domingo, 20 de fevereiro de 2011

A DOR QUE LIBERTA



"A dor é a emissária divina, sublime buril, esculpindo-nos o espírito. Sofrimento e resgate andam juntos, na medida em que paciência e resignação estejam constantemente em nosso caminhar... A enfermidade jamais nos derrota; antes, enseja-nos momentos abençoados de reflexão e de esperança em Deus."

Esp. Irthes Therezinha Lisboa de Andrade




E eis que ela chega. De mansinho  ou repentinamente. Mas, um dia, chega.
Às vezes, ela é tão imensa, que temos a impressão de não suportá-la. Os mais suscetíveis a ela, desmoronam e, dependendo do tipo que a dor se apresenta,
ou seja, física, moral, financeira, etc, muitos buscam saídas bem mais fáceis e rápidas, porém acarretando consequências mais sérias, como por exemplo, o suicídio, que causa severos danos ao nosso espírito.
Fugir à dor, sendo ela de qualquer origem, é uma atitude ignóbil e penosa para aqueles que, apenas atestam sua inteira e total falta de responsabilidade perante a vida, retardando, assim, sua evolução espiritual.


Uma vez vindos ao mundo, trazemos na bagagem coisas que, de modo algum, podemos transferir para outras pessoas. Somos responsáveis por tudo o que vem conosco, muito embora alguns desejassem que assim não fosse, tamanha é a  insipiência com relação ao cumprimento das leis de Deus, nosso Criador.


Devemos olhar em volta e ver tudo o que acontece no mundo. Estaremos, assim, atestando a ocorrência de fatos que nos mostram a realidade da vida. São catástrofes, terremotos, deslizamentos de terra, guerras, etc.


Deus, na Sua misericórdia e amor, não quer isso para seus filhos. Porém, o homem, distanciado de seu berço divino, sem atentar para o amor, a caridade, o perdão, a humildade, a abnegação, atrai para si todas essas formas de sofrimento.


E, se nunca entendeu a mensagem de Jesus, quando recomenda o amor incondicional a seus irmãos, terá como companheira em sua romaria terrena, a dor e suas consequências. Abatido  e desesperado pelos atos que comete, é levado de roldão, sem conseguir o apoio que somente o Pai lhe proporcionaria.


Por outro lado, aqueles que, conscientes e sabedores que viver é estar neste planeta de expiação por determinado tempo, a fim de desbastar arestas que ficaram pendentes de vidas pretéritas, encaram o sofrimento e a dor como forma de resgate, necessário à sua regeneração e progresso espiritual.


Estes, empunham a bandeira do Mestre Jesus com paciência e resignação, como verdadeiros cristãos no auxílio contínuo ao próximo, independente de qualquer situação, consolando, esclarecendo e reerguendo aqueles que mais são necessitados.


Portanto, tomemos como exemplo a dor de Jesus na cruz, e façamo-nos o sustentáculo do equilíbrio, da harmonia e da paz, para que se realize o entendimento e a fraternidade, beneficiando, assim, os que nos ladeiam na caminhada terrena.


Que assim seja!

5 comentários:

  1. Oi, bom dia.
    Gosto sempre de vir aqui e ler os seus posts, sempre lindos e verdadeiros.
    Parabéns por mais este.
    Através da dor quase sempre aprendemos a lição que Deus quer nos ensinar.
    E para terminar, tem dois selinhos a sua espera no meu blog. Espero que goste.
    Beijo na alma.
    Angel.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida ,
    O que posso dizer sobre seu texto ? a unica coisa que me vem a mente e " Que assim seja "
    Lindo texto
    bjs

    ResponderExcluir
  3. olá, vim agradecer tua visita
    obrigada e volte estou te esperando!

    Lindo teu cantinho.
    beijinho
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, amiga!
    Que verdade, que ensinamento!
    Cada um tem a sua frente de trabalho. E a sua, com certeza, é essa: plantar!
    Que Deus a abençoe e ilumine cada vez mais.
    Parabéns!
    Beijo grande da
    Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    Que mensagem abençoada...

    Gostei muito.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir