domingo, 20 de janeiro de 2013

TEMPO DE DESACELERAR





“O que fizemos com o tempo? Primeiro, sem dúvida foi separá-lo do espaço e, a seguir, dar um significado psicológico a ele. Começamos a invadir o futuro: sofremos por antecipação, por exemplo! Ou fazemos "replay" do passado - revivendo culpas, mágoas, ódios, tristezas, frustrações pretéritas.

Quanto ao presente - o aqui e agora - simplesmente não existe mais, pois engatamos o "piloto automático", e, feito zumbis, andamos, comemos, assistimos a vida passar sempre preocupados com o passado, ou com medo do futuro. Fazemos tudo igual, todos os dias, cada vez mais automáticos, indiferentes ou apavorados, endividados, irritados.

"Morrendo de medo" de algo: de morrer, de perder, da violência, da infidelidade, falir,
desempregar e por aí vai, num rosário, numa lista interminável de fantasmas irreais que povoam nossa mente. Mente essa cada vez mais inquieta, hiperativa, acelerada.

É preciso relaxar! Esvaziar essa "pensação negativa", esse "lixão" que adoramos colher nos noticiários, velórios, fofocas, facebook, celulares, TVs, rádios e jornais da vida. Relaxamento é o estado oposto ao estresse!

Ter paz de espírito, ainda que os filhos estejam aprontando, casamento indo mal, renegociando dívidas. É um estado interior, é o desacelerar da "pensação". Entender que não mudamos o mundo! Mas mudar a cada um de nós mesmos é incrivelmente eficiente e saudável. Parar de depender de filho ir bem na escola, ser educado, afetivo, organizado com o quarto. Deixar de perder o humor querendo que o cônjuge seja o melhor amante, dedicado, carinhoso.

Realmente nada pior que depender do mundo externo para estar bem, para que nos sintamos bem! Pois sempre haverá algo desencaixado, alguma urgência familiar, um "tombo" nas finanças, o inesperado nos visitando. Sim, tudo é incerto, e a cada dia nos traz seus desafios, seus males e soluções.

O leão acorda para caçar a zebra e esta para fugir do leão. Depois que a poeira baixa, a zebra relaxa, volta a pastar e o leão volta para a sombra do seu covil. Amanhã... um novo dia.

Tudo a seu tempo e como sou o dono do meu , cabe a mim desacelerá-lo. Não deu? Paciência, faço depois. Errei? Perdão! Quero acertar na próxima. Não chequei o tempo? Não tive o merecimento de usufruir o espetáculo? Tinha quatro coisas a fazer? Elejo uma, a mais prazerosa, renuncio às outras. Celular não para? Desligo, pois preciso dormir ou relaxar.

Notícias ruins? Assista a um bom filme. Compromisso, só assuma os imprescindíveis e produtivos. Como estão as pessoas que amo? Todas entregues a Deus e exercendo arbítrios e escolhas delas.

Vejo a lua bonita no sertão do Brasil, vejo o sol nascente no planalto central, leio um livro interessante, rio de uma lembrança engraçada. Sou livre, estou leve e vejo o mundo rapidamente se transformando.

Quero ter um tempo para entender, observar tantas mudanças! O dia continua a ter 24h, a semana 7 dias. Busco ter paz de espírito, e isso ninguém me doa, dinheiro não compra, afeto não sustenta!

Serenidade é processo individual, solitário, que uma vez alcançado me permite expandir para qualquer um que esteja próximo ou longe, não importa a distância a ser percorrida para quem vive o tempo de Deus!"


                   Eduardo Aquino
         Médico, Psiquiatra e Neurocientista.

12 comentários:

  1. Olá amiga Maria, bom post, é isso que escrevo sempre em meus blogues, viver a vida em seu momento para poder estar bem,pois querer mudar "ozotros" não dá, aprendi e vivo feliz, amei ler aqui, reforça minha convicção!
    Abraços!
    Ivone

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida. Como vai vc?

    Seu post é reflexivo e mostra-nos o quanto o tempo é valioso.Sabe, perdi muito tempo na vida, mas agora....preciso recuperar tudo que perdi, ou ao menos o mínimo que ainda posso conquistar.

    Beijos querida e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  3. Bonito texto, muito expressivo... diria até que "quem fala assim não é gago"... mas é um texto para refletir. Nem toda a gente se encaixa nesse modelo, principalmente o da 1ª. parte, muito pessimista. Há que levantar os ânimos!
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
  4. Querida Amiga!
    Muito sábio e reflexivo esse texto.
    Gostei muito de lê-lo.
    Obrigada por essa carinhosa partilha...
    Abraços! Uma semana feliz e abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Num mundo tumultuado como o de hoje esse texto veio bem a calhar! Perdemos muito da vida quando queremos " ganhar tempo"...rss...bjs e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. vivemos nós no mundo de Deus que a nos oferta com todo seu amor ,para que possamos viver sonhar amar,e evoluir segundo nossas obras ações e aprendizado uma mensagem linda para que não esqueçamos de nos lembrar que nossa matéria tambem precisa de descanço,de desaceleramento,de tranquilidade parabens amiga boa semana com carinho marlene

    ResponderExcluir

  7. O leão acorda para caçar a zebra e esta para fugir do leão. Depois que a poeira baixa, a zebra relaxa, volta a pastar e o leão volta para a sombra do seu covil. Amanhã... um novo dia.

    A Vida é bem isso mesmo... A luta diária daqueles que sonham em seguir em frente, sempre.
    Beijinhos, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou aqui hoje por um motivo mais que especial.
    Tenho que dizer que não foi fácil conseguir você para ser meu seguidor,
    foi muita motivação impulsionando com postagens e visitas...que atingi 300 seguidores
    Agradeço te convidando a visitar a florada do IPÊ junto comigo no FOLHAS DE OUTONO !
    Deixo o meu abraço recheado de carinho !!!!!

    ResponderExcluir
  9. palavras perfeitas..
    dia a dia..
    beijos querida e muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Por isto precisamos só viver o aqui e agora. Esperar que as sombras se desanuviem sem pensar no que virá amanhã. Por certo pouco a pouco iremos conquistando a paz tão necessária nas nossas vidas.

    Magnífico texto, Paraguassu.

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Linda sua página. Lindo e profundo o texto. Li, adorei, li novamente, de novo, de novo e compartilhei. Bjs Agda Mousinho 19/02/2013

    ResponderExcluir
  12. 19 de fevereiro de 2013 22:32

    Linda sua página. Lindo e profundo o texto. Li, adorei, li novamente, de novo, de novo e compartilhei. Bjs Agda Mousinho 19/02/2013

    ResponderExcluir