quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A ESCOLA DA VIDA



"Uns vão, outros vêm. A vida é um processo contínuo e dinâmico dentro do programa divino. Somos pequeninas células deste imenso corpo chamado Universo. Para que se cumpra a vontade de Deus, é necessário as idas e as vindas do espírito, com a finalidade de buscar, cada vez mais, a evolução e o progresso de nossa alma."

Maria Paraguassu


A certeza absoluta da filiação divina permite que tenhamos consciência de que aqui estamos para aprender. Este aprendizado não nos premia com diplomas de honrosas classificações. É uma escola compulsória para todos os que aqui aportam. 

Do primeiro ao último dia de vida no orbe terrestre, o homem estagia na busca de conhecimentos que lhe proporcionem conhecer o amor, adquirir sabedoria, cultivar a caridade, na semeação da paz e da harmonia.

Assim é que, em determinado momento, chega a ocasião da volta. Para aqueles que sofrem intermináveis dores físicas, seja de que origem for, dizemos que este retorno à pátria espiritual, torna-se como que "um descanso" para aquele ser.

Todavia, lembremo-nos sempre de como foi nossa escolaridade terrestre. Será que soubemos fazer a lição com dedicação e amor? Conseguimos resolver os problemas da matemática da vida? Será que escrevemos certo por linhas tortas? Tivemos o cuidado de dividir as alegrias com nossos irmãos, ou apenas multiplicamos desavenças e coisas deste tipo? E a semente de amor plantada por Deus em nosso coração, nasceu e floriu, frutificou e foi distribuída para aqueles que tanto dela necessitavam?

Estamos a ver que, no relatório de nossa vida, as verdades aparecem sem que possamos escondê-las. Estão explícitas como se fossem um espelho de nossa memória.


Muitas vezes, tornamo-nos irreconhecíveis para nós mesmos, quando nos deparamos com as mudanças que ocorrem conosco, afetando a forma de pensar e agir em relação aos demais e vendo os problemas que surgem sob uma ótica mais equilibrada e mais racional.


Realmente, isso pode e deve acontecer na medida em que, quanto mais espiritualizados estivermos, maior será o grau de auto-conhecimento e sabedoria para lidarmos com nossas dúvidas ou enigmas.


A espiritualização ocorre quando aprendemos que todos somos iguais perante o Pai. D'Êle recebemos as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento. Cabe a cada um de nós, cumprir sua parte na tarefa de corresponder ao planejamento de Deus para conosco.


Assim, nascemos, crescemos, desenvolvemo-nos e partimos para uma viagem, cujo bilhete de regresso não tem data prevista. E, se pararmos para pensar, veremos que a vida é uma maravilhosa experiência e que dela não é possível desistir por conta própria e, sim, quando Deus nos chamar para si.


No Evangelho temos todas as respostas para os quesitos que, vez por outra nos assolam, reclamando soluções. Estes questionamentos fazem parte da ignorância que trazemos quando viemos para cá. Devemos, portanto, não só apenas lê-lo como também seguí-lo. Ali encontraremos o material indispensável para que tenhamos condições de viver com amor, caráter e dignidade.


Que nossa passagem por aqui seja marcada pelos mais belos sentimentos de luz e paz. Que tenhamos sempre em mente, as palavras de Cristo, quando nos diz: "Amai ao próximo como a si mesmo, tal como eu vos amo".


Que assim seja!
  

Um comentário:

  1. Realmente Maria.. não podemos apenas passar por esta vida e sim fazermos com ela seja válida e que alcancemos nossa evolução espiritual.

    Uma super beijoca em seu coração e um ótimo fim de semana para você!

    *verinha*

    ResponderExcluir