quarta-feira, 9 de junho de 2010

VIDA INTELIGENTE FORA DA TERRA


A Rádio Gaúcha hoje (08/06/2010), em seu programa "Polêmica" colocou no ar a seguinte questão: existe vida inteligente fora do planeta Terra?  A NASA divulgou há pouco tempo haver descoberto indícios de vida em Titã, a maior das luas de Saturno. Daí a pergunta e a dúvida.

O programa "Polêmica", para quem não conhece, é levado ao ar diariamente pelo jornalista Lauro Quadros e procura enfocar diversos assuntos atuais e de interesse geral, onde os ouvintes e/ou internautas interagem telefonando ou dando sua opinião sobre o assunto em pauta.

Ao final do programa, é divulgado o resultado das opiniões recebidas pela emissora, com relação ao tema. Hoje, em 191 participações (entre ligações telefônicas e Internet), 89% apostaram que existe vida inteligente fora de nosso mundo e apenas 11%, não crêem neste fato.

Desde há muito, se questiona sobre este assunto que é deveras interessante e de difícil entendimento, uma vez que diz respeito ao conhecimento que se espera que as pessoas tenham com relação, não somente ao que diz a ciência, mas também e, acredito eu, na ênfase que se dá à crença religiosa de  cada um de nós.

Para a ciência, pelo que foi conceituado pelos participantes do programa, é óbvio que possa existir vida em outros planetas. Uma espécie de vida onde haja apenas umidade, luz, poeira cósmica e por aí vai, sem no entanto admitirem vida inteligente.

Para nós, espíritas,  é certa e líquida a hipótese da existência de vida inteligente na vastidão do universo. O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ensina que há muitas moradas na casa de nosso Pai. Daí deduzirmos que, sendo a casa do Pai o Universo, as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e que oferecem aos espíritos encarnados, moradas apropriadas ao seu adiantamento espiritual.

Acredita-se, também, que os  mundos estão em condições diferentes  uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Sendo o progresso uma das leis da natureza, todos os seres da criação divina, a ele estão submetidos pela bondade de Deus, que deseja que tudo cresça e prospere.

Assim, a própria morte ou desencarne não é senão um meio de atingir, pela transformação, um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer e, através do renascimento, temos a valiosa e maravilhosa oportunidade de voltar para realizar o que deixamos de fazer ou para reparar o que fizemos de errado.

Concluindo, percebemos que estamos caminhando para um maior conhecimento e maior estudo daquilo que nos leva a crer que existe algo muito além do que a nossa vã filosofia aceita. Nosso planeta, pleno de belezas mas também de incontáveis problemas que ocorrem diuturnamente, nos faz parar para pensar e repensar nossa vida e a de nossos semelhantes.

Que Deus nos conceda a oportunidade de sermos cada vez mais irmãos uns dos outros e que sejamos dignos da vida inteligente que Ele nos deu, já que fazemos parte do Universo infinito de Sua bondade e misericórdia. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário