quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O PERDÃO - DIVINA FORMA DE AMAR




"A fé quando é sincera é muito poderosa. Não permita que mágoas do passado
machuquem seu coração e perturbem sua vida. Perdoe. Liberte-se da dor e deixe o passado ir embora."

Zíbia Gasparetto




A fé se resume em tudo aquilo que cremos ser verdadeiro e confiável. Ter fé é muito mais que simplesmente orar e esperar o resultado no atendimento do que pedimos na oração. É provável que muitas pessoas pensem e ajam dessa maneira, embora, convenhamos, erroneamente.


A fé deve ser raciocinada para ser entendida como algo intrínseco ao espírito e  inerente às coisas que refletem nossa crença, como por exemplo, a sobrevivência da alma quando desencarnamos.


Para nós, espíritas, não é difícil pensarmos assim. Ora, se nosso corpo carnal falece, isto é, perde sua condição de existir como algo que anda, se alimenta, trabalha, estuda, pensa, etc., isso é como não haver mais ali, naquele ser, a alma que o animava, dando-lhe vida.


Essa alma ou espírito é, no momento do desencarne, resgatada pelos benfeitores espirituais para um lugar onde possa refazer-se dos traumas que o desenlace provocou. Dessa forma, são conduzidos a uma colônia situada no astral, onde ficarão em repouso e tratamento para que, ao acordar, possam ser  beneficiados através de medidas terapêuticas, como forma de atenuar o problema que gerou sua volta à pátria de origem.


Assim que o espírito aceita e crê que ainda continua vivo, porém agora, na espiritualidade, é encaminhado a instituições que trabalham sua integração na colônia que o acolheu. Vive como se na Terra ainda estivesse, porém tendo conhecimento de sua real condição: a imortalidade da alma que, até pouco tempo , animava uma porção de matéria, num mundo onde pode usar de seu livre-arbítrio, expondo-se à lei de causa e efeito.


Por isso é que precisamos, enquanto aqui estivermos, colocar em prática o que aprendemos com as mensagens de Jesus. Amar ao próximo como a si mesmo, ser caridoso, não ter orgulho, inveja, ódio, ver nossos companheiros de jornada terrena como irmãos em Cristo, estender a mão para aqueles que precisam de nosso apoio, pois amanhã, talvez, sejamos nós a necessitar desse irmão.


Uma das coisas mais importantes refere-se ao perdão. Muitas vezes, dissemos que perdoamos determinada pessoa por algo que esta tenha nos feito. Mas, lá de vez em quando, vem aquela pontinha de raiva ao lembrarmos do ocorrido. E fica, em nosso coração aquela mágoa presa e guardada fazendo-nos muito mal.


O perdão, tal como a fé, é imprescindível à nossa convivência social e à nossa tranquilidade de espírito. Por que guardar tanta angústia, sentir tanta dor, quando poderíamos perdoar? Jamais seremos perfeitos e estamos sempre sujeitos a errar. Já diz o ditado "errar é humano; perdoar é divino."


Deus, nosso Pai Todo Poderoso, não nos perdoa? Por que nós, pequeninos seres, cujo caminhar neste planeta é a maravilhosa oportunidade de progresso e redenção, não podemos abraçar nossos desafetos e dizer: "Perdoa-me, pois somos iguais perante o Pai. E esse mesmo Deus, teu e meu, quer-nos juntos e aliados para vencer os obstáculos desta trajetória, que é a vida."


Pensemos nisto e tenhamos, cada vez mais, fé e confiança de que, um dia, estaremos juntos na eternidade, quiçá traçando planos junto aos mentores espirituais, para um novo regresso à carne dando continuidade ao processo de regeneração e de melhoria de nossa alma.


Paz e luz a todos!











5 comentários:

  1. Perdoar sempre foi parte da minha natureza, de tal forma que eu me achava "anormal" porque não conseguia sentir raiva das pessoas mesmo quando elas me magoavam, nem desejar mal, nada disso.
    Ouvi muitas vezes durante a minha vida, pessoas muito próximas dizerem que eu era otária, ainda que por outras palavras, por ser desse jeito, por sempre dar segundas e terceiras chances a pessoas não tão merecedoras. Mas nunca soube ser diferente. Até que comecei a ler, estudar e pesquisar sobre um monte de coisas e percebi que eu estava certa e que é isso que Deus espera de mim e de todos. Que isso agrada a Deus. E então deixei de me preocupar com a possibilidade de realmente ter algum problema e concluí que perdoar é a maior expressão do amor.
    Gostei muito do texto.
    Obrigada.
    Beijo meu.
    Angel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Angel,
    Adorei saber que você, pela sua própria sabedoria e sensibilidade exercita o perdão. É simplesmente lindo o fato de perdoar nossos irmãos por faltas que nós, às vezes, não conseguimos enxergar em nós mesmos. Perdoando e compreendendo as falhas humanas estaremos galgando os degraus para nosso progresso espiritual.
    Beijo grande,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. Perdoar é o mais dificil dos atos, pois não basta dizer eu perdoo, e continuar de modo sorrateiro e secretamente curtindo a mágoa e o rancôr. Perdoar é estender a mão ao seu algoz, é transformar esses sentimentos em aprendizado para não permitir mais se deixar envolver por eles, é crescer espiritualmente.
    beijos.
    Léah

    ResponderExcluir
  4. Maria
    Vim agradecer sua visita ao meu blog e me deparei com um assunto bem interessante aqui. No ano passado participei de uma Blogagem Coletiva onde falávamos sobre sentimentos, e um deles era o perdão. Olha, as opiniões e a visão das pessoas sobre esse assunto variam bastante. Se quiser ver, veja esse link http://www.agendailustrada.com/2010/09/blogagem-coletiva-sentimentos-perdao.html. Todas as pessoas que comentaram também participaram da blogagem e cada uma contou a sua história sobre o Perdão.
    um beijo pra você.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga!
    Que mensagem sábia!
    Na realidade, o que esta faltando à sociedade humana, além do conhecimento de JESUS,é a prática de seus valorosos ensinamentos.
    Nós ainda não fazemos a vontade do PAI,muito longe disso.
    O desejo de melhorar é importante,mas não é suficiente.
    Melhorar de verdade exige sacrifício diário.
    Vamos fazer a nossa parte!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir