sexta-feira, 18 de maio de 2012

A CHARRUA DA EXISTÊNCIA TERRENA




“Uma fazenda serpenteada por caudaloso rio... Ventos suaves balsamizavam o ambiente naquela manhã outonal. Flores silvestres, multicores, formavam lindo tapete. Pássaros canoros iam e vinham. Musicalidade sublime patenteava na natureza.

Escreveu o Espírito Vianna de Carvalho: "A Natureza é um templo, no qual o coração se faz altar, convidando o ser à comunhão com a vida."

Encostado na cerca de madeira, observava eu, com o olhar lúcido, um trabalhador que movimentava a charrua (arado grande de ferro), no amanho da terra destinada ao plantio do arroz. Uma lembrança penetrou rapidamente o meu pensamento.

Certa vez, meu guia espiritual, solidário com o cipoal de dificuldades com o qual me deparava, disse-me afetuosamente: "Pegue a sua charrua e siga em frente, pois eu não o abandonarei nunca." 

Viandantes da estrada terrena, cada um de nós possui a sua charrua particular, nascida da herança dos próprios atos. Olhando aquele quadro, de meu inconsciente brotou uma frase, anotada de algum livro: "O bem que distendemos pelo caminho é eterna semente de luz que plantamos no solo do futuro, por onde um dia, chegarão nossos pés." 

O homem e a charrua continuavam na sua faina...

Minha mente percorreu os hospitais, os cárceres, as favelas, os cortiços, os leprosários, os asilos, os orfanatos, os manicômios. São os portadores da charrua da dor e do sofrimento. Despontou em meu íntimo uma frase lapidar, emanada de um grande Espírito: 
"O rio das lágrimas tem suas nascentes no pretérito espiritual.
Há dores que funcionam como reparação de culpas, reeducação disciplinadora e dores que constituem o aguilhão, impelindo-nos para a frente."

O trabalhador, suarento, movimentava a charrua e afastava os pedregulhos encontrados.  Devemos converter as pedras do nosso orgulho em pães da humildade e do amor fraternal - recordava-me naquele instante de um escrito do Espírito Victor Hugo.

Um sabiá-laranjeira saltitava alegremente à procura de alimento, embelezando o ambiente. Ao longe, o gado passeava molemolente na pradaria. Pouco além, os silos guardavam as sementes que logo, logo seriam plantadas. Outro magnífico ensinamento, retirado de um romance espírita, eclodiu-me no cérebro: 
"Armazena os grãos da vida, aprimorando a terra íntima do espírito para fecundá-los oportunamente."  

Agradável aroma de terra revolvida era aspirado a plenos pulmões.
Leve chuva começava a cair, misturada aos raios de sol no horizonte. Educativa frase de um mentor espiritual surgiu-me na tela mental: 
"No terreno arroteado das nossas almas, as sementes, aquecidas pelo sol do amor, deverão germinar com maior pujança, sob a chuva das bênçãos divinas."  

E a charrua sulcava a terra... sacos de adubos lá estavam para serem depositados no terreno. 
"É sábio todo aquele que, da luta, retira os benefícios que o dignificam e deixa como adubo para outras conquistas, os cadáveres das paixões vencidas", escreveu o Espírito Victor Hugo.

Meditando sobre aquele instrumento de trabalho, dou meia volta e sigo outros caminhos, relembrando palavras do Mentor Espiritual Emmanuel: 
"É necessário que o homem sincero tome lições com o Divino Cultivador, abraçando-se ao arado da responsabilidade, na luta edificante, sem dele retirar as mãos, de modo a evitar prejuízos à “terra de si mesmo”."


             Daltro Rigueira Viana
              Fonte: O Reformador.



Que no labutar diário, nunca deixemos nossa charrua terrena sem trabalho. As lutas, os desapegos, os constantes conflitos interiores e exteriores de nossa vida devem ser vistos como oportunidades de crescimento e evolução.

Que procuremos nos afastar da inveja, do ódio, da crueldade, da maledicência, da ignorância e de tantos outros males que assolam os espíritos menos esclarecidos e, também aqueles que vêem,
nesses atos, uma maneira de fazerem a diferença em relação aos seus irmãos.

O esclarecimento adquire-se através do amor, da piedade, da compaixão, da vontade imensa de doação, da caridade, do perdão. Nem sempre o entendimento espiritual é encontrado nos livros mas sim e também, nos bons pensamentos e atos de bem praticados, com vistas ao auxílio daqueles
que mais necessitam.

Somos os trabalhadores que Jesus escolheu para que mostremos ao mundo o quanto se faz necessário cultivarmos as virtudes do bem.
Que possamos, pois, lembrarmo-nos da grande oportunidade que Deus nos oferece concedendo-nos a vida, e que somos perante Ele, eternos responsáveis e devedores de nosso plantio diário.

Que assim seja.



  




16 comentários:

  1. Precisamos com muito amor trabalharmos sempre com muito entusiasmo para que a terra seja bem cultivada e de frutos que possam bem alimentar a todos.
    Você postou um belo ensinamento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente, que nos leva à grande reflexão. Realmente, nessa vida terrena, o trabalho é o mais dignifica o homem. Nas produções do trabalho, os sentimentos brotam, com brotam os frutos cujas sementes são cultivadas na terra, pelo homem.

    Um bom final de semana, Maria Paraguaçu, com uma braço,
    da lúcia

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei seu blog por acaso.
    Achei um encanto, adorei mesmo.
    Se puder visite o meu.
    Será bem-vinda.
    Beijos.
    http://teremarcellino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga!
    Que texto maravilhoso e reflexivo.
    Obrigada pela partilha!
    Abraços! Um final de semana abençoado
    e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  5. belíssima mensagem dos ensinamentos de Cristo e a música de fundo também inspiradora de vibrações benéficas.Parabéns pelo plantio.Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  6. Maria, obrigada pela visita, adorei o recado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Paraguassu

    E assim viemos parar aqui na terra para nos aprimorarmos sempre
    plantando sementes de sabedoria, compaixão, bondade e amor para fecundá-los oportunamente.
    Um texto de grande reflexão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. que linda postagem!!!
    meu time do coração também é o Grêmio

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida,

    vim matar a saudade e ler suas postagens maravilhosas. Saudades...

    Beijos grande

    Leila

    ResponderExcluir
  10. Amiga de viagem,
    Que nossas mãos marcadas pela luta diária tenha sempre a charrua para trabalhar mostrando-nos que sem ela não conseguiremos evoluir e galgar o caminho do Pai.
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Paraguassu, o trabalho é uma bênção em nossas vidas. É através dele q adquirimos a evolução de nossa inteligência, conquistamos o aprendizado q nos auxilia a progredir espiritualmente. Muita paz!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo texto, querida Maria!!
    E somos mesmo os trabalhadores da última hora!!
    Que tenhamos força e fé suficientes para vencer as tentações e imperfeições, e trabalhar em nome de Jesus!!

    Beijinhos, querida!!♥

    ResponderExcluir
  13. Esta ´postagem está rica de ensinamentos Maria,e saber levar esta charrua não é nada facil mesmo.Que tenhamos luz e discernimento para reencontrar o caminho que nos faça fazer levar a charrua na mais digna faina.Otimo texto amiga.
    Meu abraço e grato pela partilha.
    Beijo.
    Boa sorte ao Gremio amanhã.

    ResponderExcluir
  14. Olá' Boa noite!
    Tudo bem?
    ...como sempre um belo texto...de muitas reflexões!... pode revelar ao homem o trabalho que o dignifica, o espaço que o situa e o tempo que o transforma... e também ao próprio homem, pelo homem, que precisamos trabalharmos sempre com muito entusiasmo para que a terra seja bem cultivada e que dê bons frutos à todos...
    Obrigado pelas palavras carinhosas em meu blog! Fiquei muito feliz e honrado!Um grande incentivo!
    Boa quinta! Muita paz e luz!
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  15. Paraguassu querida! Que mensagem linda! Excelente quinta-feira! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa visita a esse blog nos trás a paz.
    Abraços

    ResponderExcluir