domingo, 3 de junho de 2012

LIÇÃO DE UM CORAÇÃO INFANTIL



Foi ao visitar o hospital que o menino conheceu a garota doente.  Ao entrar, ele teve uma vaga impressão de tristeza.
Achou estranho. Afinal, o médico lhe mostrou um grande armário com pílulas contra tosse, pomada amarela contra bolhas, pó branco contra febre.

Mostrou-lhe a sala onde se podia olhar através do corpo de uma pessoa como através de uma janela, para ver onde a doença se escondia. Mostrou-lhe outra com espelho, onde se operavam tantas coisas que ameaçavam a vida.
Estranho, pensava o garoto. Se aqui impedem o mal de ir adiante, tudo devia parecer alegre e feliz. Por que estou sentindo tanta tristeza?

O médico lhe explicou como a doença insistia em entrar no corpo das pessoas. Que havia mil espécies de doenças, que usavam máscaras para que não pudessem ser reconhecidas e como era difícil manter a saúde.
Explicou ainda, que era preciso estudar muito para desmascarar, desanimar a doença, colocá-la para fora e atrair a saúde, impedindo-a de fugir.

No entanto, quando entrou no quarto da doentinha, ele a achou muito bonita, mas pálida. Os cabelos se esparramavam pelo travesseiro.
Ela lhe disse que não podia andar. Também,  não tinha muita importância porque ela não tinha lugar nenhum para ir.

Roberto lhe falou do jardim, cheio de flores, que ele tinha em sua casa. Ela pareceu se animar um pouco e respondeu que se tivesse um jardim, talvez sentisse vontade de sarar, para passear entre as flores.
Enquanto ela continuava desfilando sua tristeza, contando das pílulas e injeções que devia tomar todos os dias e dos exercícios que precisava fazer, Roberto pensava: para esta menina sarar, é preciso que ela deseje ver o dia seguinte.
Se ela tivesse uma flor, com sua maneira toda especial de se abrir, de improvisar surpresas, talvez quisesse sarar. Uma flor que cresce é uma verdadeira adivinhação que recomeça cada manhã. Um dia ela entreabre um botão, num outro desfralda uma folha mais verde que uma rã, num outro desenrola uma pétala.

Talvez esta menina esqueça a doença, esperando cada dia uma surpresa.
Roberto afirmou que ela iria sarar e desejou ardentemente isto.
Depois, foi providenciar flores, diversas flores e as colocou sobre a mesa, perto da janela, aos pés da cama.
Trouxe uma esplêndida rosa, que parecia ir lentamente abrindo suas pétalas como se estivesse envergonhada ou, talvez, quisesse guardar a surpresa para o dia seguinte.

Então, a menina que somente ficava olhando o teto e contando os buraquinhos da madeira, contemplou as flores e sorriu.
Naquela noite mesmo, a tristeza saiu pela janela e a menina começou a  mover as pernas.
 
A Medicina não pode quase nada contra um coração muito triste.
Para se curar dos males físicos é preciso ter vontade de viver.
Todo bom médico sabe disso.
E sabe, também,  que para travar a luta ininterrupta contra a doença, preservando a saúde, é preciso ver nos pacientes seus irmãos.

Em síntese, é necessário amar muito as criaturas. Só assim ele tem condições de detectar as doenças e restabelecer a saúde dos seus pacientes.

                      
                Redação do Momento Espírita,
       baseado no livro O Menino do  Dedo Verde,
           de Maurice Druon,  Ed. José Olympio.


Ah! O amor! O amor que alimenta tudo no mundo, com sua  eterna  magia.
É através dele que o Universo  existe , pois foi criado por Deus. Portanto, todas as coisas visíveis e invisíveis que preenchem o espaço da Terra e do céu, são movidas pelo amor.

Assim sendo, o ser humano, sendo formado pela dualidade corpo-espírito é dotado de uma grande porção de amor que se aloja num lugar muito especial, que se chama coração.
Nesse coração, existe uma fonte inesgotável , viva e ardente deste amor universal, que temos a graça de possuir.

Atualmente, a Medicina em todas suas especialidades, conta com a Medicina Quântica, que nos leva a conhecer a importância da mente na obtenção das curas de doenças e males que assolam a humanidade.

Estes males e doenças, cuja cura pode ser alcançada,
referem-se aquelas que geram-se por distúrbios do pensamento e do comportamento das pessoas. Estas seriam de origem psíquica e teriam como nascedouro os resgates cármicos que tiveram início em encarnações passadas, espiritualmente falando.

Assim, é importante que se conheça o vínculo existente entre as questões cármicas e as doenças provocadas pelo próprio indivíduo , tendo como base, a ação deliberada de seu livre arbítrio.

Em todos os casos, porém,vê-se que há possibilidade do alívio de sintomas e até mesmo de cura das doenças, através da expansão da magia do amor.
O amor leva ao carinho, à brandura, à elasticidade do pensamento, ao afago, ao abraço, ao perdão.

Vendo-nos como irmãos, como refere no texto sobre o médico com seus pacientes , não há barreiras para que se efetue melhoras ou curas de doenças consideradas
graves.

Que o coração de Jesus nos leve a pensar muito nesses aspectos  tão necessários ao nosso bem viver.
Que vejamos em cada criatura, um irmão que precisa de nosso apoio, nossa caridade, nosso amor incondicional.

Que assim seja!





17 comentários:

  1. Maravilha e que assim seja mesmo!! Lindo domingo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a mensagem,parabéns pela postagem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. O Amor e´o princípio de toda regeneração...obrigada pela linda mensagem.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Paraguassu,

    NUm domingo de manhã, ler um texto desse é uma dádiva! Que lindo!
    Que saibamos espalhar as flores para todos aqueles que precisam colorir as suas vidas e que saibamos enxergar as flores em nossos caminhos.

    Beijos amiga e um ótimo domingo

    Leila

    ResponderExcluir
  5. É uma DádiVa sim.
    Muito bom ler essa mensagem "esse relato*...Só o amor tem a força para sarar males que usam máscaras para não serem reconhecidos, como por exemplo "a depressão; quantos sofrem e são ridicularizados, e outras doenças ...enfim, cada um com carregando o seu fardo e se alguém nos ajuda "fica mais fácil...Seguir os ensinamentos de Jesus Cristo é o q temos a fazer, beijinhos.

    #O meu blog continua com problemas, tá difícil resolver, e não quero fazer outro, sabe, deixo a moça(Esther ...postando(?) e fico à espera dos meus amigos, mas estão reclamando...muito.
    BOA TARDE DE DOMINGO!

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga!
    Belíssima mensagem!
    O amor é o remédio para todos os males...
    O mundo está precisando dele..
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, essa mensagem é tão verdadeira, nos faz lembrar tantos casos semelhantes, alguns que todos podem ver que, precisa algo mais do que injeção, comprimido para que aconteça a cura...é preciso querer curar-se! Mas vamos enfrente fazendo um pouquinho aqui ou ali e quem sabe um dia aconteça a concientização geral em relação a cura real! Um grande abraço e sempre muita luz!

    ResponderExcluir
  8. Assim seja! Uma verdad! O amor é mesmo o maior remédio para todos os males - da alma e do corpo.
    Beijos da Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  9. Paraguassu.
    Que encanto de texto.
    Eu tambem reconheço que cura só acontece quando a pessoa quer.tem que haver um motivo para poder estar aqui.uma flor para ver crescer ja serve.
    parabens!
    voce teve muita inpiraçao!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso esse texto 'Redação do Momento Espírita'. É verdade, amiga, muitas curas precisam de nossa mente, de observarmos que apenas uma flor pode trazer alegria. E como precisamos de pouco para sermos felizes! Como, em geral, o ser humano precisa comprar o mundo, conhecer uma infinidade de coisa que, no seu regresso, volta a mesma pessoa que saiu!

    Belo demais! Beijos pra você. E pra sua sensibilidade.
    Tais

    ResponderExcluir
  11. Lindo e interessante este texto de reflexão e estimulo para a cura,baseado no Menino de dedo verde,que embalou tantos sonhos.Suas palavras enriquecem o texto ao ressaltar o valor do amor em nossas vidas,como elemento de renovação e de cura de males,que as vezes não são por nós observados.
    Bela postagem amiga.
    Meu abraço de paz e luz.
    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  12. Linda linda história, Maria! e ao começar a ler o resumo do texto, pensei que também era psicografia. As suas palavras finais coroam este belíssimo texto, ao nos levar à reflexão sobre a importância do amor em nossas vidas, principalmente, quando o doamos incondicionalmente. Como é importante uma palavra de afeto, de carinho e de amor, proporcionando mesmo por vezes até a cura de doenças.
    Lindo demais!
    Um beijo com todo o meu carinho, minha amiga e irmã querida!!

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga

    Fico a pensar
    por quais mãos o amor,
    escreveu tanta beleza
    e inspirou tanta ternura.

    Que a vida nunca se perda de ti

    ResponderExcluir
  14. Lindo!!!
    Em quanlquer doença, seja do fsico ou da Alma, é precisor focar na cura e não na doença em si.

    Só assim se consegue ir além.
    bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Torço para que a medicina cada vez mais se amplie à estudos da mente e alma, pois estes são fatores que realmente interferem na saúde física.
    Uma pessoa alegre possui mais forças para lutar contra as dificuldades da vida, sejam elas físicas ou emocionais.
    É nosso dever alegrar o mundo da forma como pudermos para que mais e mais flores possam desabrochar.

    Um abraço minha amiga,

    e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  16. Querida Paraguassu

    Os meus olhos já estavam quase fechando , ia dormir e deixar para ver esta postagem amanhã.Mas algo me disse: leia agora. E a emoção foi demais com tantas palavras de sabedoria,
    o despertar da flor para reanimar a menina para o sentido da vida. Quantos enfermos estão desesperançados necessitando apenas de carinho com um simples gesto de amor para fazê-los sorrir?
    Acredito que todas as doenças são provocadas pela nossa mente ,pelos vícios espirituais como como você o descreveu logo no início.
    Obrigada pelas maravilhosas palavras.
    Um lindo domingo para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir