quinta-feira, 28 de julho de 2011

A MISSÃO DE CADA UM




Invadiu-me, certa vez, uma inexorável perplexidade acerca do sentido da vida. Decidi, então, peregrinar por este mundo afora, para decifrar tão profundo enigma.A todos os seres que encontrava, propunha a questão. 

À frondosa árvore, enraizada no centro de grande praça, supliquei que me revelasse sua verdadeira missão. Explanou-me ela: "Em primeiro lugar, devo manter-me viva, forte, saudável, para melhor poder cumprir meu papel. Em segundo, descobrir exatamente qual seja este papel. E, por fim, desempenhá-lo diligentemente. A mim cabe proteger os peregrinos que por aqui passam, nos tórridos dias de verão, ofertando-lhes minha generosa sombra."

Segui adiante e deparei-me com um belo gato siamês.
Segredou-me ele que sua missão consistia em fazer companhia a uma velha senhora, ofertando a ela todo seu encanto e ternura. 

Por muitos e muitos dias, por escabrosas veredas, feri meus pés à procura de respostas à pungente dúvida. O esforço foi sobejamente recompensado. Mas eu sentia que era preciso, ainda, ouvir uma sábia opinião de um representante do gênero humano. 

Finalmente, após fatigante busca, no alto de um outeiro, encontrei um sábio anacoreta, longas barbas brancas, olhar perdido no horizonte, a meditar... Acolheu-me amavelmente. Após ouvir, todo paciência e atenção, meu relato e minhas súplicas, sentenciou gravemente:

"Meu prezado buscador. Os sábios seres da natureza propiciaram a ti as respostas. Já és possuidor do inefável segredo. Não obstante, mais posso aduzir:  caso descobrires que és uma árvore, sejas realmente uma árvore; se fores um gatinho, não te constranjas em ofertar toda tua meiguice, e se um leão, coloca sempre toda tua energia em tudo que fizeres. É preciso descobrir teus verdadeiros talentos, aprimorá-los, produzir os melhores frutos, e  então  ofertá-los  generosamente.  
Ninguém habita este planeta sem objetivo, sem finalidade maior. Aquele  que  cultiva a terra realiza uma missão. Como aquele que governa ou que instrui."

                    Texto do "Momento Espírita", baseado no livro 
                       "A Magia das Palavras", de Ramiro Sápiras.              
                                                                 
                   
Ah! O sentido da vida! Desde os mais remotos tempos, que a humanidade se debruça sobre esta incógnita! O que, para os que entendem e estudam a Doutrina Espírita, não é nenhum mistério. Muito antes pelo contrário, sabemos que todos estamos neste mundo com uma finalidade principal: tornar-nos cada vez mais, melhores e  mais  responsáveis à missão que nos foi delegada por Deus.

O que, para alguns ainda é um enigma, para muitos e muitos significa o encontro de si mesmo e de sua consciência com a universalidade cósmica. Dessa forma, o ser humano consegue interiorizar-se na busca de um conhecimento maior acerca de si, aumentando a força espiritual e oferecendo-se a paz, a harmonia e a saúde.

Uma pessoa resolvida internamente é, sem dúvida, alguém que convive com os demais, demonstrando equilíbrio e razão nas atitudes que toma na sociedade em que habita.
Sem vícios e sem mazelas, este espírito preza muito a intuição e a manifestação de princípios de honestidade e caráter, como maneira de expressão de seus valores morais. Todo aquele que prima pela forma racional em sua vida, tem como base a sabedoria e as virtudes necessárias para seu viver.

De nada adianta orgulharmo-nos de grandes feitos ou posses materiais, uma vez que nada disso levamos no final de nossas vidas. Cada ser precisa ter em mente que, assim como viemos ao mundo, voltaremos de mãos vazias. Levando, no entanto, uma bagagem que será avaliada na espiritualidade. Para cada ato positivo ou negativo que estivermos apresentando, haverá a respectiva análise. Ninguém, mesmo a pessoa mais poderosa do planeta ou um simples mendigo de rua, fugirá a esta regra.

Portanto, cabe a cada ser responsabilizar-se por seus atos. Descobrir-se filho de Deus não é somente viver num mosteiro ou num convento a rezar, acreditando-se salvo do "dito" inferno. Sabemos que isto é algo inadmissível, porquanto o inferno seria o distanciamento do bem e o céu, a proximidade de tudo o que leva a Deus.

Quando se diz que "a vida a Deus pertence", comete-se um grande erro. A vida pertence a cada um de nós, que vivemos e agimos segundo nosso interesse pessoal. Assim, a  cada dia vivido, que tenhamos o ímpeto de descobrir ou redescobrir nossos talentos e utilizarmo-nos dos mesmos para revertê-los no bem, cultivando a missão que recebemos.

Vivenciar nossa missão é uma bela oportunidade de mostrar-nos como somos. A vida não é uma corrida onde são premiados aqueles que chegam primeiro ao pódio e, sim, uma verdadeira e oportuna fonte de aprendizado que à alma é dado, para que se efetive e se renove a evolução, o crescimento e o progresso que tanto almejamos.

Que assim seja!


















26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós temos uma missão à cumprir, nenhuma delas é mais importante que a outra, até mesmo um "bom dia" dado a uma pessoa pode transformar o dia...
    Um grande abraço! Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Que mensagem maravilhosa nos traz esse texto!
    Todos nós temos uma missão a cumprir,
    cabe nos descobri-la e executa-la com amor.
    Abraços! Um dia abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, cada vez que venho aqui, me encanto... perfeitas palavras.
    Todos temos missões e dons, portanto nós cabe buscar nossos talentos e aperfeiçoamentos(como diz no texto...buscar "o encontro de si mesmo e de sua consciência com a universalidade cósmica").
    Cada um tem seu próprio jeito de ser e agir e tenho certeza que todos podem contribuir com o melhor de si dentro do Todo Universal.
    Minha amiga fique na paz e que seu final de semana seja de alegrias...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Essa certeza de que temos uma missão nos faz prosseguir...Li teu comentário e não te preocupa...Eu deixei 2 blogs abertos e depois abri mais 2, rsrs Amanhã voltamos das férias e na 2 feira tá tudo normal...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Vigie o momento presente,
    para que seu futuro seja feliz.
    Plante sementes de otimismo e de amor,
    para colher amanhã os frutos
    da alegria e da felicidade.
    Sua amizade foi
    um lindo presente
    que ganhei neste mundo virtual.
    Lindo final de semana pleno de paz,
    alegria, felicidade,
    e muita harmonia e amor pra Você.
    Um carinhoso beijo no seu coração
    sua amiga pra sempre,Evanir,
    Amiga amei sua postagem estou aprendendo muita coisa nos blogs espiritas.

    ResponderExcluir
  7. Vim agradecer o carinho depositado em palavras lá no meu blog, agradecendo os elogios, já estou seguindo e adorando seus textos!
    Minhas desculpas pela demora, abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria...! que bom que voce me encontrou...! primeiro quero te agradecer as lindas palavras deixadas em meu blog "Como as cerejas da minha janela, no post sobre Educação para os filhos".
    Fiquei emocionada...
    E agora, que venho lhe retribuir a visita encontro este canto tão cheio de luz, vida, amor...
    Temos muito a compartilhar. Temos grande afinidade espiritual. Já andei lendo alguns posts e é exatamente o mesmo ponto de vista, a mesma filosofia de vida e mesmo modo de ser e de pensar.

    Obrigada por estar em meu caminho, nesta jornada tão linda que é a vida...!
    Beijos com carinho...
    Liz
    Voltarei mil vezes vezes mil...

    ResponderExcluir
  9. olá..
    vim agradecer a visita e carinho..
    conhecer por aqui e amei..
    beijos perfumados de um lindo findi..

    ResponderExcluir
  10. Cada ser tem sim uma missão a cumprir...grande beijo de bom final de semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  11. querida amiga é sempre um prazer receber sua visita em meu blog,parabens por este texto tão lindo e profundo,devemos estar atentos para poder compreender nosso verdadeiro sentido e missão nesta vida e assim poder deixar nossa comtribuição
    aos nossos semelhantes um abraço com carinho marlene

    ResponderExcluir
  12. O bonito é cada ser humano ou não descobrir que tem muito a oferecer de bom nesta vida.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  13. Oscar Herlinger

    Querida amiga e irmã Maria Paraguassu,
    Muito obrigado pelas linhas que envias, servem de apoio e me sinto grato. Que nossos amigos espirituais ontinuem sempre ao nosso lado nos intuindo e passando mensagens de bons conteúdos.
    Que sua vida seja sempre abençoada pelo nosso amigo Jesus.
    Oscar

    ResponderExcluir
  14. Amiga Paraguassú,
    Já conhecia teu blog e certamente é um prazer estar aqui novamente para reiterar o que já havia dito antes.
    Teu blog é um espaço maravilhoso, onde cada palavra constrói, onde cada texto edifica.
    Parabéns pela proposta em que ele se insere, e a você que é uma amiga iluminada.
    Um fraterno abraço, beijos e já estou seguindo por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a primeira parte da psotagem em prosa,cada um deve encontrar suas potencialidades e fazer delas sua missão de bem fazer.
    Um abração Maria.
    Bju de luz nos seus dias.
    Bom domingo na paz.

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Passando pra desejar um bom domingo e encontro essa mensagem tão linda.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  17. Minha dócil e sincera amiga!
    De palavras tãocheias de verdades que chego a suspirar.Logo hj que me tive um desgosto muito grande.Sei que vivemos em um planeta de provas e expirações. As provas, que são os testes com os quais nos deparamos diariamente, e as expirações que são a carga de erros que trazemos do passado, demandando reparação.
    Apesar de serem estas as tarefas principais, todos temos igualmente uma missão. Ou mais de uma. Entre elas destacamos a luta pela evolução pessoal e a batalha pelo aprimoramento coletivo...

    Aproveito para convidar a ver um comentário que meu amigo postou no blog dele,e se possivel add ele em seus seguidores pq ele está começando agora...bjs
    pedrofransilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Amiga Paraguassú, agradeço a visitinha e gentis palavras.
    Vim correndo saber mais de e eis que logo na chegada sou acolhida com uma mensagem que acalentou meu coração em turbulências, desde ontem a tarde.
    Obrigada e bom domingo!
    Bjs Dolly

    ResponderExcluir
  19. Eu também acredito que temos algo a cumprir, uma obrigação de viver bem, de respeitar a todos, de sermos e fazermos felizes!

    Um beijo enorme e um ótimo domingo- um prazer para mim estar aqui!

    Se puder, venha me ler!

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez passar por aqui me fez bem... Um bem enorme que não posso explicar.

    Talvez seja essa uma parte da sua missão: trazer um pouquinho de incerteza e paz aos nossos corações... E sim, incerteza e paz, pois através da incerteza buscamos respostas, e através das respostas encontramos a paz.

    Obrigado.

    Agora é só buscar minhas respostas, porque as incertezas já as tenho em grande quantidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Uma nova Maria no meu Blog. Obrigado Maria Paraguassú pela sua vista e pela oportunidade de conhecer o seu blog com mensagem tão bonitas. Bendita Internet.

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria,estou aqui para retribuir seu carinho.
    Seu blog é lindo amei cada texto que li ainda não consegui ler todos... mas vou conseguir.
    Um lindo começo de semana.
    Carinhosamente.
    Amara

    ResponderExcluir
  23. Passando para agradecer sua visita no blog do meu amigo,valeu querida ,vc é realmente uma amiga valiosa,por isso que te amo de montão e não me engano...
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  24. Querida amiga, me permita o recorde que ficou ressoando em mim...

    "Vivenciar nossa missão é uma bela oportunidade de mostrar-nos como somos. A vida não é uma corrida onde são premiados aqueles que chegam primeiro ao pódio e, sim, uma verdadeira e oportuna fonte de aprendizado que à alma é dado, para que se efetive e se renove a evolução, o crescimento e o progresso que tanto almejamos."

    É assim que busco ver o momento do qual enfrento na minha vida, uma oportunidade para o crescimento e progresso espiritual, por isso passo pela dor sem reclamar com aceitação verdadeira pois sei que hoje a colheita e melhor que o plantio!!

    Beijinhos no seu coração!! E uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Paraguassu vim conhecer teu cantinho...
    agradecer sua presença entre meus seguidores...

    volte com mais tempo e comente algum post que goste...será um prazer...

    beijos... lindo seu cantinho...adorei a mensagem...

    ResponderExcluir
  26. Bem vinda em meu blog e em meu coração!
    Já estou te seguindo...mas porque gostei do que vi e li,tá????

    ResponderExcluir