quinta-feira, 28 de junho de 2012

A ESPERA




Um dos principais males que afligem o ser humano nos dias atuais é a ansiedade. Há um desespero predominante em querer realizar os desejos de maneira instantânea.

Neste anseio pelas realizações, perdemos uma das maiores riquezas da vida, que é o usufruir do momento presente. Isto acontece porque, ao longo do tempo, nos esquecemos de que somos parte indissociável da natureza e, por essa razão, o mais sensato seria que vivêssemos em perfeita sintonia com o ritmo dela.

Se conseguirmos paralisar por alguns instantes nossa ansiedade, e recordar como tudo na existência precisa de um tempo certo para germinar, gerar frutos e amadurecer, certamente nos libertaremos da angústia que é gerada pela necessidade de apressar o ritmo natural da vida.

Nosso ego não aceita ser contrariado em seus desejos, por esta razão, ele nos leva a agir de modo impulsivo, buscando fazer com a realidade se molde à nossa vontade.

Quando isto não acontece, somos dominados ou pela revolta, ou pelo sentimento de vítimas e, rapidamente, buscamos dentro de nós um motivo qualquer que explique a razão pela qual estamos sendo punidos.

Se encontramos uma explicação, ela vem seguida pela culpa e nos atormentamos, remoendo o arrependimento. Se não identificamos um motivo, aí então, culpamos Deus, outra pessoa ou qualquer circunstância externa pelo nosso sofrimento.

O fato é que raramente nosso ego assume que ele próprio afasta a realização de nossos objetivos, ao se deixar dominar pela urgência e pelo desespero.
Aprender a esperar é um dos maiores desafios da vida, mas é também o que pode nos proporcionar as mais valiosas lições, no que diz respeito ao crescimento interior, à maturidade e à sabedoria.

Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso - qual é o momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu. Também, nessa nudez ,elas são belas esperando pela nova folhagem, com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as folhas novas logo estarão chegando.

E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade...

Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo - o seu autêntico ser. Um dia, ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem conhece os rumos eternos da vida.”



                                                       Osho



15 comentários:

  1. Minha amiga, saudades de tu!!

    Sou bem ansiosa! A esperar me deixa nervosa!

    Beijos, amiga e bom fim semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    E então conseguiu encontrar o livro de que sempre falo?
    Uma vez vc disse em meu Blog que procuraria ler o "Diário de Santa Faustina" , gostaria de saber se já leu ou esta lendo e o que achas?
    Bjim...Su.

    ResponderExcluir
  3. Já fui bem ansiosa na minha vida,hoje aprendi que não vale a pena ser assim ... Pois o que tiver que acontecer acontecerá,cedo ou tarde.

    UM LINDO E ABENÇOADO FINAL DE SEMANA,ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...


    GIOVAN

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Paraguassu, Osho é uma fonte de sabedoria.
    Um abraço. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Paraguassu.
    Eu gostaria de saber nao ter ansiedade, porque tenho demais!
    com carinho e amizade de Monica

    ResponderExcluir
  6. Ola amiga Paraguassu

    Belissimo esse texto!

    Tudo o que tenho tentado é fugir da ansiedade, pois sei que nao adianta ter pressa.
    O tempo, somente a ele obedece!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A ansiedade faz parte do ser humano...e toda espera só é boa quando recompensada no final....beijos de boa semana pra ti amiga...

    ResponderExcluir
  8. a ansiedade e a falta de aceitação nos levam a esperimentar tantas experiencias que poderiam ser evitadas em nosso dia a dia sabendo agradecer as oportunidades que nos são oferecidas
    durante nossa jornada nesta terra para amenizar nossas culpas aprendendo sabendo agradecer a cada encinamento que a vida nos traz,sem acharmos que somos coitadinhos injustiçados
    que estamos sendo castigados,não meus queridos estamos sendo abençoados por deus tendo
    a oportunidade de reconhecer nossas faltas e nos corrigirmos aceitando as verdades que a vida nos mostra a cada dia um abraço amiga querida uma linda semana para voce bjs marlene

    ResponderExcluir
  9. Maria, querida, tem selinho pr avc lá no blog!!! Pega lá!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. OI PARAGUASSU!
    BELA POSTAGEM.
    SÓ POR A LERMOS JÁ DIMINUÍMOS O RITMO, ELA NOS DA CONTA DE COMO ATROPELAMOS A VIDA E COM ISSO DEIXAMOS PASSAR COISAS QUE PODERIAM SER IMPORTANTES, MAS NEM AS VEMOS .
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  11. Oi Amiga,
    Estva com saudades dessas coisas maravilhosas que você publica. Valeu a pena passar por aqui hoje. Além de ouvir o Luiz Vieria ainda ler esse texto importantíssimo. A ansiedade retarda a elevação do espírito.
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Querida Paraguassu.

    Lindo texto.Nesta vida corrida que vivemos precisamos encarar tudo com serenidade.
    Adoro Osho.

    Uma linda semana para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela partilha! Um ensinamento, uma verdade!
    Oxalá, saibamos haurir essa sabedoria, espelhando-nos na natureza, a mestra da vida.
    Beijo grandão.
    Hoje, vc me fêz muito feliz!
    Obrigada!
    Uma amiga adorou o seu blog, viu!
    Saiu daqui abastecida.
    Telefonou-me para contar.
    É ela a Regina Kanitz.
    Uma pessoa linda, possuidora de um espírito evoluído que faz tanto bem.

    ResponderExcluir
  15. Paciência e tempo certo....
    também creio nisso, porém é tão difícil sabermos quando isso acontece, ou melhor, mais difícil ainda esperar. Ainda mais em um mundo que somente nos ensina a correr como loucos atrá de nossos objetivos.

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir