domingo, 10 de março de 2013

O SENTIDO DA VIDA




Você já reparou como é difícil, algumas vezes, ter respostas para algumas dúvidas do dia a dia? Ter respostas para essas perguntas que nos surgem quando estamos na fila do supermercado, ou escovando os dentes ou parados no sinaleiro, dentro da condução?

Você já não teve dessas perguntas que, um dia, sem pedir licença, entram em nossa mente e ficam rodando, rodando, até que desistimos delas, ou as guardamos no fundo, bem no fundo do baú de nossa mente?

Quem de nós já não se perguntou por que nascemos em situações tão diferentes? E quanto às nossas capacidades, será que Deus nos criou assim tão diferentes uns dos outros?
E por que Ele permite haver uns na Terra com tanto e outros com tão pouco? Ou ainda, por que pessoas boas sofrem, passam por provas, por dificuldades, dores?

Se Deus é soberanamente bom e justo, se Deus é, na profunda síntese do Evangelista, amor, qual a razão disso tudo? Qual o sentido de todas essas coisas, aparentemente tão incoerentes?

Na verdade, quando essas perguntas nos surgem, é nossa intimidade buscando respostas para o sentido da vida. São perguntas que a Filosofia vem se fazendo desde há muito, e que refletem o anseio que cada um de nós traz na intimidade: Afinal, qual o sentido da vida? Por que estamos aqui?

Deus, ao nos matricular na escola da vida, deseja de nós que o aprendizado aconteça. Como todo pai ao matricular seu filho na escola, Ele espera que aprendamos a lição.
Nos bancos escolares, nos matriculamos para aprender a escrever, a manipular os números, a entender um pouco as leis da Física, da Química e de tantas outras ciências. E na escola da vida, o que temos que aprender?
Jesus, no Seu profundo entendimento das Leis de Deus, foi firme ao nos ensinar que o maior mandamento da Lei do Pai é o do amor.

Assim, podemos entender que, quando matriculados na escola da vida, na escola que Deus nos oferece, Ele espera de nós essa única lição: aprender a amar.
Dessa forma, todas as oportunidades que a vida nos oferece, são oportunidades para aprendermos a amar. Seja na situação financeira difícil, ou no físico comprometido, estão aí, para nós, as melhores lições para amar.

A doença que nos surge, de maneira inesperada, é o convite à resignação e fé. O chefe difícil, intempestuoso, nos convida à compreensão.

O filho exigente é a oportunidade da paciência e do desvelo. O marido tirano, a esposa intransigente são os portadores do convite à humildade e compreensão.

A cada esquina, o que a vida nos oferece, seja da forma como ela nos oferece, sempre traz consigo oportunidade bendita do aprender a amar. Você já reparou nisso?

E o aprender a amar se faz no exercício diário desse sentimento, desdobrado nos inúmeros matizes que ele guarda em si, nas mais variadas virtudes que ele permite ser vivido.

Seja onde a vida nos colocar: no corpo doente, no lar carente, na família difícil, ali estará nossa melhor lição para amar.

Tenha sempre em mente que o maior sentido da vida é conseguir perceber e entender que ela guarda, em cada oportunidade, em cada desafio que nos oferece, bendita lição para aprender a conjugar o verbo amar.

                    Redação do Momento Espírita

8 comentários:

  1. Querida amiga!
    Amei ler esse texto tão verdadeiro e edificante!
    Realmente Deus nos deixou uma única lição para aprender: Amar, amar e amar...parece tão simples,
    mas só conseguiremos com a ajuda do Pai,
    Como desejo aprender essa lição e coloca-la em prática!
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paraguassu...um belo domingo com lições de amor.A humanidade busca ncessantemente o amor ,mas nem sempre atua de forma correta nos termos dos ensinamentos cristãos e confunde sentimentos outros como se fossem os do sentimento do amor verdadeiro.Daí decorrem tantos sofrimentos desnecessários.Fé, esperança e Caridade com Amor e Alegria...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Amiga, boa tarde! Como vc está?

    Gostei do seu post.Boa e importante reflexão de vida!

    Creio que a vida é um mistério, mas algo maravilhoso e lindo presente de Deus!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga

    As palavras
    que semeiam o pensar
    são preciosas.
    Delas nascem sentimentos
    que nos tiram do lugar comum
    e nos fazem sentir
    o perfume
    precioso da vida.

    Olha o céu de manhã.
    Vês como brilha iluminado
    por teus sonhos...

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso, explica em poucas palavras a maior lição da vida: o amor. Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. É fascinante viajar por essas palavras, todas entrelaçadas de forma perfeita. Você sabe o que colocar por aqui para tocar o coração das pessoas... Tenha uma linda semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amiga quanto nos é dificil encontrar as devidas respostas para tantas perguntas que tem dias que parecem vir brotando como raminhos verdes de uma planta e criando formas sria tão simples se podessemos transforma-las todas em um só amor aquele que dá sem esperar nada em troca apenas porque ama,pela fé pelo sentimento e crescimento espiritual
    pela misericórdia divina e mansidão da alma,que texto maravilhoso querida que Deus a abençoe sempre bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir
  8. Como conchas duma mesma sopa, fomos postos em pratos diferentes e tomamos as suas formas, nos condicionamos aos enganos ensinados pelos poderes manipuladores e lavamos nossa consciência cósmica, ficamos presos numa matrix como robos, enquanto dorme o ser real...assumimos as máscaras do condicionamento humano, então as provas nos fazem chorar, perguntamos porque tanta dor? Quando na realidade deveriamos agradecer a oportunidade oferecida para o nosso despertar de consciência. Assim como a pérola se esconde na ostra, o diamante sofre aos golpes da lapidação...mas por fim perceberemos que tudo é um ato de amor...estamos aqui aprendendo, seguindo a viagem de volta ao lar, como crianças que choram por não saberem falar, nos queixamos ao criador pela fome do amor que necessitamos para nosso conforto, nos revoltamos por desconhecer os recursos que teremos ao crescer, não nos lembrando que estamos na infância espiritual, reagimos como bebês que fazem beiço ao descobrir novas situações que lhe pareçam estranhas...enquanto vivermos pela matéria...choraremos a dor que nos atinge, mas aprenderemos que somos energia eterna e que nada é em vão...até que despertemos do sono em que nos estagiamos, na condição de plantas em vasos isolados do grande jardim cósmico de amor.
    Parabéns pela bela postagem, amiga Paraguassu!!!

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir