domingo, 13 de fevereiro de 2011

À LUZ DO EVANGELHO



"Muitas vezes no mundo, o palco das civilizações foi modificado, sofrendo profundas renovações nos seus cenários, mas os atores são os mesmos, caminhando nas lutas purificadoras. A vinda do Cristo ao planeta assinalou o maior acontecimento para este orbe, de vez que o Evangelho consiste na eterna mensagem do Céu, ligando a Terra ao reino luminoso de Jesus."

Emmanuel




Na primeira vez em que abri o Evangelho Segundo o Espiritismo, senti que minha vida poderia mudar. Encontrei, de início na leitura sôfrega, pois queria muito saber das maravilhas ali contidas, tudo o que precisava para entender e praticar, a fim de sentir-me em paz e verdadeiramente "eu mesma". 


Foi um encontro da busca do saber, e saber muito, com a necessidade da mudança que eu tanto buscava alcançar. Lembro que fiquei extasiada com o que lia, agora menos afoitamente que no início, parecendo-me que já conhecia de algum lugar ou de algum tempo atrás, as palavras que me mostravam com clareza a importância do amor, da caridade, da humildade e do perdão, entre outros.


Meu Deus! Como pode haver tantas coisas horrendas no mundo, tais como violências de toda sorte, guerras, fome, sede, orgulho, inveja, poder exacerbado, etc., quando devíamos aprender e viver a lição de Cristo ao vir ao mundo pobrezinho, sem nenhum bem material, tornando-se depois, o mensageiro do amor e da paz, mostrando-nos que era filho de Deus como todos nós o somos.


À medida que ia lendo, compreendia muitas coisas. Aprendi que a vida é uma escola de caráter compulsório, que aqui estamos para viver experiências que nos farão crescer e evoluir e que, num determinado tempo temos que voltar ao convívio com a espiritualidade, para prestarmos conta do que aqui fizemos com vistas ao progresso, objetivo maior da reencarnação.


Concomitantemente, passei a ler, também, livros de autores diversos que traziam muitas novidades para mim que, até então, desconhecia. Enriqueci com as leituras, pois as mesmas trabalharam meu modo de ser, trazendo mais equilíbrio emocional, mais experiência, mais tolerância para com os outros, mais amor e admiração por aqueles que, não obstante serem menos favorecidos pela vida, também são dignos de serem amados e ajudados nas suas provações.


E aprendi. Aprendi muito. Ainda sei que falta muito a aprender, pois a vida é um constante aprendizado. Cada dia é diferente do outro. Mas, para que tem fé no Pai Maior, sabemos que a um anoitecer, seguirá um alvorecer de luz e esperanças. 


Entendi que nada recebemos de graça. Precisamos, seja qual for a situação, ir em frente e lutar para conseguir o que almejamos. Deus nos coloca no mundo para que sejamos bons e honestos, amorosos e caridosos, e para que tenhamos a oportunidade de sermos aprendizes do bem. E ainda nos concede o livre-arbítrio para que tenhamos a decisão, por nós mesmos, de qual o melhor caminho a seguir.


Aprendi, também, que há momentos em nossa vida, que somos testados e levados à aceitação do que Deus coloca à nossa porta, porém sabendo, por outro lado, que Deus dá "o cobertor conforme o frio", como costumamos dizer aqui no sul; isso explica que recebemos por merecimento, pois quando uma porta se fecha, abre-se uma janela onde encontraremos, talvez, um ensejo para que possamos crescer mais e melhor.


Aquele que consegue conhecer a si mesmo, através de sua fé e do equilíbrio  para consigo e para com os demais, que tem uma convicção indestrutível e que não se deixa abater pelos reveses da vida, torna-se quase um sábio, pois tem sua alma pura e plena de amor a Deus e a todos os seus irmãos.


Que pratiquemos em nossa existência o que Jesus nos deixou com suas mensagens de amor, paz, humildade e caridade.


Que assim seja! 

3 comentários:

  1. Maravilhoso o seu post. Profundo e inquietante porque nos força a refletir e buscar o sentido da vida.
    Não sou espírita, sou espiritualista, isso porque ainda tenho dúvidas que me cercam sobre coisas que me pegaram de surpresa. O Evangelho Segundo o Espiritismo eu tenho na estante, comprei toda a codificação, pois precisava desesperadamente entender, e me entender.
    Decidi começar pelo primeiro, o Livro dos Espíritos. Deu-me muitas respostas, faz muito sentido, mas sou pioneira nesses estudos e preciso ainda de muito mais.
    O mais importante eu tenho: muito amor para dar. Deus é Amor, Amor é Deus :)
    Adorei simplesmente.
    Beijo meu.
    Angel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Angel,
    Quero te agradecer por ter comentado o meu post e te dizer que tudo é assim mesmo, pois quando menos esperamos a vida nos coloca diante de um problema e aí, buscamos a fonte divina para nos fortalecer. Por isso, nunca digas a Deus que tens um grande problema; diga ao problema que tens um grande Deus.
    Que teu coração se inebrie com o amor de Deus,
    pois é amando-o que encontrarás respostas para tudo.
    Um grande beijo em teu coração. Espero que voltes sempre, pois serás muito bem-vinda.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria. Passei para retribuir a visita em meu blog, e dizer que fiquei encantada com tudo por aqui..voltarei sim mais vezes, tenha certeza, rs!!Também sou espírita. Bjinhos.

    ResponderExcluir