segunda-feira, 25 de julho de 2011

REFLEXÃO MENTAL




"Quando os Instrutores da Sabedoria preconizam o estudo, não desejam que o aprendiz se intelectualize em excesso, para a volúpia de humilhar os semelhantes com as cintilações da inteligência. E quando recomendam a meditação, decerto não nos inclinam à ociosidade ou ao êxtase inútil. Referem-se à necessidade de nosso aprimoramento interior para mais vasta integração com a Luz Infinita, porque o reflexo mental vibra em tudo.


Nossa alma pode ser comparada a um espelho vivo com qualidades de absorção e exteriorização. Recolhe a força da vida em ondas de pensamento a se expressarem através de palavras e atitudes, exemplos e fatos. Refletimos, assim, constantemente, uns nos outros. É pelo reflexo mental que se estabelece o fenômeno da afinidade, desde os reinos mais simples da natureza. Vemo-lo nos animais que se acasalam, no mesmo tom de simpatia, tanto quanto nas almas que se reúnem na mesma faixa de entendimento. 

Quando se consolida a amizade entre um homem e um cão, podemos registrar o reflexo da mente superior da criatura humana sobre a mente fragmentária do ser inferior, que passa então, a viver em regime de cativeiro espontâneo para servir ao dono e condutor, cuja projeção mental exerce sobre ele irresistível fascínio. É desse modo que espíritos encarnados podem influenciar entidades desencarnadas e vice-versa, provocando obsessões e perturbações tanto na esfera carnal como além-túmulo. 

As almas que partem podem retratar as que ficam, assim como as almas que ficam podem retratar as que partem. Quando pranteamos a memória de alguém que nos antecede aí no mundo, na viagem da morte, atiramos nesse alguém o gelo de nossas lágrimas ou o fogo de nossa tortura, conturbando-lhe o coração toda vez que esse espírito não for suficientemente forte para sobrepor-se ao nosso infortúnio. 

E quando alguém se ausenta da carne, carreando aflições e pesares procedentes de nossa conduta, arremessará da vida espiritual sobre nossa alma, os dardos magnéticos da lembrança infeliz que conserva a nosso respeito prejudicando-nos o passo no mundo, caso não estejamos armados de arrependimento para renovar a situação, criando imagens de harmonia restauradora.

Em razão disso, convém meditar nos ideais, aspirações, pessoas e coisas que refletimos, porque todos nos subordinamos, pelo reflexo mental, ao fenômeno da conexão. Estamos inevitavelmente ligados a tudo o que nos merece amor. Essa lei é inderrogável em todos os planos do Universo. Os mundos no espaço refletem os sóis que os atraem, e a célula, quase inabordável do corpo humano, reflete o alimento que lhe garante a vida. Os planetas e os corpúsculos, porém, permanecem escravizados a leis cósmicas e organogênicas irrevogáveis. O Espírito consciente, no entanto, embora submetido às leis que lhe presidem o destino, tem consigo a luz da razão que lhe faculta a escolha.

A inteligência humana, encarnada ou desencarnada, pode contribuir, pelo poder da vontade, na educação ou na reeducação de si própria, selecionando os recursos capazes de lhe favorecerem o aperfeiçoamento. A reflexão mental no homem pode, assim, crescer em amplitude e sublimar-se em beleza para absorver em si a projeção do Pensamento Superior. Tudo dependerá de nosso propósito e decisão.

Enquanto nos comprazemos com a ignorância ou com a indiferença para com os princípios que nos governam, somos cercados sem defensiva por pensamentos de todos os tipos, muitas vezes na forma de monstruosidades e crimes, em quadros vivos que nos assaltam a imaginação ou em vozes inarticuladas que nos assomam à acústica do espírito, conduzindo-nos aos mais escuros ângulos da sugestão.

É por isso que notamos tanta gente ao sabor das circunstâncias, aceitando simultaneamente o bem e o mal, a verdade e a mentira, a esperança e a dúvida, a certeza e a negação, à maneira de folha volante na ventania. Eduquemo-nos, estudando e meditando, para refletir a Divina Inspiração. Lembremo-nos de que o impulso automático do braço que levanta a lâmina homicida pode ser perfeitamente igual, em movimento, ao daquele que ergue um livro enobrecedor. 

