terça-feira, 12 de julho de 2011

A GRANDE VIAGEM DO ESPÍRITO: A VIDA



"A vida não espera... por onde você for, o tempo não pára.
O que ficou, ficou... o que passou, passou...
É a vida em movimento.
Somos viajantes eternos em suas trilhas.
Parece que somos passageiros na eternidade, mas a verdade é que somos eternos dentro do temporário. Ou seja, somos eternos no movimento da vida que segue...

Na natureza, tudo passa!
O traço característico da existência é a impermanência.
As coisas mudam...
Pessoas e situações vão e vêm em nossas vidas, entram e saem na esfera de ação do nosso viver.


A vida é assim!
Há um tempo para tudo: o amanhecer, o meio-dia e o anoitecer.
Da mesma forma que há um tempo para semear e colher; nascer, viver, partir, renascer e seguir...


Tudo passa!
O que marca é a experiência adquirida.
As culpas e as mágoas também passam!
No rio da vida, as águas do tempo curam tudo, pois diluem no eterno as coisas passageiras.
Sim, se você se permitir notar que o tempo leva tudo, e que a vida segue...


Sim, tudo passa mesmo!
As estações se sucedem no tempo certo: primavera, verão, outono e inverno.

Isso é natural!
Como é natural o espírito imperecível entrar e sair dos corpos perecíveis.
Como é natural seguir em frente, pois o tempo não pára e a vida segue...
As experiências vão, mas o aprendizado fica.


A evolução é inevitável!
Todos estão destinados à Consciência Cósmica, mesmo que não entendam isso agora.
Porém, se o desentendimento é passageiro, a felicidade advinda do processo de evoluir continuamente será imperecível.


Tudo a seu tempo!
Enquanto evoluem e aprendem a arte de viver, sejam felizes...
E não se detenham, até encontrar a meta!
O que vale é o Amor!"



Wagner Borges


Estamos no mundo para evoluir. E o decorrer desta evolução nos faz inteligentes e experientes o suficiente, para que entendamos qual a finalidade desta viagem com vinda e ida programada de nosso espírito. Precisamos suportar nossas dores e enfrentamentos com a dignidade de quem veio para cumprir um objetivo comum a todos que, como nós, aqui aportaram.

Ao chegarmos somos almas insipientes, pois deixamos para trás na espiritualidade, tudo o que aprendemos e fizemos nas encarnações pretéritas. Assim, partimos rumo a novos conhecimentos e novas experiências neste também novo corpo de carne que passamos a habitar.

Mas, isso tudo não quer dizer que não estejamos comprometidos com aquilo que é passado em nossas vivências anteriores. De maneira nenhuma, estaremos isentos dos compromissos já adquiridos anteriormente. No livro da história de cada um de nós, existem os registros das vidas pregressas, que jamais serão esquecidos por Deus.

Tal como a natureza que, de tempos em tempos muda sua fisionomia, passando a mostrar-se diferente em cada estação do ano, nós também, de encarnação a encarnação mudamos nossa aparência, utilizando ora um corpo masculino e/ou um corpo feminino, para  que o espírito tenha oportunidade de vivenciar as experiências em cada tipo de vida no que se refere ao sexo da criatura humana, em seus diversos aspectos.

De qualquer sorte, homem ou mulher, estaremos sujeitos  à imperecibilidade da alma. E o tempo que aqui ficamos é tão curto, em relação à Consciência Cósmica, que podemos nem ter oportunidade de realizar aquilo a que nos propomos, quando ainda estávamos sendo preparados por nossos mentores espirituais, para descermos à crosta terrestre.

Portanto, em qualquer situação que nos surja, devemos ter em mente que somos viajores em busca de progresso e aperfeiçoamento. Não podemos deixar em aberto a ocasião de dar ao nosso irmão aquilo que gostaríamos que nos fosse dado - o amor incondicional, sem preconceitos de qualquer natureza, lembrando-nos sempre que Deus criou-nos à Sua imagem e semelhança e, dessa forma, devemos portar-nos como Ele, sendo bons e mansos de coração, caridosos e complacentes para com todos.

Que nossos pensamentos e atos de cada dia sejam como bênçãos a nos orientar e  modelar nossa conduta para conosco mesmos e para com os demais. Que nada nos faça perder a postura de cristãos preocupados com a retidão de caráter e a formação moral, tão necessária para a concretização dos valores pessoais de cada ser.

Que a semeadura do bem e das virtudes seja farta e que a colheita dos mesmos seja vicejante e profícua. Que o amor jamais se perca nas curvas de nossa trilha e que conservemos doces palavras para aliviar a dor dos que tanto necessitam; que nunca esqueçamo-nos do dever da humildade e do perdão, pois somente aqueles que curvam-se perante a pretensa prepotência de alguns e conseguem perdoar os que humilham e acusam, terão conseguido crescer e evoluir aos olhos do Pai.

Que nunca esqueçamos das palavras de Jesus, nosso Pregador da Paz e do Amor, que nos consola, dizendo : "Amai-vos uns aos outros como meu Pai e Eu vos amo".

Que assim seja! 



     

31 comentários:

  1. Maria, que saudade dos seus posts minha querida! Espero que esteja tudo bem contigo.

    Nessa viagem que é a vida, temos sempre que estar atentos as lições que ela tem a nos ensinar, por mais corrosivo que seja o caminho, por mais que nos magoem o tempo é um ótimo remédio. Acredito que não temos que nos focar nas coisas ruins que a vida nos mostra, mas passar por elas percebendo certinho e tirando tudo o que tem para tirar é uma forma nossa de evoulir e é para isso que estamos aqui e claro para ajudar na evolução do nosso próximo!

    Como eu adoro suas reflexões, que Deus te ilumine sempre por trazer tanta luz a essa blogosfera e a tantas vidas que passam por cá!!!

    Bjokitas com master carinho ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente a vida e o universo não param um instante, e a evolução é inevitável, graças a Deus não é mesmo, beijão Paraguassu :-)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que texto sensacional!!!!
    As experiencias vao com a vida, mas o aprendizado, as lembrancas, os momentos, nossa percepcao é o que fica, numa constante evolucao para todos que estao com os olhos abertos e buscam conhecimento, e cada vez mais: APRENDER!!
    Sensacional, muito reflexiva cada palavra nessa sintonia sobre evolucao e tempo!!!
    Bom comecinho de semana, beijao!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma bela, profunda e importante postagem.Tudo tem seu tempo na vida.Uma linda semana pra você, beijos

    ResponderExcluir
  5. Temos mesmo que prosseguir.A vida não para...Linda mensagem.beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Há pouco acordei para essa consciência, foi tarde?, não, pois tudo têm seu tempo, o que levo de agora em diante é essa consciência de evoluir espiritualmente. Seus textos e reflexões sempre me trazem coisas boas, obrigado. Bjos.Há pouco acordei para essa consciência, foi tarde?, não, pois tudo têm seu tempo, o que levo de agora em diante é essa consciência de evoluir espiritualmente. Seus textos e reflexões sempre me trazem coisas boas, obrigado. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  8. Ah! O tempo é responsável por tanta coisa...até ter me colocado no seu caminho...e hj eu poder dizer que sou um pouquinho a mais do que antes de te conhecer...
    Texto que abre minha alma e deixa fluir tudo que quero e desejo...aplausos pelos ensinamentos...te amo...
    Bjsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Diz-se da vida, que quando passamos por passagens que nos deixa com infortúnios, passamos a refletir e dar mais atenção a ela. estive próximo a isso com problemas de saúde. Porem as coisas se ajeitaram e ficou tudo bem.
    Agora, que você deixou um texto muito refletivo, isso foi, e a vida continua com suas nuances do jeito que o mestre trilhou.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Amiga Paraguassu, gostei muito do texto do Wagner e da tua complementação. Tudo lindo e didático.
    Um grande abraço. Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  11. Amém. ola nova amiga teu voto no pena de ouro foi computado com sucesso. Quanto a não participar com uma poesia, não seja porisso em agosto teremos o 6º pena de ouro e ai já estais de já convidada. beijos no coração e já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  12. Paraguaçu
    Também vejo que há um tempo para tudo, nascer, crescer e morrer.
    Vamos aguardar o nosso momento!
    Com carinho sua amiga Monica

    ResponderExcluir
  13. Lindo, como sempre!!! Quanta sabedoria,quanto material pra ser meditado!!! Beijos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Este tempo é sábio, cura todas as feridas e nos deixa prosseguir.Belíssimo texto. Bjs. Edna.

    ResponderExcluir
  15. Sempre com lindas mensagens que nos levam a refletir e fazer desta nossa estadia o melhor que pudermos para a nossa evolução!

    Um beijo grande em seu coração Maria!

    Verinha

    ResponderExcluir
  16. Minha querida amiga, que saudade! Amei, de verdade, esse texto/poema do Wagner Borges, mas foram as tuas palavras que deixaram-me os olhos marejados. Você emana boas energias, deixa-nos sempre palavras sábias, e este cantinho, é iluminado. Saiba de uma coisa: A sua marca no mundo, é de muito amor! Você está sempre nos levando a refletir sobre as nossas obras, sempre nos levando para mais perto do Pai.
    Te agradeço muito, por tudo.

    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir
  17. Ei querida! Já tava com saudades! como sempre adore, e obrigada pelo carinho de sempre. Bjo!

    ResponderExcluir
  18. Um belo texto com profunda mensagem de vida de amor e esperança de dias melhores.Adorei seu texto Maria e creio que pelo amor,devemos pautar nossa vida e consumi-la gradativamente em todos os momentos com pensamentos que nos façam evoluir neste plano.
    Um abração de toda paz.
    Bju de luz no seu coração amiga.

    ResponderExcluir
  19. Que bela mensagem! Assim é a vida,há tempo pra tudo, e esse tudo passa muito rápido. Um beijo grande pra ti Maria!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O tempo só é bom quando escolhemos o caminho com responsabilidade e respeito pela nossa vida e pelos nossos estimados!

    É como tudo na vida, tudo é reflexo das nossas escolhas!!

    AMEIIIII TUDOOOOO!!!

    Um beijo cm muito carinhoooooo!!!

    :*************

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga Paraguassu, saudades minha gaúcha. Nem sempre consigo entrar na net pois onde ando algumas vezes não tem sinal. Daí o tempo passa, passa muito, muito depressa mesmo. Belo texto, ainda mais belo com teu comentário. Um grande beijo no coração.

    ResponderExcluir
  23. Oi Paraguassu

    Que assim seja!

    Que o amor torne a vida mais fácil e o prendizado mais leve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Maria, palavras banhadas em luz, beleza e sabedoria! Seu espaço traz serenidade, bem-estar. Claro que voltarei outras tantas vezes. Abraço!!

    ResponderExcluir
  25. Aceitei o seu convite e vim visitar o seu canto. Que é cheio de encanto e é o lugar perfeito para uma reflexão. Bjos e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  26. A vida continua, mas muitas vezes o nosso coração e as nossas emoções ficam presos no passado :-)
    Obrigada pelas suas palavras cheias de luz!
    Desculpa a minha ausência mas tenho tido muitas dificuldades em aceder à net.
    Um bjinho grande!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria!

    Que mensagem linda! O amor é, de fato, quem renova todas as coisas. E é preciso entendermos apenas isso, para darmos mais sentido a nossa caminhada, rumo a evolução espiritual.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Linda mensagem, querida.
    " ...Em chegando a hora, o homem rompe o casulo de carne e ascende ao mundo espiritual. Não façais, em absoluto, da morte do corpo a morte do homem!..."
    Eis a grande viagem do espírito!!!
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  30. Suas postagens sempre trazem inspiração para mudanças e propiciam uma necessária reflexão.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Amiga querida eu posso contar com mais um votinho para a minha poesia Precisamos, voce pode votar mais uma vez, a votação termina hoje a meia noite,
    Obrigada de coração.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir