quarta-feira, 22 de junho de 2011

VIVER BEM

                                                                                
"Por toda a vida todos procuram o melhor para si. A depender das condições em que nos encontramos, estamos sempre a estipular qual seria o real objeto de nossa felicidade.
Quanto mais adentramos a reencarnação, adensando nossa alma nos limites de um corpo físico, mais nos deixamos seduzir por todas as ilusões que o mundo nos oferece, como se elas fossem realmente fazer-nos felizes.
Assim, ilusão a ilusão, distanciamo-nos cada vez mais de Deus e nos deixamos envolver por almas sem escrúpulos, na Terra e fora dela, fazendo com que assomem as más tendências que, certamente, irão nos provocar dores na mesma intensidade com que esquecemos que somos espíritos imortais.
E, às vezes, ainda na vida terrena, costumamos nos perguntar: "O que, afinal, é viver bem?"
E as portas da Espiritualidade se abrem para que as vozes dos que já abandonaram o mundo e suas ilusões, possam dizer que viver bem é saber tirar da dor, a maior lição; da riqueza, o melhor sentimento; da luta, a coragem; da doença, a força de continuar.
Mas, acima de tudo, viver bem é nunca nos esquecer que o mundo é trajeto obrigatório, porém não permanente, e que nosso grande destino é sermos viajores das estrelas, herdeiros dos bens imperecíveis em busca de Deus, ou seja, viver bem é não esquecer a nossa procedência divina."

                                      
                                  Esp. Maria do Rosário del Pilar




Este texto nos diz tudo quando nos questionamos sobre o que é viver bem. Se bem pensarmos e guiados pelos sentimentos que trazemos dentro de nosso coração, viver bem significa ter para com todos o mesmo amor, a mesma harmonia, o mesmo desprendimento que nos dá o sentido do dever cumprido com relação à convivência com nossos companheiros de caminhada.


Viver bem tem um amplo significado. Não pode viver bem quem não gosta de si mesmo, não aceita nem admite comportamentos diferentes do seu, achando que sempre está com a razão, não gosta de animais, não curte um jardim florido, não admira uma música , etc.Em suma: quem assim procede, deixa de ser aquela companhia que qualquer pessoa deseja ter ao seu lado, em seu ambiente de trabalho, em seus momentos de lazer e por aí vai.


Em primeiro lugar, quem não gosta de si, não pode jamais gostar de outra pessoa. A não ser que costume agir com hipocrisia. E pessoas hipócritas conseguem enganar por algum tempo, mas não por todo o tempo. 


Por outro lado, não podemos confundir viver bem com o fato de possuirmos muitos bens   materiais. A materialidade dos bens é efêmera, como tudo o que venhamos a ter pensando somente em nós mesmos e no poder que disso advém. Isto é passageiro e nada conta a nosso favor na história de nossa passagem pela Terra. Saber dividir - eis a questão.


As posses terrenas, as fortunas, são meios de que se serve Deus para testar a nossa fé, o nosso desapego e, também, a caridade como forma de altruísmo de nossa parte. É claro que necessitamos dos bens materiais para que possamos viver neste mundo. Mas nada pode ser tomado com exagero. Ter o suficiente para que possamos viver com honestidade e, na busca de sempre dividir o pão, como Jesus fez  quando por aqui andou.


Quantos exemplos Cristo nos deu. Seu nascimento, numa simplória e singela manjedoura, nos mostrou seu espírito puro e simples desde sua vinda ao mundo. Sua história de vida traz-nos exemplos magníficos de uma vida comum e louvável. Enquanto os tiranos da época eram reis e imperadores, cuja maior satisfação era mandar matar as pessoas contrárias aos seus desmandos, Ele com toda Sua humildade, contribuía para deixar-nos um legado de paz e amor.


Como esquecer a nossa procedência divina se fomos criados à imagem e semelhança de Deus? Somente aqueles que se afastam da perfeição espiritual, fruto do apego exagerado à matéria e às paixões desenfreadas pela riqueza e pelo poder. Deus nos experimenta  quando dá ao pobre, a resignação e  ao rico, o emprego que este dá aos bens e ao poder, pois que estes incitam aos excessos.


Dessa forma, viver bem é sentir no fundo de nossa alma as dores dos que ladeiam conosco os caminhos, por vezes tortuosos, desta existência. E, no sentir a dor alheia, compreender  e estender a mão amiga para auxílio e amparo. Viver bem é amar, do fundo do coração, todo aquele ser que, sendo nosso irmão em Deus, sofre pelas dores das doenças, pelos flagelos da vida, pela miséria, pela fome, pelo desabrigo e pelo frio.


Que tenhamos olhos de ver e ouvidos de ouvir para reconhecer, no irmão que conosco compartilha  a experiência na carne, a nossa própria condição de alma endividada em busca da evolução e do progresso.


Que assim seja!




















20 comentários:

  1. As tuas postagens são sempre incríveis, e olha, admiro esse teu amor por Deus. Você é uma linda, Maria.

    Um beijo,
    Débora.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o conceito de viver bem infelizmente mudou muito pro lado material do mundo, e se afastou do espiritul que é importantíssimo pro equilíbrio humano, até mais Maria :-)

    ResponderExcluir
  3. Paragassu, a tua postagem anterior eu li em voz alta para três colegas de trabalho e elas a receberam como uma oração. Lendo para mim (se der, eu lerei para elas também) venho certificar que é verdade. Os seus textos contém ensinamentos. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Maravilhoso!!!!!!
    Ah,...se mais pessoas se preocupassem em ser mais do q ter.Fizessem aos seus irmãos,aquilo q quizessem p/ si msm!
    Por coincidência,a minha postagem de ontem,fala mais ou menos sobre saber viver.
    É sempre bom, vir aqui e ler textos tão explicativos e q nos ensinam mto.
    São um verdadeiro elixir, ao nosso espírito!
    Q vc tenha um dia iluminado!
    Fique com Deus!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Viver bem é o que queremos todos e para tanto, simplificar a vida é uma boa!bjs,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha encantadora de textos lindos e mensagens que levanta nossas almas para o auto...fica na paz do senhor sempre...te amo...bjsss

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA PELAS PALAVRAS TÃO LINDAS! EU ESTOU SEGUINDO O SITE REDE AMIGO ESPÍRITA, BJS!

    ResponderExcluir
  8. Maria querida, como eu adoro seus posts, já devo ter disso, mas repito!!!!
    Muitas vezes passamos um tempão pensando que viver bem é acumular bens materiais, é ser feliz o tempo todo, mas não é, viver bem é estar bem consigo mesmo e como vc disse gostar de nós mesmos tbm isso é fundamental para termos relações saudáveis em nossa caminhada. E jamais esquecermos de "amar o próximo como a nós mesmos."

    Uma linda e iluminada quarta pra ti, bjokitas com imenso carinho ;)

    ResponderExcluir
  9. Texto fantástico Maria como todos com os quais nos presenteia e nos proporciona momentos de reflexão sobre nossa estadia e os verdadeiros valores que realmente devemos manter nessa nossa jornada.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  10. "Viver é ansiar a felicidade possível e a impossível."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi amada vim te desejar um inicio de noite abençoado! Fique na paz de Cristo. Bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga. Primeiro quero agradecer tua visita no meu blog e depois dizer que será um prazer aprender um pouco contigo através das teus textos e comentários. Temos alguma coisa em comum, também sou Imortal Tricolor e Espírita, embora não seja praticante pois vivo viajando. Adorei teu texto sobre o que é SER FELIZ, acho que você finalmente conheceu alguém que realmente é feliz pois ama o que faz, ou seja, fazer nada, apenas VIVER, VIVER e VIVER, cada dia como se fosse o primeiro dia de minha vida. Um grande abraço no coração amiga.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga

    As palavras
    inundadas de ensinamentos
    do bem são preciosas.
    Protegem o nosso coração
    da falta de amor
    e esperança.

    Vida plena em teus dias.

    ResponderExcluir
  14. Amiga Paraguassu, gostei muito do texto, aliás, como sempre. É impossível não gostar dos teus posts, os quais são um convite para a reflexão; reflexão que, certamente, ajudará o leitor a pôr em prática nem que seja um pouquinho do muito que tu nos transmite,
    Um abraço fraterno. Tenha um bom feriado. Fique em compainha dos bons espíritos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Paraguaçu ,Umm que delicia este seu cantinho, envolto com muita energia que nos envolve aqui do outro lado da tela nos carregando de uma paz de espirito muito grande.
    Estava lendo seu perfil e vi que temos muito em comum, sou gremista, qdo eu morava no Mato G.Sul. 2000 a 2005 tinha um menino de oito anos, um gauchinho que era gremista de coração que me convenceu a ser gremista, e sou até hoje. Sou simpatizante pelo Kardesismo, sou avó do Vithor Hugo, sou perfeccionista no que faço, além do crochê gosto de uma boa leitura, um bom livro.
    Seja sempre bem vinda ao meu blog, beijos e boa sorte!
    Silvia Helena

    ResponderExcluir
  16. Estamos em constante aprendizado
    É necessário, é sensato escolher com prudência e amor os caminhos que temos para seguir, temos bons exemplos, bons professores, agora resta nos sermos bons alunos!!
    Abraços querida, bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  17. Querida Maria..

    Sempre saio do seu blog mais fortalecida.
    Me sinto muito bem nesta sua casa.
    A felicidade esta tão perto? e fácil de ser conquistada!
    É doando a felicidade que se recebe.
    Se mudarmos o foco, ao inves de esperar que ela chegue, formos doando, dentro de nossos limites, um sorriso, uma palavra amiga..ou simplesmente nosso silencio...
    É nesta hora que a felicidade imunda nossos coraçõs..

    Bj, com admiração..
    Ma

    ResponderExcluir
  18. É verdade, querida amiga, quando percebemos que para crescermos precisamos instruimo-nos e aperfeiçoarmos nossa condição moral, voltamos então os olhos para as páginas de ensinamento e alinhamo-nos com as leis da natureza que regem a criação. Apenas com estas duas vertentes é que adquirimos nosso par de asas para alçar vôos em direção ao Pai.
    Obrigado irmã querida pelos comentários.

    Que sua vida seja de crescimento constante e que Jesus esteja em seu lar.
    Oscar Herlinger

    ResponderExcluir
  19. Maria,sábias palavras aqui sempre encontramos:

    viver bem é saber tirar da dor, a maior lição; da riqueza, o melhor sentimento; da luta, a coragem; da doença, a força de continuar.

    É o saber viver,proporcionando crescimento espiritual e mental,conduzindo-nos na direçAo certa.
    Bjsssss e um lindo fim de semana,
    Leninha

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria,
    A leitura deste seu magnífico texto vai ajudar-me a ser uma melhor pessoa, mais consciente de que o POUCO é o BASTANTE para "viver bem".
    Obrigada e um fim de semana cheio de amor.

    ResponderExcluir