A atitude mental é que faz a diferença. Nosso pensamento tem sede de elevação, a fim de que a nossa existência se eleve. Construamos em nós o equilíbrio e o discernimento. Rendamos culto incessante à bondade e à compreensão. Habitualmente contemplamos no espelho da alma alheia à nossa própria imagem e, por esse motivo, recolhemos dos outros o reflexo de nós mesmos ou então aquela parte dos outros que se harmoniza com o nosso modo de ser. Não bastam à nossa felicidade aquisições unilaterais de virtude ou valores incompletos. Todos temos fome de plenitude. O desejo é o ímã da vida. Desejando, sentimos, e pelo sentimento, nossa alma assimila o que procura e transmite o que recebe. Aprendamos, pois, a querer o melhor para refletir o melhor em nossa ascensão para Deus."

                                                     Dr. Alberto Seabra


Queridos amigos,

Esta mensagem foi extraída de "Vozes do Grande Além",  livro ditado por Espíritos Diversos e psicografado por Chico Xavier. O Dr. Alberto Seabra foi um abnegado médico e escritor espírita, desencarnado em 1934.
Por ser uma mensagem de muita lucidez espiritual e muito abrangente, transcrevi-a para que vocês possam lê-la e refletirem seus ensinamentos.

Paz e luz a todos!


  

26 comentários:

  1. Parabéns prá você!!!
    Hoje dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.
    Obg por caminhar junto comigo nas letras...
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Este texto traz grandes ensinamentos. Se nós parássemos um pouco todos os dias pelo menos para refletirmos sobre: "Como foi meu dia hoje? O que eu fiz de bom?" já estaríamos no caminho certo. Ler, estudar, ouvir... A correria do dia a dia está nos tirando esses prazeres. É necessário parar para pensar até nisso. Escolhi um dia da semana para ficar quieta. Está me fazendo bem. Refletir sobre os últimos acontecimentos, está me ajudando bastante. Tenho ficado mais calma, o que ajuda na concentração, no trabalho, etc.
    Obrigada, Paraguassu, por esta excelente publicação.

    Grande beijo
    Fique com DEUS :)

    ResponderExcluir
  3. Querida, te achei por acaso e gostei daqui, vou te seguir, sou a Mery, do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Hoje dia de homenagear o escritor,aproveitando a data lhe parabenizo pelo blog por seus textos escritos.Se eu tivesse um selinho ia lhe mandar,mais vai o meu abraço amigo nesta grande mulher que tem a sorte de ter um marido que cozinha,o meu não sabe pegar uma maçã na geladeira.
    Parabens e meu abraço.Val

    ResponderExcluir
  5. Parabens amiga, um excelente texto para uma bela reflexão e que este espelho nao quebre.
    Um abração com toda paz.
    Bju no coração.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga, anotei o nome do livro para lê-lo, obg. pela dica. Seguir sempre com pensamentos positivios. Bjos.Querida amiga, anotei o nome do livro para lê-lo, obg. pela dica. Seguir sempre com pensamentos positivios. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Maria querida, poder recolher dos outros a parte que harmoniza com a nossa deixa a vida tão bonita. Nós atraímos o que irradiamos e por isso queremos geralmente ao nosso lado pessoas com a mesma vibração. E claro desta mesma forma atraímos não só encarnados com a mesma vibração, mas tbm desencarnados, por isso temos que ter um master cuidado com nossos pensamentos.
    Linda mensagem para traze paz a meu coração.
    Que Deus continue te iluminando :)
    bjokitas com mega carinho meu.

    ResponderExcluir
  8. Eu estava precisando ler algo dessa natureza.A angustia da morte tem me incomodado bastante.Aliás,vou fazer um 4 por 4 sobre religião,ou filosofia,está convidada a participar,te aviso a data.Topa?
    Espero tua resposta.
    Boa semana,bjka

    ResponderExcluir
  9. Oie querida retribuindo o carinho,
    amei tudo por aqui..
    Seguindo tbm
    Bjokasssssssss

    ResponderExcluir
  10. Maria,parabéns pelo maravilhoso texto,pois além da reflexão me senti transformada por uma catarse.Parei para relêr,pois senti a necessidade de entender o que me chamou mais em seu texto...Gosto quando as palavras mexem com minha alma.Obrigada!Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria, como vai? Suas palavras definiram muito bem a mensagem: "de muita lucidez espiritual". Lamentavelmente, essa lucidez não se faz presente, tão efetivamente, no mundo em que vivemos.

    Grande Chico Xavier, um homem simples que nos deu muito exemplos, a começar por sua humildade.

    Amiga Maria,agradeço,de coração,o selinho (estou levando comigo) e suas palavras por ocasião do meu niver.
    Um beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida amiga!
    Não sei se vc é avó,mas como hj é seu dia,esttou passando para prestar minha homenagem a elas,e a mim tbm,rsrsrsrs,pois sou uma avó assumida.

    "Netos são como heranças:Você os ganha sem merecer.
    Sem ter feito nada para isso,de repente lhes caem do céu.
    É como dizem os ingleses-UM ATO DE DEUS.
    Sem se passarem as penas do amor,
    sem os compromissos do matrimônio,
    sem as dores da maternidade.
    E não se trata de um filho apenas suposto,
    COMO O FILHO ADOTADO:
    o Neto é realmente o sangue do seu sangue,
    filho de filho,mais filho que um filho mesmo..."
    (RAQUEL DE QUEIROZ)escritora

    Bjs de boa noite!

    ResponderExcluir
  13. Bondade e compreenção são forças de almas sábias... Não tem como fingir ou se sente ou não...
    Muito lindo tudo por aqui!! Adorei!! Ibrigada pela visita amor!!
    Bjss Bjss

    ResponderExcluir
  14. Boa meditação, Pará!!!!

    Bjssss meussss


    Catita

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da possibilidade de reflexão! Sou leitora assídua da literatura espírita e acho que só não posso dizer ainda que sou espírita convicta por falta de oportunidades que eu mesma não ofereci a mim.
    Blog maravilhoso o seu, estarei sempre por aqui para conhecer um pouco mais sobre as questões espirituais que tanto me fascinam.
    Bjs!!!!!!
    .........
    http://mulherdejaleco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer o blogue. Logo "de cara" um texto tão rico.
    Abração.

    ResponderExcluir
  17. Oi querida, vim ver como estais tu, a encontrei esse excelente texto, merece ser lido outras vezes, com mais calma. Voltarei...rsrs
    Bjs e otima tarde.

    ResponderExcluir
  18. Minha querida!
    Amei esse texto!!! Bastante reflexivo.
    Obrigada pela partilha!
    Abraços! Uma noite abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  19. Com a sua sensibilidade, certamente, teriamos coisas lindas por aqui. Faça. Você vai gostar.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  20. Querida, obrigada por esse texto maravilhoso e também pelas palavras de carinho em meu blog. Não poderia deixar passar esta data sem falar delas:) as avós, pois são mães pela segunda vez, porque também fui ciada pela minha.
    Um beijão e muita luz em sua vida.
    Zelia Cunha

    ResponderExcluir
  21. Queriida, muito obrigada pela visita ao meu blog e por segui-lo. Sinta-se à vontade para voltar!
    Também já sigo você, gostei da paz que esse lugarzinho me trouxe. Admiro a doutrina espírita!
    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  22. Eu queria convidar pra conhecer meu Blog novo, quando vc tiver um tempo...
    http://jacquelineturmina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, querida!

    “…Se tens algo a pedir para Deus, que seja o amor, que é o instrumento divino de transformação verdadeira. Não tenha medo de amar, de recomeçar, de transformar, afinal de contas, tudo começa com um gesto, com uma atitude, com um desejo e eu desejo que você realmente seja feliz.”

    Um abraço super carinhoso

    Deus seja sempre a tua fortaleza!

    Yehi Or

    ResponderExcluir
  24. Maria... estava com saudades deste seu cantinho..
    ficamos na correria de xeixamos por dar prioridade ao que realmente importa.

    Parabéns pelo belo texto que vc postou.
    è sempre bom uma mensagem de fortalecimento,m de bem querer.
    Neste mundo tão precisado de bons pensamentos e de boas atitudes.
    Temos que fazer a nossa parte sempre, e vc lindamente faz a sua!

    Um beijo no seu coração!!

    Ma

    ResponderExcluir
  25. Que belo texto para reflexão.
    "O desejo é imã da vida"
    Muito verdadeiro.
    Uma bela noite .Bjs. Edna.

    ResponderExcluir
  26. Um texto e uma mensagem interessantes para refletir. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir