"À semelhança de ácido que corrói a superfície na qual se encontra, a mágoa desgasta, pouco a pouco, as peças delicadas das engrenagens orgânicas do homem, destrambelhando-lhe os equipamentos muito delicados da organização psíquica.
A mágoa é conselheira impiedosa e artesã de males cujos efeitos são imprevisíveis. Penetra no âmago do ser e envenena-o, impedindo-lhe o recebimento dos socorros do otimismo, da esperança e da boa vontade em relação aos fatores que o maceram.
Instalando-se, arma a sua vítima de impiedade e rancor, levando-a a atitudes desesperadas, desde que lhe satisfaça a programação vil. Exala amargura e desconforto, expulsando as pessoas que intentam contribuir para a mudança de estado, graças às altas cargas vibratórias negativas, que exteriorizam mau humor e azedume.
Quem acumula mágoas, coleciona lixo mental. Reage às tentativas de alojamento da mágoa nos teus sentimentos. Não estás, no mundo, por acaso. Antes, com finalidades adredemente estabelecidas que deves atender.
Acompanha a marcha do Sol e enriquece-te de luz, não mergulhando na sombra dos ressentimentos destrutivos. Sorri ante o infortúnio, agradecendo a oportunidade de superá-lo através dos valores éticos e educativos que já possuis, poupando-te à consumpção de que é portadora a mágoa."
Divaldo P. Franco,
Do livro “Episódios Diários”
pelo Esp. Joanna de Ângelis
Por que guardar a mágoa, quando podemos sorrir e, em sorrindo, deixar desabrochar a paz e o amor?
Deixar que a mágoa tome morada em nosso coração é deixar-se levar por sentimentos que nos fazem sofrer, carreando rancor, ódio e desamor. Vamos ver a vida como, na realidade ela é: esta oportunidade maravilhosa de viver em plenitude amando-nos uns aos outros, com pureza de alma e a certeza de que, assim agindo, estamos nos proporcionando a felicidade.
Muitas vezes estamos tão fechados à felicidade que, mesmo quando Deus coloca à nossa frente uma oportunidade de crescimento e evolução, não enxergamos.
E ali, naquele momento, está a mão de nosso Pai, indicando o melhor caminho a seguir. Portanto, devemos manter-nos abertos e receptivos aos "milagres" que nos acontecem.
Deus criou-nos perfeitos e à Sua imagem e semelhança. Nosso organismo trabalha ininterruptamente 24 horas por dia. Existe perfeição maior?
Nossa mente é um imenso laboratório, onde armazenam-se as maiores riquezas que um ser humano pode desfrutar, com toda a sorte de registros, cujo acesso pode ser feito a qualquer momento, independente de estarmos ou não acordados.
Uma prova disto são os sonhos. Através destes registros, acessamos dados que
nos possibilitam a emissão de reflexões acerca dos mesmos.
Assim, torna-se difícil, muitas vezes, abrirmos o arquivo "emoções" e dali retirarmos a ficha que nos mostra a quantas anda o binômio "coração x mágoa".
Difícil, porque mesmo tendo acesso a este arquivo, não gostamos de ver nele detalhados, tantos sentimentos detestáveis e maus, que atestam, inclusive, um baixo nível de auto-estima.
Quem guarda sentimentos desta espécie sofre, não raramente, de doenças ou males que perturbam nossa convivência saudável com bons hábitos e bons pensamentos.
A mágoa é uma fonte inesgotável de tristeza, auto-comiseração e raiva. É necessário, pois, livrarmo-nos destes problemas, posto que temos consciência de que algumas criaturas despertarão para o bem e para a luz pela força do amor e, outras, pelos aguilhões da dor. Dor, que não representa castigo, mas colheita de nossa própria semeadura no passado, que vem a burilar-nos o egoísmo e o orgulho, reeducando-nos para o progresso e a felicidade, destino de todos os homens.
Que assim seja!
Ótimo texto e bastante reflexivo.
ResponderExcluirA mágoa nos escraviza e nos coloco
em desvantagem a tudo na vida.
Pena que só o amadurecimento nos mostra
o quanto perdemos tempo com ela(mágoa)
Abraços! Uma linda e abençoada tarde pra ti.
A mágoa é o cancer da alma...adorei essa mensagem
ResponderExcluirbjs
juliana
Belas palavras.
ResponderExcluirBeijinhos
Excelente o texto e bela e precisa sua reflexão amiga.Acumular lixo nos faz a alma sebosa.Sejamos puros de acumulos de coisas boas.Esta vida é para ser bem vivida e compartilhada como melhor de nós.Com carinho meu abraço de paz e luz.Bju no seu coração limpo de todas as mazelas.
ResponderExcluirOlá amiga. Nós não viemos a esse mundo para termos melindres e ficarmos magoados, não é mesmo? Que possamos introjetar os ensinamentos de Joanna de Ângelis e nos livrarmos desse sentimento que tanto nos faz mal. Beijos e obrigada pela visita.
ResponderExcluirAcompanha a marcha do Sol e enriquece-te de luz, não mergulhando na sombra dos ressentimentos destrutivos. Sorri ante o infortúnio, agradecendo a oportunidade de superá-lo através dos valores éticos e educativos que já possuis, poupando-te à consumpção de que é portadora a mágoa."
ResponderExcluirDivaldo e suas reflexoes, maravilhoso, obrigado querida amiga pela visita e carinho, desejo a vc muita luz e paz, bjs no coração.
Vanderlei
Oi querida, espero que esteja bem.
ResponderExcluirA mágoa é difícil.
O ser se perde.
Bjs Cynthia
A mágoa machuca a nós e a todos que estão ao nosso redor.
ResponderExcluirMas é difícil muitas vezes não sermos ou não nos sentirmos magoados.
Encarar tantas coisas erradas que acontecem conosco com um sorriso no rosto é orgulho de poucos. Mas de qualquer forma, são belas palavras que estão aqui.
Uma ótima semana.
Olá! Boa noite! ( hoje, minha net, nw está colaborando, rsrs, por isso, passei, e fiz o login, sem comentar, por q gostei do seu lindíssimo blog).
ResponderExcluirMágoa é algo que se sente,
Ninguém imagina, o que se passa na minha mente,
nem eu próprio sei, que acabo por me sentir perdido. Mas, isto, só faz mal para a alma e coração!
Obrigado pela participação e comentário carinhoso em meu blog! Fiquei muito feliz e honrado!
Boa semana!
Beijos carinhosos!
Sua postagem ficou divina! O texto é perfeito e suas considerações ficaram no mesmo nível. A mágoa só traz sofrimentos. Não adianta guardá-la, pois impede que continuemos a caminhada. Ela segura, amargura, traz ímpetos de vingança. E nenhuma boa consequência poderá advir disso.
ResponderExcluirGrande beijo!
Querida amiga Paraguassu, paz!
ResponderExcluirSe num momento de reflexão pudéssemos contar as oportunidades que tivemos para alegrar o coração e a vida de outras pessoas, ao invés de nos sentirmos magoadas por questões fúteis que muitas vezes classificamos como “seríssimas”, ficaríamos abismados; elas ocorrem a todo instante e muitas vezes nem prestamos a devida atenção. Um mundo melhor começa a partir de ações pequenas produzidas por nós mesmos. Olhemos à nossa volta e procuremos identificar onde podemos contribuir para isso. Mágoas, ressentimentos, ciúme são ervas daninhas que vão crescendo desordenadamente quando lhes propiciamos solo fértil. O mundo necessita de amor e entrega desinteressada.
Muita paz querida.
Ben
Olá Minha Querida Amiga...
ResponderExcluirAmeei teu texto... verdadeiramente sorrisos e amor no coração são poderosíssimos...
