sábado, 24 de julho de 2010

A NOSSA TAREFA





"Possuímos em nós mesmos pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

                                       
                                        Allan Kardec



Deus dotou os espíritos do princípio de todos os dons. Entretanto, os criou em estado de simplicidade e ignorância. Assim, cada um deve desenvolver seus potenciais por seu mérito e esforço e, nesse processo de aprendizado, a Terra funciona como um educandário.

Os espíritos que se situam em determinada faixa evolutiva nela reencarnam para terem as experiências de que necessitam, pois a vida humana não é feita de acasos. A família em que se nasce, o meio social em que se vive, certas experiências marcantes, tudo isso é planejado.

Antes de encarnar, o espírito é auxiliado a perceber suas dificuldades e se dispõe a enfrentá-las. Dessa forma, verifica as áreas em que necessita burilar-se e programa a próxima existência terrena. Portanto, quem deixou tomar-se pelo orgulho, encaminha-se para uma vida obscura; aquele que viveu na promiscuidade enfrenta bloqueios e complexos na área da sexualidade; o rico avarento do passado vem a viver a experiência da pobreza.

Aquele que foi mau patrão, volta na condição de modesto e sofrido empregado; quem não amparou seus filhos como deveria ter feito, pede para viver na condição de órfão; outros ressurgem em posições de destaque, a fim de se dedicarem à causa do bem; os tentados por facilidades e distrações necessitam encontrar forças para usar seus recursos em favor do próximo.

A beleza, o poder e a fortuna são provas difíceis, pois frequentemente instigam o orgulho e o egoísmo e, por isso , muitos fracassam quando passam por tais experiências. Mas a realidade é que a vida terrena destina-se a promover o aprimoramento do caráter e do intelecto, necessitando, assim, de um sério planejamento.

Entretanto, nem tudo está pré-determinado. O livre-arbítrio é preservado e cada um responde pelas resoluções que toma e pelos atos que pratica. Do mesmo modo, nem todas as ocorrências são antecipadamente previstas, sendo que nem todas as pessoas com quem se convive são necessariamente participantes de um passado comum.

Alguns problemas, dores, desgostos e enfermidades são inerentes ao viver terreno, sendo a maioria dos desconfortos e transtornos, frutos de imprevidência atual. Aqueles que se permitem atitudes antipáticas e rudes, transforma meros conhecidos em desafetos.

O certo é que o espírito é inserido em determinado contexto, onde se defronta com situações que precisa resolver. Com frequência, uma criatura inveja a sorte de outra, pois os problemas alheios sempre parecem de fácil solução. As dores dos outros munca se afiguram muito graves para quem as observa.

Cada um de nós vive o que necessita. Nossas próprias tarefas são difíceis porque correspondem a áreas de dificuldades e, para seguir adiante, temos de fazer a lição do momento. Assim, pare de se debater com as exigências de sua vida e nunca procure fugir de seus problemas e aflições. Dedique-se a resolvê-los, a fim de libertar-se dos mesmos.

Se a vida lhe pede paciência, seja paciente; perante um familiar ou um chefe difícil, exercite a tolerância; comporte-se como um estudante que deseja passar de ano: cesse as reclamações e faça a lição. Pelas dificuldades que se passa, dá para perceber quais são nossas deficiências evolutivas.

Empenhe-se com firmeza em burilar o seu caráter. Adote um patamar nobre de conduta e jamais se afaste dele. Nascemos para amealhar virtudes e para ser digno e bondoso. Essa é a nossa tarefa.




2 comentários:

  1. Olá,boa tarde.Paraguassu.
    Vim agradecer sua visita em meu blog.Obrigada também por tornar-se seguidora de ambos,tanto o BLOG DA TECA,como o SOU AIRAM.
    Adorei seu blog,os textos,e tudo aqui.Voltarei mais vezes.
    Agora sigo voce também.
    Abraço
    Teca

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Muito lindo o seu blogue.
    Voltarei mais vezes.
    Parabéns
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir