ACREDITO QUE A VIDA TEM SUA CONTABILIDADE DE DEBITOS E CREDITOS.
    TEMOS OLIVRE ARBITRIO PARA FAZER NOSSAS ESCOLHAS E ARCAR COM ELAS.
    AS VEZES NAO SAO ESCOLHAS ACERTAS. MAS TEMOS QUE TER A HUMILDADE EM NOS PERDOAR. E UM ATO FALHO SE COMPENSA COM UM ATO DE AMOR.

    PLANTANDO O BEM SEMPRE ESTAMOS EM CREDITO COM A VIDA.

    UM BEIJO..

    MA

    ResponderExcluir
  33. Marlene de Goes disse:

    Continua servindo e não temas
    Amanhã será, sem dúvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje é melhor.
    Amigo, continua servindo e não temas. Onde viste o lavrador que deitasse as sementes na terra e as visse germinar, no mesmo instante? O serviço que te confiei é aquele mesmo que o Pai me deu a fazer... Nenhum gesto de bondade e nenhuma palavra de amor se perdem na construção do Reino do Bem Eterno.

    Para voce minha querida amiga com muito carinho
    esta mensagem de Meimei ,este espirito iluminado que amo profundamente.
    Aceite minha amizade, carinho e respeito. Desejo um final de semana lindo, cheio de paz e luz.
    Marlene.

    ResponderExcluir
  34. Pra acalmar o coração e pensar com muita fé!

    ResponderExcluir
  35. Oi !
    Seu texto, ditado por André Luiz, é uma lição para conduzirmos nossas vidas, dentro das verdades deixadas aqui, por nosso mestre maior, Jesus.
    http://zilanicelia.blogspot.com/
    Abrçs

    ResponderExcluir