segunda-feira, 5 de julho de 2010

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - BÁLSAMO DE ENERGIA E AMOR


"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

                                                      Dalai Lama


O espiritismo nos ensina que a medicina terrena é benção divina, acompanhada de perto por espíritos de elevada caridade e competência, os quais, sob orientação direta de Jesus, fazem aportar neste Planeta no tempo certo, benesses balsâmicas no trato das doenças, propiciando sua cura ou alívio da dor que causam.

Assim, para a espiritualidade, a doação de órgãos é um ato de amor e de extrema caridade, pois pode salvar alguém que precisaria permanecer mais algum tempo na vida material. Como ocorre nas cirurgias, de modo geral, existem equipes espirituais atuando nos procedimentos da doação  de órgãos, realizando a adaptação e assimilação dos fluídos do doador pelo receptor. Dessa forma, o órgão transplantado se "ajusta" ao corpo físico do receptor, tendo a medicina, também, seus avanços nas drogas e procedimentos que permitem altos níveis de sucesso nesse campo.

Atualmente, diversos países lutam contra um inimigo comum: o baixo número de doadores de órgãos, uma prática que se torna a única saída para a cura de várias doenças. Na Alemanha, por exemplo, 60% da população é favorável às doações, embora apenas 14 a 17% se tornam efetivamente doadores. É preciso urgentemente, haver uma política de incremento de uma grande campanha  a vigorar, não só neste país, como em todos os demais.

Em Israel, segundo informações da mídia internacional, a partir de outubro deste ano entrará em vigor uma lei revolucionária, que colocará doadores à frente da   fila dos receptores. O cirurgião Jacob Lavee, o criador desta idéia, ressalta que, apesar de surgir de uma situação específica, muitos países esperam ansiosos pelos resultados. No Brasil, a taxa de doadores é de 8,7 por milhão de pessoas. A Espanha é a campeã mundial de doações, por manter profissionais exclusivamente encarregados de lidar com a disponibilidade e  logística dos órgãos ligados ao Ministério da Saúde. Sua proporção atual de doadores é de 34,4 por milhão de pessoas.

É necessário, no entanto, que se obtenha a concordância do doador, embora o fato de não doar órgãos seja um direito pleno de cada indivíduo. Assim, cada um poderá fazê-lo a seu tempo, quando seu entendimento assim o permitir. Porém, quem doa demonstra vivenciar louvável posicionamento em estágio moral que só benefícios espirituais lhe haverão de ser dispensados.

Os transplantes surgiram, sob o ponto de vista espiritual, como que para testar nossas virtudes de solidariedade humana, altruísmo, generosidade, piedade, compaixão, bondade e  amor ao próximo. Convém lembrar, também, que tal atitude da família do doador, quando este deixa explícito  seu desejo de doar seus órgãos, oferece ao mesmo, bençãos incomparáveis se o mesmo já estiver desencarnado.

Concluindo, podemos afirmar que a Doutrina Espírita não dita regras de comportamento, mas oferece diretrizes para a vida. Cabe a cada um de nós decidir o que, como e quando fazer. 




3 comentários:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a sua família sobre sua vontade. No entanto, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!
    Assista e vote no vídeo para CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: www.estendaamao.com.br/videos-valescacorreia. Estenda a mão para essa causa!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Assista e vote no vídeo para CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: www.estendaamao.com.br/videos-valescacorreia. Estenda a mão para essa causa!

    ResponderExcluir