Grande beijão amiga!!
Lecy"ns
Uma pena que tantos insistam em guardá-la dentro de si, ocupando espaços que poderiam ser usados pelo amos,né?
ResponderExcluirum beijo,lindo dia,chica
A mágoa é conselheira impiedosa e artesã de males cujos efeitos são imprevisíveis. Penetra no âmago do ser e envenena-o, impedindo-lhe o recebimento dos socorros do otimismo, da esperança e da boa vontade em relação aos fatores que o maceram.
ResponderExcluirIsso diz muito sobre a mágoa querida, é uma coisa imprevisivel que temos que conviver e aprender a lidar, é dificil mais não impossivel, bjs no coração a afagos na alma tenha um santo dia.
Vanderlei
A mágoa é conselheira impiedosa e artesã de males cujos efeitos são imprevisíveis. Penetra no âmago do ser e envenena-o, impedindo-lhe o recebimento dos socorros do otimismo, da esperança e da boa vontade em relação aos fatores que o maceram.
ResponderExcluirIsso diz muito sobre a mágoa querida, é uma coisa imprevisivel que temos que conviver e aprender a lidar, é dificil mais não impossivel, bjs no coração a afagos na alma tenha um santo dia.
Vanderlei
Passei para conhecer o seu blog,
ResponderExcluirbeijos
Minha linda,
ResponderExcluirobrigado pelo carinho,
tb estou seguindo aqui, e procuro não guardar mágoa de ninguém,
beijos
A mágoa realmente corroe e só trás maleficíos,parabéns ótimo texto para uma boa reflexão.
ResponderExcluirABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...
GIOVANA
BOM DIA AMIGA PRAZER ENORME EM COMPARTILHAR DE SUA MENSAGEM POSTADA ,EXELENTE LINDA PROFUNDA ,MAUS SENTIMENTOS NOS ARRASTAM A DOENÇAS A CAMINHOS ESCUROS E DE RETORNO DIFIL,DEVEMOS SEMPRE NOS CONSERVAR NA CLARIDADE DO ESPIRITO ILUMINADO
ResponderExcluirTERNO E MANSO LONGE DA MAGOA DA DISCÓRDIA PERSEVERANDO SEMPRE NO BEM ,PARABENS AMIGA POR
ESTA LUZ DE AMOR QUE PAIRA SOBRE SEU BLOG E SUAS MENSAGENS É LINDO DE VER DE LER E DE SENTIR
AMO VOCE MINHA IRMÃ DE ALMA,BJS MARLENE
Boa tarde amiga!
ResponderExcluirLeio mto Divaldo Franco,dentre outros.
São ensinamentos e esclarecimentos fantásticos, q enriquecem nosso espírito.
Eu sou do tipo q não guardo mágoa e nem rancor de ninguém.
Tenho dentro de mim, somente pensamentos e sentimentos engrandecedores.Esses nos purificam e fortalecem.
Beijos de luz!!
Paraguassu,que maravilha de msg!É um recado direto pra nossa alma!Pra que guardar mágoa,rancor, se é tão mais leve e facil ser e fazer feliz a quem nos cerca?Adoro vir aqui e repor as energias com esses belos textos!Bjs e meu carinho!
ResponderExcluirOlá Imaculada,
ResponderExcluirObrigada querida, pela visita e pelo comentário.
Com certeza, a mágoa nos prejudica muito, daí a necessidade de crescermos emocionalmente a fim de erradicarmos este mal de nossa vida.
Um grande beijo, amiga.
Oi, Juliana,
ResponderExcluirAgradeço a você por sua visita e comentário, minha linda.
Deixo-lhe um afetuoso beijo, amiga.
Olá Touka,
ResponderExcluirObrigada por ter vindo até meu blog.
Um grande beijo para você.
Olá Toninhobira,
ResponderExcluirObrigada, amigo querido, pelas lindas palavras.
Você é sempre bem-vindo neste blog.
Sinto-me honrada com sua presença aqui.
Beijos.
Maria José, minha querida,
ResponderExcluirQue bom que você veio me visitar.
Adorei seu comentário, amiga.
Um afetuoso beijo.
Vanderlei, meu querido amigo,
ResponderExcluirAgradeço, sensibilizada, suas palavras deixadas em seu comentário.
Obrigada por tudo.
Um carinhoso beijo.
Olá Astroterapia Junguiana,
ResponderExcluirObrigada por sua visita e seu comentário.
Espero que volte mais vezes.
Amei sua vinda até meu blog.
Um grande beijo.
Querida Ordem do Saber,
ResponderExcluirAdorei sua visita e, também, seu comentário.
Deixo um carinhoso beijo para você.
Olá FelisJunior,
ResponderExcluirObrigada por vir até meu blog, por seguir-me e
pelo seu comentário.
Um afetuoso beijo.
Marlene, minha querida,
ResponderExcluirAgradeço sua vinda até aqui e seu comentário
tão carinhoso.
Deixo, para você, meu afetuoso beijo.
Olá Ben,
ResponderExcluirComo sempre, seu comentário é uma fonte de lindas
e expressivas palavras.
Obrigada, querido amigo, por tudo.
Um grande e afetuoso beijo.
Olá Lecy'ns querida,
ResponderExcluirObrigada por sua visita e pelo seu comentário tão carinhoso.
Um grande beijo, amiga.
Chica, minha flor,
ResponderExcluirAdoro quando você vem até meu blog.
Você deixa sempre um halo de amor por onde quer
que você passe.
Obrigada por tudo, amiga.
Olá Andy.
ResponderExcluirÉ um prazer recebê-lo por aqui, amigo.
Espero que tenhas gostado e que voltes sempre.
Um beijo.
Giovana querida,
ResponderExcluirAgradeço sua visita e seu comentário.
Um super beijo para você.
Olá Sandrinha,
ResponderExcluirObrigada, querida, pela visita e pelo comentário.
Gostei muito de sua vinda até aqui.
Um beijo em seu coração.
Querida Anne Lieri,
ResponderExcluirAgradecida por sua visita, amiga.
Seu comentário me agradou muito.
Um super beijo para você.
Olá, querida
ResponderExcluirHoje foi um dia em que poderia sair dele com um saldo negativo de mágoa... mas a Graça de Deus me alcançou uma vez mais... Nem tenho como agradecer-Lhe...
Bjm de paz e alegria
Olá amiga,
ResponderExcluirNão agradeça nada a mim. Agradeça a Deus, por teres em si, a virtude do amor que tudo perdoa e tudo esquece.
Obrigada pela visita. Amei!
Um grande beijo em seu coração.
Oi Paraguassu,
ResponderExcluirna vida adulta temos até consciência dos efeitos das mágoas, mas muitas das vezes nos acomodamos e deixamo-nos contaminar.Por isto,considero de vital importância a retomada constante deste assunto, ainda mais dentro da ótica abrangente que vc partilhou.Excelentes textos que nos levam a atentar para os malefícios deste sentimento.
Um grande bjo,
Calu
tem que se ter muita força e determinação para não se deixar atingir, geralmente dependemos psicológicamente dessas pessoas, temos amor por ela, mas muitas vezes essas pessoas se nos magoam, às vezes é sem intenção, então temos que ser fortes! bj querida pela visita sempre! que 2012 seja de muita paz e união pra todos nós!!!
ResponderExcluirOlá Calu,
ResponderExcluirAgradeço por sua visita e pelo seu comentário.
Concordo plenamente com você, querida.
Um beijo, amiga.
Querida Shan-Tinha,
ResponderExcluirObrigada pela vinda até meu blog e por seu valioso comentário.
Um afetuoso beijo, amiga.