domingo, 27 de fevereiro de 2011

COISAS DA VIDA



"Os seres humanos que se apegam demasiado aos valores materiais são obrigados a reencarnar incessantemente, até compreenderem que ser é mais     importante do que ter."

Buda (563 - 483 a.C)




Ser e Ter são dois verbos da língua portuguesa. O primeiro significa um estado das coisas. Ex.: Eu sou feliz. Já o segundo, representa o sentido de posse. Ex.: Eu tenho um carro.


Na linguagem espiritual, ou melhor, para nós espíritas, existe uma grande diferença no uso destes vocábulos. Explico: a grande maioria das pessoas, ainda mais na época em que vivemos, apega-se com exagero às posses materiais. Parece tornar-se muito importante para determinados seres, o fato de possuir bens usando-os com orgulho e até arrogância, pensando que estas posses os fazem diferentes dos demais.


Imóveis bem localizados, carros de último tipo, jóias, roupas caríssimas, festas badaladas, etc. fazem bem àquele ser humano cujo ego precisa ser massageado para que vivam em paz. Estes, negligenciam o amor verdadeiro, desconhecem o que seja a paz de espírito, a harmonia em um lar, a benevolência para com seus criados, a caridade para quem lhes bate à porta, mendigando um pedaço de pão.


Seus amigos são sempre os mesmos da roda social que lhes agrada porque, tal como eles, sentem-se bem com o estilo de vida que levam, caindo no uso e abuso de bebidas, drogas e afins.


E mais: o poder! Raros são aqueles que detém o poder e dele fazem bom uso.
Poder e ter, para essas criaturas, andam de mãos dadas. Não precisamos discorrer muito sobre este aspecto, uma vez que até em nosso país, temos provas disto. Não é difícil tomar conhecimento de disparates astronômicos envolvendo nossa moeda corrente através dos noticiários da mídia brasileira e, inclusive, internacional.


Talvez  esses irmãos possam ter tido acesso a uma educação com moral consciente, com a alma aberta àquilo que é condizente com o fato de existirem milhares de outros irmãos carentes e necessitados por este Brasil e, também no mundo, dando-se relevância para aqueles países deveras populosos, onde grassam a pobreza e doenças de todo tipo.


Porém, quem resiste ao poder e suas benesses?


Mas, um dia chega o momento do acerto de contas. Sem uma crença religiosa, o homem que tinha tudo e nunca lembrou de seus irmãos para dividir o que Jesus , com tanto amor nos legou, desencarna e vê-se frente a frente com os frutos da vida que aqui, na romagem terrena, escolheu por sua livre e espontânea vontade, fazendo uso de seu livre arbítrio.


Desencanta-se de imediato, ao sentir que, agora, o que fala mais alto é a lei da ação e reação. E mais, descobre que ainda continua vivo e procura, com desespero, fazer valer seu poder e fama.


Inútil! Não há mais tempo para quem não soube dignificar a maravilhosa oportunidade concedida por Deus através da reencarnação, para quitar seus débitos trazidos de vidas passadas. Despojado de tudo o que tinha, lembra-se do que houvera acordado antes da volta à Terra, o qual deveria ter sido cumprido.


Assim, Deus que é Pai de misericórdia infinita, dá mais oportunidades ao filho que fugiu aos compromissos assumidos e, novamente este espírito volta a reencarnar, agora a fim de cumprir com tudo de belo e bom que negou ao seu próximo e a si mesmo, porém vivendo como aqueles a quem negou auxílio.


Somos todos filhos de Deus. Que saibamos cumprir seus conselhos de Pai, doando a nossos irmãos o amor, a fé, a caridade, a compreensão, um sorriso, ouvir um desabafo, abraçar, beijar e saber quão importante é este momento que aqui estamos para quitar nossas dívidas pretéritas.


Paz e Luz a todos. 



7 comentários:

  1. Boa Noite Paraguassu!!!

    Bom texto para reflexão...há muito tempo nossa cultura valoriza o Ter,e quem não esta dentro de certos padrões é marginalizado,mas só sabemos quais são as nossas verdadeiras riquezas quando somos colocados a provas...ai aprende-se a valorizar o Ser!!!

    Uma semana Iluminda

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Paraguassu!!!!

    O seu blog é muito especial...assim como você!!!Faço com Bom gosto que você pegue o selinho,vou retificar e colocar a indicação e com o maior prazer me sinto tão lisongeada!!!

    Um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida amiga paraguassu,desjo uma semana
    de muitas bençãos,de luz e paz,que mensagem
    linda e significativa,tudo que presizamos para iniciar a semana,com um ótimo propósito,
    ser,,antes do ter,apego ao espiritual antes do material,se todos podessemos compriender,e por em pratica estas lições tão importantes,tanto se poderia,evoluir,em curto prazo,com mais espiritualidade,bjs muita luz,no coração marlene

    ResponderExcluir
  4. Sempre muito bom visitar este blog!!! Abraços, amiga Maria!!!
    Carinhosamente... Valéria

    ResponderExcluir
  5. Uma verdade tão gritante e tão bem colocada que me levou ao pranto.
    Meu, meu Deus, abranda o meu coração para que eu consiga ver sempre as necessidades do meu irmão. Essa repetição deve nos alertar quando o esquecimento quiser se instalar.
    Adorei, moça.
    Vc é uma pregoeira do bem!
    Vai florindo as margens do caminho, deixando um pouco em cada caminhante.
    Obrigada, muito! Significou prece para mim.
    Beijo grandão da
    Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga!
    Um texto realmente de grande aprendizado.

    Nos leva à reflexão e nos ensina que,quando deixamos de fazer determinadas coisas ou fazemos algumas outras,devemos saber porque assim agimos.

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  7. OI querida Paraguassu!!!
    Um bom feriado pra vc. O seu blog me torna leve!!
    bjs
    Silvânia

    ResponderExcluir